FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como escolher o melhor seguro para caminhonete?

Como escolher o melhor seguro para caminhonete?

Compartilhe esse post:

Quem deseja contratar um seguro para caminhonete, deve considerar as coberturas necessárias, condições de pagamento e benefícios adicionais.

O seguro automotivo é um serviço oferecido por seguradoras, com o intuito de garantir a proteção a danos e perdas no veículo do contratante. Desse modo, o seguro costuma abranger problemas oriundos de acidentes de trânsito, roubo, furto, incêndio e eventos naturais. Há, também, cobertura para danos materiais e corporais do motorista, passageiros e terceiros.

Neste texto, explicaremos como escolher o melhor seguro para caminhonete e outros detalhes sobre o assunto.

Franquia de seguro: o que é e como funciona?

Como escolher o melhor seguro para caminhonete?

Quem pretende contratar um seguro para caminhonete deve analisar diversos fatores sobre o serviço, pois é essencial que as coberturas necessárias sejam incluídas na apólice, a fim de evitar problemas posteriores.

Considere o tipo de uso do veículo

As caminhonetes são veículos que podem ser usados para diversas finalidades, seja em trajetos urbanos, com o transporte de passageiros ou apenas do proprietário e familiares, ou em trajetos rurais, que vão desde o transporte de cargas até passageiros. Portanto, o contratante precisa considerar o tipo de uso do automóvel e, a partir daí, os serviços que deverá contratar.

Verifique a reputação das empresas

Atualmente há dezenas de seguradoras que oferecem seguro para caminhonete, entretanto, cabe ao consumidor verificar se trata de uma empresa segura e com autorização para prestar esse tipo de serviço. Dessa maneira, recomenda-se pesquisar o CNPJ da empresa no site do Procon, a fim de identificar se há processos contra a mesma. Além disso, também vale a pena consultar o perfil da seguradora no ReclameAqui e nas redes sociais, pois essas plataformas, principalmente a primeira, contam com as reclamações de clientes e o índice de satisfação destes.

Identifique quais as coberturas necessárias

A cobertura é todo o serviço que será incluído no contrato e que, consequentemente, poderá ser utilizado pelo segurado. Nesse sentido, após identificar o tipo de uso e quais serviços são essenciais, é o momento de escolher as coberturas que os abrangem. De modo geral, as principais coberturas são relacionadas a guincho, já que há opções com quilometragem limitada e ilimitada, bem como quantidade máxima de utilização ao longo do ano. É válido ressaltar, aliás, que a quilometragem é contada a partir da residência do seguro, ou seja, se foi contratada a cobertura de guincho de até 400 quilômetros, o segurado será “resgatado” pelo valor da franquia se estiver dentro dessa distância, a contar de sua casa.

Outro aspecto relevante é a cobertura do casco, já que há planos que cobrem 100% do valor de acordo com a tabela Fipe em caso de perda total ou roubo, enquanto outros cobrem 90% ou menos. Sendo assim, se o segurado contratar um plano em que a cobertura do casco é de 80%, por exemplo, receberá uma quantia menor do que o necessário para a aquisição de outro veículo do mesmo padrão, devendo complementar o valor ou optar por um modelo inferior.

Além da cobertura do casco, existem as coberturas adicionais, que incluem na apólice danos ou perdas de vidros, faróis, rodas, pneus, pára-brisas e afins. Ou, ainda, assistência 24 horas e disponibilização de carro reserva, se o automóvel precisar ser levado para o reparo.

Depois, há a cobertura de danos materiais e corporais para terceiros, que pode ser acionada, por exemplo, quando o motorista colide com outro veículo ou atropela um pedestre e, porventura, é considerado culpado. Então, a cobertura arcará com uma determinada quantia, conforme o contratado, para custear as despesas do prejudicado.

Como utilizar o consórcio para comprar uma frota de carros?

Faça simulações e compare

Entre em contato com as seguradoras de interesse e solicite a cotação, para isso, é preciso informar alguns dados, como:

  • nome completo e CPF do condutor principal;
  • se haverá outros condutores e, se sim, nome completo e CPF destes;
  • endereço de residência e de trabalho, se houver;
  • se o veículo ficará em garagem, estacionamento ou na rua;
  • o principal tipo de uso do veículo;
  • modelo e placa;
  • se é usado ou zero quilômetro;
  • as coberturas que deseja.

Algumas seguradoras podem solicitar informações adicionais, porém, essas são as principais exigências. Após informá-las, a empresa fará uma análise de crédito e, também, analisará o histórico de infrações do motorista. A partir daí, então, será disponibilizada uma simulação de apólice, com os valores de franquias e outros detalhes.

Analise os benefícios adicionais e condições de pagamento

Há seguradoras que oferecem diferentes condições de pagamento, como parcelamento em até 12 vezes com e sem a inclusão de juros, ou descontos para quem opta pelo pagamento em parcela única. Também há benefícios como: descontos em oficinas parceiras, tags de pedágio gratuitas, acúmulo de pontos no cartão de crédito e sistema de cashback.

Qual é o custo do seguro para caminhonete?

Depende, não é possível estabelecer o custo do seguro para caminhonete, já que para chegar ao valor final, as seguradoras avaliam diversos pontos, como:

  • perfil do motorista e histórico de infrações;
  • score e histórico de pagamento;
  • modelo do veículo;
  • principais localizações de circulação;
  • tipo de uso.

Para se ter uma ideia, um levantamento da Youse mostrou que, em 2022, o preço médio do seguro para as picapes mais vendidas no Brasil começava em R$4.321 ao ano, e podia chegar a quase R$10 mil.

Como comprar apartamento sem entrada?

Como calcular o valor do seguro para caminhonete?

Conforme já explicado, inúmeros fatores impactam no preço do seguro para caminhonete, logo, para calculá-lo, o ideal é realizar a cotação com algumas seguradoras e compará-las. Esse processo, entretanto, pode ser demorado, já que comumente demanda que o cliente entre em contato com diversas empresas ou corretores. Pensando nisso, a FinanZero dispõe de diversas parceiras e, com apenas um cadastro, o interessado tem acesso a até 10 ofertas de seguro. O processo é totalmente online e gratuito, e o consumidor pode simular um seguro para caminhonete por aqui.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Ah, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero.

Próximo artigo

Como comprar apartamento sem entrada?

Veja como utilizar o consórcio de imóveis para comprar apartamento sem entrada, quais os documentos necessários e benefícios da modalidade.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como escolher o melhor seguro para caminhonete?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo