Índice de conteúdo
Quem deseja contratar um seguro para caminhonete, deve considerar as coberturas necessárias, condições de pagamento e benefícios adicionais.
O seguro automotivo é um serviço oferecido por seguradoras, com o intuito de garantir a proteção a danos e perdas no veículo do contratante. Desse modo, o seguro costuma abranger problemas oriundos de acidentes de trânsito, roubo, furto, incêndio e eventos naturais. Há, também, cobertura para danos materiais e corporais do motorista, passageiros e terceiros.
Neste texto, explicaremos como escolher o melhor seguro para caminhonete e outros detalhes sobre o assunto.
Franquia de seguro: o que é e como funciona?
Quem pretende contratar um seguro para caminhonete deve analisar diversos fatores sobre o serviço, pois é essencial que as coberturas necessárias sejam incluídas na apólice, a fim de evitar problemas posteriores.
As caminhonetes são veículos que podem ser usados para diversas finalidades, seja em trajetos urbanos, com o transporte de passageiros ou apenas do proprietário e familiares, ou em trajetos rurais, que vão desde o transporte de cargas até passageiros. Portanto, o contratante precisa considerar o tipo de uso do automóvel e, a partir daí, os serviços que deverá contratar.
Atualmente há dezenas de seguradoras que oferecem seguro para caminhonete, entretanto, cabe ao consumidor verificar se trata de uma empresa segura e com autorização para prestar esse tipo de serviço. Dessa maneira, recomenda-se pesquisar o CNPJ da empresa no site do Procon, a fim de identificar se há processos contra a mesma. Além disso, também vale a pena consultar o perfil da seguradora no ReclameAqui e nas redes sociais, pois essas plataformas, principalmente a primeira, contam com as reclamações de clientes e o índice de satisfação destes.
A cobertura é todo o serviço que será incluído no contrato e que, consequentemente, poderá ser utilizado pelo segurado. Nesse sentido, após identificar o tipo de uso e quais serviços são essenciais, é o momento de escolher as coberturas que os abrangem. De modo geral, as principais coberturas são relacionadas a guincho, já que há opções com quilometragem limitada e ilimitada, bem como quantidade máxima de utilização ao longo do ano. É válido ressaltar, aliás, que a quilometragem é contada a partir da residência do seguro, ou seja, se foi contratada a cobertura de guincho de até 400 quilômetros, o segurado será “resgatado” pelo valor da franquia se estiver dentro dessa distância, a contar de sua casa.
Outro aspecto relevante é a cobertura do casco, já que há planos que cobrem 100% do valor de acordo com a tabela Fipe em caso de perda total ou roubo, enquanto outros cobrem 90% ou menos. Sendo assim, se o segurado contratar um plano em que a cobertura do casco é de 80%, por exemplo, receberá uma quantia menor do que o necessário para a aquisição de outro veículo do mesmo padrão, devendo complementar o valor ou optar por um modelo inferior.
Além da cobertura do casco, existem as coberturas adicionais, que incluem na apólice danos ou perdas de vidros, faróis, rodas, pneus, pára-brisas e afins. Ou, ainda, assistência 24 horas e disponibilização de carro reserva, se o automóvel precisar ser levado para o reparo.
Depois, há a cobertura de danos materiais e corporais para terceiros, que pode ser acionada, por exemplo, quando o motorista colide com outro veículo ou atropela um pedestre e, porventura, é considerado culpado. Então, a cobertura arcará com uma determinada quantia, conforme o contratado, para custear as despesas do prejudicado.
Como utilizar o consórcio para comprar uma frota de carros?
Entre em contato com as seguradoras de interesse e solicite a cotação, para isso, é preciso informar alguns dados, como:
Algumas seguradoras podem solicitar informações adicionais, porém, essas são as principais exigências. Após informá-las, a empresa fará uma análise de crédito e, também, analisará o histórico de infrações do motorista. A partir daí, então, será disponibilizada uma simulação de apólice, com os valores de franquias e outros detalhes.
Há seguradoras que oferecem diferentes condições de pagamento, como parcelamento em até 12 vezes com e sem a inclusão de juros, ou descontos para quem opta pelo pagamento em parcela única. Também há benefícios como: descontos em oficinas parceiras, tags de pedágio gratuitas, acúmulo de pontos no cartão de crédito e sistema de cashback.
Depende, não é possível estabelecer o custo do seguro para caminhonete, já que para chegar ao valor final, as seguradoras avaliam diversos pontos, como:
Para se ter uma ideia, um levantamento da Youse mostrou que, em 2022, o preço médio do seguro para as picapes mais vendidas no Brasil começava em R$4.321 ao ano, e podia chegar a quase R$10 mil.
Como comprar apartamento sem entrada?
Conforme já explicado, inúmeros fatores impactam no preço do seguro para caminhonete, logo, para calculá-lo, o ideal é realizar a cotação com algumas seguradoras e compará-las. Esse processo, entretanto, pode ser demorado, já que comumente demanda que o cliente entre em contato com diversas empresas ou corretores. Pensando nisso, a FinanZero dispõe de diversas parceiras e, com apenas um cadastro, o interessado tem acesso a até 10 ofertas de seguro. O processo é totalmente online e gratuito, e o consumidor pode simular um seguro para caminhonete por aqui.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Ah, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios