;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como escolher o melhor seguro para caminhonete?

Como escolher o melhor seguro para caminhonete?

Compartilhe esse post:

Quem deseja contratar um seguro para caminhonete, deve considerar as coberturas necessárias, condições de pagamento e benefícios adicionais.

O seguro automotivo é um serviço oferecido por seguradoras, com o intuito de garantir a proteção a danos e perdas no veículo do contratante. Desse modo, o seguro costuma abranger problemas oriundos de acidentes de trânsito, roubo, furto, incêndio e eventos naturais. Há, também, cobertura para danos materiais e corporais do motorista, passageiros e terceiros.

Neste texto, explicaremos como escolher o melhor seguro para caminhonete e outros detalhes sobre o assunto.

Franquia de seguro: o que é e como funciona?

Como escolher o melhor seguro para caminhonete?

Quem pretende contratar um seguro para caminhonete deve analisar diversos fatores sobre o serviço, pois é essencial que as coberturas necessárias sejam incluídas na apólice, a fim de evitar problemas posteriores.

Considere o tipo de uso do veículo

As caminhonetes são veículos que podem ser usados para diversas finalidades, seja em trajetos urbanos, com o transporte de passageiros ou apenas do proprietário e familiares, ou em trajetos rurais, que vão desde o transporte de cargas até passageiros. Portanto, o contratante precisa considerar o tipo de uso do automóvel e, a partir daí, os serviços que deverá contratar.

Verifique a reputação das empresas

Atualmente há dezenas de seguradoras que oferecem seguro para caminhonete, entretanto, cabe ao consumidor verificar se trata de uma empresa segura e com autorização para prestar esse tipo de serviço. Dessa maneira, recomenda-se pesquisar o CNPJ da empresa no site do Procon, a fim de identificar se há processos contra a mesma. Além disso, também vale a pena consultar o perfil da seguradora no ReclameAqui e nas redes sociais, pois essas plataformas, principalmente a primeira, contam com as reclamações de clientes e o índice de satisfação destes.

Identifique quais as coberturas necessárias

A cobertura é todo o serviço que será incluído no contrato e que, consequentemente, poderá ser utilizado pelo segurado. Nesse sentido, após identificar o tipo de uso e quais serviços são essenciais, é o momento de escolher as coberturas que os abrangem. De modo geral, as principais coberturas são relacionadas a guincho, já que há opções com quilometragem limitada e ilimitada, bem como quantidade máxima de utilização ao longo do ano. É válido ressaltar, aliás, que a quilometragem é contada a partir da residência do seguro, ou seja, se foi contratada a cobertura de guincho de até 400 quilômetros, o segurado será “resgatado” pelo valor da franquia se estiver dentro dessa distância, a contar de sua casa.

Outro aspecto relevante é a cobertura do casco, já que há planos que cobrem 100% do valor de acordo com a tabela Fipe em caso de perda total ou roubo, enquanto outros cobrem 90% ou menos. Sendo assim, se o segurado contratar um plano em que a cobertura do casco é de 80%, por exemplo, receberá uma quantia menor do que o necessário para a aquisição de outro veículo do mesmo padrão, devendo complementar o valor ou optar por um modelo inferior.

Além da cobertura do casco, existem as coberturas adicionais, que incluem na apólice danos ou perdas de vidros, faróis, rodas, pneus, pára-brisas e afins. Ou, ainda, assistência 24 horas e disponibilização de carro reserva, se o automóvel precisar ser levado para o reparo.

Depois, há a cobertura de danos materiais e corporais para terceiros, que pode ser acionada, por exemplo, quando o motorista colide com outro veículo ou atropela um pedestre e, porventura, é considerado culpado. Então, a cobertura arcará com uma determinada quantia, conforme o contratado, para custear as despesas do prejudicado.

Como utilizar o consórcio para comprar uma frota de carros?

Faça simulações e compare

Entre em contato com as seguradoras de interesse e solicite a cotação, para isso, é preciso informar alguns dados, como:

  • nome completo e CPF do condutor principal;
  • se haverá outros condutores e, se sim, nome completo e CPF destes;
  • endereço de residência e de trabalho, se houver;
  • se o veículo ficará em garagem, estacionamento ou na rua;
  • o principal tipo de uso do veículo;
  • modelo e placa;
  • se é usado ou zero quilômetro;
  • as coberturas que deseja.

Algumas seguradoras podem solicitar informações adicionais, porém, essas são as principais exigências. Após informá-las, a empresa fará uma análise de crédito e, também, analisará o histórico de infrações do motorista. A partir daí, então, será disponibilizada uma simulação de apólice, com os valores de franquias e outros detalhes.

Analise os benefícios adicionais e condições de pagamento

Há seguradoras que oferecem diferentes condições de pagamento, como parcelamento em até 12 vezes com e sem a inclusão de juros, ou descontos para quem opta pelo pagamento em parcela única. Também há benefícios como: descontos em oficinas parceiras, tags de pedágio gratuitas, acúmulo de pontos no cartão de crédito e sistema de cashback.

Qual é o custo do seguro para caminhonete?

Depende, não é possível estabelecer o custo do seguro para caminhonete, já que para chegar ao valor final, as seguradoras avaliam diversos pontos, como:

  • perfil do motorista e histórico de infrações;
  • score e histórico de pagamento;
  • modelo do veículo;
  • principais localizações de circulação;
  • tipo de uso.

Para se ter uma ideia, um levantamento da Youse mostrou que, em 2022, o preço médio do seguro para as picapes mais vendidas no Brasil começava em R$4.321 ao ano, e podia chegar a quase R$10 mil.

Como comprar apartamento sem entrada?

Como calcular o valor do seguro para caminhonete?

Conforme já explicado, inúmeros fatores impactam no preço do seguro para caminhonete, logo, para calculá-lo, o ideal é realizar a cotação com algumas seguradoras e compará-las. Esse processo, entretanto, pode ser demorado, já que comumente demanda que o cliente entre em contato com diversas empresas ou corretores. Pensando nisso, a FinanZero dispõe de diversas parceiras e, com apenas um cadastro, o interessado tem acesso a até 10 ofertas de seguro. O processo é totalmente online e gratuito, e o consumidor pode simular um seguro para caminhonete por aqui.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Ah, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero.

Próximo artigo

Como comprar apartamento sem entrada?

Veja como utilizar o consórcio de imóveis para comprar apartamento sem entrada, quais os documentos necessários e benefícios da modalidade.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como escolher o melhor seguro para caminhonete?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo