FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Franquia de seguro: o que é e como funciona?

Franquia de seguro: o que é e como funciona?

Compartilhe esse post:

Uma franquia de seguro oferece proteção financeira, permitindo que os segurados compartilhem os custos de sinistros, conquistando segurança contra imprevistos e acidentes.

Ter um veículo é um dos principais sonhos de muita gente. Quem consegue realizá-lo acaba tendo outra preocupação: como proteger meu patrimônio e evitar prejuízos?

O ideal é estar preparado para possíveis imprevistos. Por isso, para garantir a proteção do seu veículo, é fundamental contar com um seguro veicular. Entretanto, é imprescindível conhecer todos os pontos que envolvem esse serviço.

Neste artigo, falaremos sobre esse tema, explicando principalmente o que é a franquia de seguro, como ela funciona e qual a sua importância. Para saber mais, continue a leitura!

Como funciona o consórcio com parcela reduzida?

O que é franquia de seguro?

A franquia de seguro é um valor pré-estabelecido no contrato que o segurado concorda em pagar em caso de sinistro, antes que a seguradora assuma a responsabilidade financeira restante. Essa franquia representa a parte do prejuízo que fica a cargo do segurado e tem o propósito de dividir o risco entre a seguradora e o contratante.

Vale destacar que existem diversos tipos de franquias, que veremos mais a frente, entendendo cada uma de suas características. A escolha da franquia afeta diretamente o valor do prêmio do seguro, sendo que franquias mais altas geralmente resultam em prêmios mais baixos, mas aumentam a responsabilidade financeira do segurado em caso de sinistro.

É importante que o segurado entenda as condições da franquia ao contratar um seguro de automóvel, além de considerar suas próprias circunstâncias financeiras para tomar decisões baseadas em informações reais.

Como funciona o empréstimo com desconto em folha?

Qual a importância da franquia de seguro?

Como pudemos ver, a franquia de seguro é essencial em um seguro veicular. Afinal, é ela que garante a cobertura para determinados tipos de sinistros, como roubo, furto, acidentes, entre outros. Por isso, veja algumas características que tornam a franquia essencial:

Compartilhamento de riscos

Essa é uma maneira de compartilhar o risco entre o segurado e a seguradora, diminuindo o prejuízo do proprietário do veículo. Isso porque, ao concordar em pagar uma parte das despesas, o segurado demonstra seu comprometimento em evitar situações de risco e, ao mesmo tempo, a seguradora assume uma boa parte dos custos.

Controle de sinistros menores

A franquia de seguro ajuda a evitar a apresentação de pequenos sinistros que podem não justificar a intervenção da seguradora. Isso reduz os custos administrativos e permite que a empresa concentre seus recursos em eventos de maior impacto.

Ajuste do prêmio

A escolha da franquia pode afetar diretamente o custo do prêmio do seguro. É comum que as franquias mais altas resultem em prêmios mais baixos e vice-versa. Isso permite ao segurado adaptar o custo do seguro às suas necessidades e orçamento familiar.

Estímulo à prevenção de riscos

Com a franquia, o segurado tem um incentivo adicional para adotar medidas preventivas e evitar situações de risco. Isso pode contribuir para a redução da frequência de sinistros.

Customização do seguro

Ainda há a possibilidade de escolher entre diferentes tipos de franquias, permitindo uma maior flexibilidade ao contratante. Dessa forma, ele pode selecionar a opção que melhor se alinha com suas circunstâncias financeiras e tolerância ao risco.

Evita fraudes

A existência de uma franquia pode inibir possíveis fraudes por parte dos segurados, uma vez que ele mesmo terá que arcar com uma parte do prejuízo em caso de sinistro.

Em suma, a franquia de seguro é uma ferramenta crucial na administração de seguros, proporcionando um equilíbrio entre o custo do prêmio, a responsabilidade do segurado e a proteção financeira oferecida pela administradora.

Como tirar taxas e anuidade do cartão de crédito?

Quais são os tipos de franquia de seguro?

Existem três tipos de franquia de seguro, veja mais abaixo um pouco mais sobre como cada uma delas funciona e suas particularidades:

Franquia básica

A franquia de seguro básica é a mais comum de ser encontrada em uma administradora de seguros. Para contratá-la, o consumidor precisa pagar o valor estipulado conforme a apólice quando houver prejuízo indenizável por evento. Um exemplo de sinistro para esse caso seria uma colisão leve.

Franquia reduzida

Outra opção de franquia de seguro é a reduzida. Nesse caso, o contratante paga até 50% a menos do valor da modalidade básica. Porém, é importante saber que o valor total do seguro será mais alto.

Franquia majorada

No caso da franquia majorada, também conhecida como aumentada, o segurado paga um valor mais alto que o comum, garantindo um preço se seguro mais baixo. Mesmo sendo uma opção atrativa, é importante que o contratante avalie todos os riscos. Afinal de contas, em caso de acidentes, será necessário desembolsar muito dinheiro.

O que é escritura de imóvel?

Como escolher o tipo ideal de franquia?

Escolher o tipo ideal de franquia em um contrato de seguro envolve considerar diversos fatores, como o custo do prêmio e a proteção financeira desejada. Veja o que levar em conta nesse processo:

Avalie seu orçamento: analise a sua capacidade de arcar com despesas não cobertas pela seguradora em caso de sinistro. Por isso, tenha certeza do valor que você estaria disposto a pagar imediatamente em caso de um evento segurado.

Tolerância ao risco: pensei na sua disposição em assumir uma parte do risco financeiro. Se você prefere uma proteção mais abrangente e está disposto a pagar um prêmio mais alto, pode optar por uma franquia mais baixa.

Tipo de seguro: considere o tipo de seguro que você está adquirindo. Isso porque alguns seguros, como o de automóvel, podem oferecer diferentes opções de franquia, como franquia fixa ou variável.

Análise do risco: avalie o risco associado ao bem ou à situação segurada. Caso perceba que há uma probabilidade maior de ocorrência de sinistros, uma franquia mais baixa pode ser mais apropriada.

Comparação de prêmios: solicite cotações com diferentes valores de franquia para entender como eles impactam o custo do prêmio. Dessa forma, compare o custo total do seguro para diferentes franquias e analise qual se alinha melhor ao seu orçamento.

Consulta à seguradora: converse com a seguradora para obter informações detalhadas sobre como cada tipo de franquia funciona. Além disso, pergunte sobre possíveis cenários e como a escolha da franquia afetaria o processo de sinistro.

Entenda as condições do contrato: leia atentamente os termos e condições do contrato de seguro para entender completamente como a franquia é aplicada em diferentes situações.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona uma franquia de seguro? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Como funciona o consórcio com parcela reduzida?

O que é um consórcio com parcela reduzida, como funciona, quando solicitar essa modalidade e como fazer isso.

Ler artigo completo

0 respostas para “Franquia de seguro: o que é e como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo