FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Seguro de carro: tudo que você precisa saber

Seguro de carro: tudo que você precisa saber

Compartilhe esse post:

O seguro de carro oferece proteção financeira e tranquilidade ao cobrir danos e perdas, garantindo uma condução mais segura.

Comprar um automóvel é o sonho de milhões de pessoas, mas junto a ele surgem outras despesas, como manutenção e combustível, por exemplo. Além disso, é preciso estar atendo a questões como possíveis sinistros.

O seguro de automóvel é uma opção para quem quer evitar prejuízos gerados por acidentes ou até mesmo roubos e furtos. Por isso, neste artigo, falaremos mais sobre esse assunto e explicaremos seu funcionamento. Acompanhe!

O que é dívida ativa do IPTU?

O que é seguro de carro?

O seguro de carro é um contrato realizado entre um proprietário de veículo e uma companhia de seguros. O consumidor então faz o pagamento de uma determinada quantia de maneira regular, também conhecida como prêmio. Esse montante é utilizado como uma cobertura financeira, podendo ser utilizada contra perdas relacionadas ao automóvel.

Vale destacar que o objetivo principal do seguro para veículos é proteger o segurado contra os custos financeiros associados a danos ao veículo, lesões pessoais ou responsabilidade civil resultante de acidentes de trânsito.

Outro ponto importante é que cada seguro tem suas próprias características, contando com tipos de coberturas distintos.

IPVA 2024: tudo que você precisa saber

Como funciona o seguro de carro?

É realizado um contrato entre as partes, nesse caso, a administradora do seguro e o consumidor. Sendo assim, o contratante passa a pagar um valor mensal, que servirá para seu ressarcimento em caso de sinistros.

É importante ressaltar que esses prejuízos precisam estar listados no contrato, na parte que diz respeito às coberturas.

Posso parcelar o IPTU no cartão?

O que é franquia em um seguro de carro?

Em suma, a franquia é valor que o segurado precisa desembolsar em caso de qualquer ocorrência em que haja a necessidade de acionamento da seguradora.

Um ponto importante é que o valor só é cobrado em situações em que seja preciso efetuar o conserto do veículo do contratante. Além disso, é preciso que o dano seja apenas parcial.

Não é possível definir um valor para a franquia, já que ela varia de acordo com cada contrato e situação. Outro ponto importante é que o perfil do segurado também é levado em conta na formulação dos preços. Em casos que há a perda total, não há cobranças.

Como funciona o fundo comum de consórcio?

O que o seguro de carro não cobre?

Existem alguns sinistros que não são cobertos por nenhuma seguradora. Veja uma lista com alguns deles:

  • Vandalismo;
  • Atos de terrorismo;
  • Brigas;
  • Tumultos;
  • Trafegar em vias não autorizadas;
  • Falhas mecânicas;
  • Depreciação por uso;
  • Instalações elétricas realizadas de maneira incorreta;
  • Danos causados pela forma de transporte;
  • Contaminação;
  • Estelionato;
  • Conduzir o veículo embriagado.
  • Entre outros.

Quais são as vantagens de contratar um seguro de carro?

Contratar um seguro de carro é essencial na redução de prejuízos acarretados por sinistros. Mas além da questão financeira, esse serviço tem outras vantagens. Por isso, veja algumas delas:

Proteção financeira: como citamos anteriormente, o seguro para automóveis fornece cobertura financeira contra os custos associados a danos ao veículo, lesões pessoais e responsabilidade civil em acidentes de trânsito.

Cobertura contra roubo: muitas apólices oferecem proteção contra roubos, furtos e danos causados por vandalismo, proporcionando segurança adicional para o veículo.

Assistência 24 horas: outro benefício é que muitas seguradoras oferecem serviços de assistência em todas as horas do dia, incluindo reboque, socorro mecânico e outros serviços de emergência, o que pode ser valioso em situações imprevistas na estrada.

Cobertura em caso de desastres naturais: em casos de coberturas abrangentes, é possível ser beneficiado por danos causados em desastres naturais, como enchentes, tempestades e outros eventos climáticos.

Cobertura para lesões pessoais:  é possível obter assistência financeira para despesas médicas e hospitalares em caso de lesões resultantes de um acidente de carro.

Conformidade legal: em muitos lugares, a contratação de um seguro de carro é obrigatória por lei, garantindo que os motoristas estejam em conformidade com os requisitos legais de responsabilidade civil.

Como contratar um seguro automotivo?

A contratação de um seguro para carro é um processo que passa por diversas etapas, que vão desde o primeiro contato com a seguradora até a assinatura do contrato. Veja o passo a passo:

  1. Essa etapa consiste em entender quais são suas necessidades e o que é preciso estar incluso no seu pacote de serviços;
  2. Depois de compreender o que você precisa, é hora de procurar uma seguradora que ofereça o serviço desejado;
  3. Lembre-se de fazer uma cotação entre as empresas escolhidas. Isso contribui para que você selecione a melhor opção;
  4. Após a escolha, é hora de preencher um formulário com informações sobre o segurado e o veículo;
  5. Com o envio da proposta, a seguradora será a responsável por fazer uma análise para aprovação ou não. Isso deve acontecer em até 15 dias;
  6. Em caso de aprovação, a apólice é emitida e assinada por todas as partes.

Um ponto de destaque é que as apólices devem ser renovadas de tempos em tempos. O mais comum é que isso ocorra a cada dez meses, mas vai depender do que foi acordado entre o segurado e a seguradora.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona um seguro para veículos? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Posso parcelar o IPTU no cartão?

Saiba se é possível parcelar o IPTU no cartão de crédito, como funciona essa opção de pagamento e como fazer isso.

Ler artigo completo

0 respostas para “Seguro de carro: tudo que você precisa saber”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo