FinanzeroBlogCrédito

Como tirar taxas e anuidade do cartão de crédito?

Como tirar taxas e anuidade do cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

No Brasil, em 2023, foram contabilizados mais de 190 milhões de cartões de crédito ativos, número maior que o de trabalhadores, que fica na média de 107 milhões.

O cartão de crédito é um produto financeiro que traz diversas vantagens aos consumidores. Afinal de contas, com ele é possível comprar no crédito e pagar apenas depois de 30 dias. Além disso, essa modalidade permite o parcelamento, principalmente de produtos e serviços de alto valor.

A grande questão é que, usar um cartão de crédito não tem apenas benefícios. Isso porque existem algumas cobranças envolvidas neles, como as taxas de juros e a anuidade.

Neste artigo, falaremos mais sobre esse assunto, explicando o que são as taxas cobradas, a anuidade e como você pode fazer para evitá-las. Para saber mais, continue a leitura!

O que é escritura de imóvel?

O que é anuidade do cartão de crédito?

A anuidade do cartão de crédito é uma cobrança anual que os emissores de cartões cobram para fornecer e manter o uso do cartão. Esta é uma despesa associada aos benefícios que podem ser oferecidos pelo produto. Por isso, é muito comum encontrar cartões com anuidades mais altas, mas que tenham diversos programas de vantagens dadas aos clientes, como descontos, programas de milhas, seguro de viagem, entre outros.

O valor da anuidade é variável, já que é determinado pela administradora do cartão e pelos benefícios disponíveis.

É importante verificar os termos e condições do contrato do cartão de crédito para entender completamente os encargos, benefícios e políticas associados, incluindo a anuidade.

Além disso, alguns emissores podem oferecer isenções de anuidade nos primeiros meses como parte de promoções de lançamento ou podem permitir a isenção da taxa com base no volume de gastos ou outros critérios específicos.

7 dicas para usar o cartão de crédito de forma consciente

O que são as taxas do cartão de crédito?

Como vimos anteriormente, a anuidade do cartão de crédito é uma das principais taxas cobradas na fatura. Entretanto, ela não é a única despesa associada a esse produto. Por isso, veja quais são as demais possíveis cobranças:

Taxa de juros: trata-se da porcentagem do saldo do cartão que é cobrada como custo financeiro. O valor pode variar de acordo com a transação realizada, podendo ser compras, saques, transferências, entre outros. Essa despesa pode ser vista na fatura por meio da sigla APR.

Tarifa de adiantamento de dinheiro: caso você use o cartão para realizar saques em dinheiro em caixas eletrônicos ou para obter adiantamentos em espécie, normalmente será cobrada uma taxa adicional, além da taxa de juros que se aplica a essas transações.

Taxa de transação internacional: se o cartão for usado para transações em moedas estrangeiras ou em países diferentes, a administradora poderá cobrar uma taxa adicional como forma de cobrir os custos vinculados ao câmbio e ao processamento internacional.

Multa por atraso: se fatura do cartão de crédito não for paga até a data de vencimento, poderá ser cobrada uma multa de atraso, além dos juros, que podem ficar acumulados sobre o saldo não quitado.

Juros de pagamento mínimo: algumas pessoas acabam não pagando a fatura de maneira integral, quitando apenas o mínimo. Dessa forma, alguns emissores de cartões podem impor uma taxa se você optar por pagar apenas o valor mínimo da fatura em vez do saldo total.

Seguro de carro: tudo que você precisa saber

A anuidade do cartão de crédito é obrigatória?

Não, a anuidade do cartão crédito não é obrigatória em todos os cartões. Afinal, existem opções que não contam com essa cobrança. Isso ocorre porque muitos emissores oferecem essas alternativas como parte de suas ofertas.

Os cartões sem anuidade geralmente são mais simples em termos de benefícios, mas podem ser uma escolha viável para pessoas que desejam evitar os custos associados a essa cobrança anual. Ele é ideal para consumidores que usam o cartão com uma frequência menor ou que apenas desejam ter um cartão reserva.

Vale destacar que é alguns cartões que inicialmente são emitidos sem anuidade podem impor essa taxa após um determinado período, ou podem ter outros tipos de taxas associadas, como a de juros mais altas em determinadas transações. Dessa forma, ao escolher um desses produtos financeiros, é fundamental ler os termos e condições, entender todas as despesas envolvidas.

Posso parcelar o IPTU no cartão?

Como cancelar a anuidade do cartão de crédito?

O cancelamento da anuidade do cartão de crédito vai depender da empresa emissora do produto. Veja o que fazer para solicitar a retirada dessas cobranças:

  1. Entre em contato com a administradora e explique sua situação com relação à anuidade. Esteja preparado para fornecer informações de identificação, como seu nome, número do cartão e outras informações solicitadas para verificar sua identidade;
  2. Verifique qual a melhor opção: pedir um outro sem a cobrança de anuidade ou apenas cancelar o atual;

Lembre-se de que as políticas podem variar entre emissores e que nem sempre é possível evitar a anuidade. Caso você decida cancelar o cartão, certifique-se de entender completamente os impactos e considere as alternativas disponíveis antes de tomar uma decisão

Como solicitar um cartão de crédito sem cobrança de anuidade?

O primeiro passo é fazer uma pesquisa ampla no mercado por opções de cartão que não tenham anuidade. Mas é essencial se atentar ao fato de que essas alternativas podem não oferecer os mesmos benefícios que um cartão com a taxa ativa.

É possível procurar uma boa opção de cartão pela internet. Depois de escolher, preencha o formulário de inscrição com informações precisas e completas. Lembre-se de fornecer todos os detalhes necessários para evitar atrasos no processamento.

Por fim, basta aguardar o processo de análise para saber se foi ou não aprovado.

Você tem mais alguma dúvida sobre como evitar a anuidade do cartão de crédito? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

O que é escritura de imóvel?

O que é uma escritura de imóvel, para que ela serve, qual a diferença entre escritura e registro e qual o valor para emitir.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como tirar taxas e anuidade do cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo