;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Seguro de carro: tudo que você precisa saber

Seguro de carro: tudo que você precisa saber

Compartilhe esse post:

O seguro de carro oferece proteção financeira e tranquilidade ao cobrir danos e perdas, garantindo uma condução mais segura.

Comprar um automóvel é o sonho de milhões de pessoas, mas junto a ele surgem outras despesas, como manutenção e combustível, por exemplo. Além disso, é preciso estar atendo a questões como possíveis sinistros.

O seguro de automóvel é uma opção para quem quer evitar prejuízos gerados por acidentes ou até mesmo roubos e furtos. Por isso, neste artigo, falaremos mais sobre esse assunto e explicaremos seu funcionamento. Acompanhe!

O que é dívida ativa do IPTU?

O que é seguro de carro?

O seguro de carro é um contrato realizado entre um proprietário de veículo e uma companhia de seguros. O consumidor então faz o pagamento de uma determinada quantia de maneira regular, também conhecida como prêmio. Esse montante é utilizado como uma cobertura financeira, podendo ser utilizada contra perdas relacionadas ao automóvel.

Vale destacar que o objetivo principal do seguro para veículos é proteger o segurado contra os custos financeiros associados a danos ao veículo, lesões pessoais ou responsabilidade civil resultante de acidentes de trânsito.

Outro ponto importante é que cada seguro tem suas próprias características, contando com tipos de coberturas distintos.

IPVA 2024: tudo que você precisa saber

Como funciona o seguro de carro?

É realizado um contrato entre as partes, nesse caso, a administradora do seguro e o consumidor. Sendo assim, o contratante passa a pagar um valor mensal, que servirá para seu ressarcimento em caso de sinistros.

É importante ressaltar que esses prejuízos precisam estar listados no contrato, na parte que diz respeito às coberturas.

Posso parcelar o IPTU no cartão?

O que é franquia em um seguro de carro?

Em suma, a franquia é valor que o segurado precisa desembolsar em caso de qualquer ocorrência em que haja a necessidade de acionamento da seguradora.

Um ponto importante é que o valor só é cobrado em situações em que seja preciso efetuar o conserto do veículo do contratante. Além disso, é preciso que o dano seja apenas parcial.

Não é possível definir um valor para a franquia, já que ela varia de acordo com cada contrato e situação. Outro ponto importante é que o perfil do segurado também é levado em conta na formulação dos preços. Em casos que há a perda total, não há cobranças.

Como funciona o fundo comum de consórcio?

O que o seguro de carro não cobre?

Existem alguns sinistros que não são cobertos por nenhuma seguradora. Veja uma lista com alguns deles:

  • Vandalismo;
  • Atos de terrorismo;
  • Brigas;
  • Tumultos;
  • Trafegar em vias não autorizadas;
  • Falhas mecânicas;
  • Depreciação por uso;
  • Instalações elétricas realizadas de maneira incorreta;
  • Danos causados pela forma de transporte;
  • Contaminação;
  • Estelionato;
  • Conduzir o veículo embriagado.
  • Entre outros.

Quais são as vantagens de contratar um seguro de carro?

Contratar um seguro de carro é essencial na redução de prejuízos acarretados por sinistros. Mas além da questão financeira, esse serviço tem outras vantagens. Por isso, veja algumas delas:

Proteção financeira: como citamos anteriormente, o seguro para automóveis fornece cobertura financeira contra os custos associados a danos ao veículo, lesões pessoais e responsabilidade civil em acidentes de trânsito.

Cobertura contra roubo: muitas apólices oferecem proteção contra roubos, furtos e danos causados por vandalismo, proporcionando segurança adicional para o veículo.

Assistência 24 horas: outro benefício é que muitas seguradoras oferecem serviços de assistência em todas as horas do dia, incluindo reboque, socorro mecânico e outros serviços de emergência, o que pode ser valioso em situações imprevistas na estrada.

Cobertura em caso de desastres naturais: em casos de coberturas abrangentes, é possível ser beneficiado por danos causados em desastres naturais, como enchentes, tempestades e outros eventos climáticos.

Cobertura para lesões pessoais:  é possível obter assistência financeira para despesas médicas e hospitalares em caso de lesões resultantes de um acidente de carro.

Conformidade legal: em muitos lugares, a contratação de um seguro de carro é obrigatória por lei, garantindo que os motoristas estejam em conformidade com os requisitos legais de responsabilidade civil.

Como contratar um seguro automotivo?

A contratação de um seguro para carro é um processo que passa por diversas etapas, que vão desde o primeiro contato com a seguradora até a assinatura do contrato. Veja o passo a passo:

  1. Essa etapa consiste em entender quais são suas necessidades e o que é preciso estar incluso no seu pacote de serviços;
  2. Depois de compreender o que você precisa, é hora de procurar uma seguradora que ofereça o serviço desejado;
  3. Lembre-se de fazer uma cotação entre as empresas escolhidas. Isso contribui para que você selecione a melhor opção;
  4. Após a escolha, é hora de preencher um formulário com informações sobre o segurado e o veículo;
  5. Com o envio da proposta, a seguradora será a responsável por fazer uma análise para aprovação ou não. Isso deve acontecer em até 15 dias;
  6. Em caso de aprovação, a apólice é emitida e assinada por todas as partes.

Um ponto de destaque é que as apólices devem ser renovadas de tempos em tempos. O mais comum é que isso ocorra a cada dez meses, mas vai depender do que foi acordado entre o segurado e a seguradora.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona um seguro para veículos? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Posso parcelar o IPTU no cartão?

Saiba se é possível parcelar o IPTU no cartão de crédito, como funciona essa opção de pagamento e como fazer isso.

Ler artigo completo

0 respostas para “Seguro de carro: tudo que você precisa saber”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo