;
FinanzeroBlogImpostos

IPVA 2024: tudo que você precisa saber

IPVA 2024: tudo que você precisa saber

Compartilhe esse post:

O IPVA 2024 já está liberado para pagamento e sua consulta pode ser feita diretamente pela Secretaria da Fazenda ou Detran de cada estado.

O início do ano é o período em que proprietário de veículos precisam se atentar ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse é um tributo obrigatório e que por isso deve ser incluído no orçamento familiar.

Neste artigo, falaremos mais sobre este imposto, quem precisa pagar, quais são os veículos isentos e qual o valor para este ano. Para saber mais, continue a leitura!

Como consultar o IPVA pelo WhatsApp?

O que é IPVA?

Como citamos anteriormente, a sigla IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Trata-se de um imposto brasileiro cobrado anualmente sobre a propriedade de veículos, sejam eles automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, entre outros.

Vale destacar que o IPVA é um tributo estadual, ou seja, cada estado brasileiro é responsável por legislar e administrar a cobrança desse imposto.

Já a base de cálculo do IPVA é realizada de acordo com o valor venal do veículo, que é determinado pelas autoridades fiscais do estado. Geralmente, esse valor é obtido a partir do preço de mercado do bem. A alíquota do IPVA também é estabelecida pelo estado, variando de acordo com o tipo de veículo.

Um ponto importante é que os recursos arrecadados com o imposto são destinados ao estado onde o veículo está registrado e são utilizados para financiar diversas áreas, como educação, saúde, segurança e infraestrutura. O não pagamento do IPVA pode resultar em multas, juros e até mesmo na apreensão do veículo.

Posso pagar IPTU com Pix?

Quem precisa pagar o IPVA 2024?

O IPVA deve ser pago para por todos que sejam proprietários de veículos automotores, como: automóveis de passeio, caminhões, vans, motocicletas, ônibus, entre outros.

É importante que os proprietários de veículos fiquem atentos aos prazos de pagamento e às formas de quitação estabelecidos pelo órgão responsável pela administração do IPVA 2024 em seu estado. Normalmente, o tributo é parcelado em algumas parcelas, mas também pode ser pago em cota única com desconto.

IPTU verde: como práticas sustentáveis pode garantir descontos

Quem estará isento do IPVA 2024?

Esse tributo é de responsabilidade estadual, ou seja, a isenção também segue esse requisito. Boa parte dos estados oferece isenção no IPVA para veículos com até 15 anos de sua fabricação.

Mas é preciso que os contribuintes confirmem essa possibilidade diretamente com governo do estado em que seu veículo está registrado.

IPTU 2024: tudo que você precisa saber

Qual valor do IPVA 2024?

Não é possível definir um valor fixo para o IPVA 2024, afinal, estamos falando de um tributo que varia de acordo com o tipo de veículo, modelo, ano de fabricação, estado de registro, entre outros.

A verdade é que o contribuinte pode fazer a consulta do valor do imposto por meio do site do Detran de seu estado. Essa é a forma mais segura de saber exatamente qual valor da cota única e do parcelamento.

Como consultar o IPVA 2024?

Se você deseja saber o valor do IPVA 2024, saiba que existem diversas maneiras de efetuar a consulta. Veja cada uma delas:

Secretaria da Fazenda

  1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
  2. Na tela inicial, clique na opção “Cidadão”;
  3. Em seguida, clique em “IPVA – Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores”;
  4. Na etapa seguinte, clique em “Serviços”;
  5. No menu seguinte, vá em “Consulta de valor venal para o IPVA”;
  6. Agora, insira a placa do veículo e clique em “Consultar”;
  7. Pronto! O valor ficará disponível na tela seguinte.

Detran

  1. Acesse o site oficial do Detran ou órgão de trânsito do seu estado;
  2. Localize a seção de consulta do IPVA, que normalmente pode ser encontrada como “Consulta de Veículos” ou “Débitos do Veículo”;
  3. Informe os dados do veículo, como o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e/ou a placa do veículo;
  4. Pronto! Após inserir os dados corretos, o sistema deverá fornecer as informações relacionadas ao IPVA do veículo, incluindo o valor do imposto, as datas de vencimento e as opções de pagamento.

Quais são as formas de pagamento do IPVA?

Primeiramente é preciso entender que o IPVA 2024 pode ser pago de duas maneiras:

Pagamento à vista (cota única): muitos estados oferecem a opção de pagamento do imposto em cota única, com um desconto para quem opta por quitar o imposto de uma vez. O desconto varia de estado para estado.

Pagamento parcelado: alguns estados permitem o parcelamento do IPVA em várias vezes. Geralmente, o número de parcelas e as datas de vencimento são definidos pelas autoridades estaduais. Vale a pena verificar as condições específicas do seu estado.

O boleto gerado pode ser pago através de serviços de internet banking, utilizando o código de barras disponível no próprio documento. Além disso, muitas instituições financeiras possibilitam o pagamento em caixas eletrônicos. Além disso, o contribuinte pode se dirigir à agências bancárias autorizadas pelo estado. Para isso, basta levar o boleto do IPVA até uma agência e realizar o pagamento no caixa.

Outra forma de pagamento é por meio de aplicativos de instituições financeiras ou de serviços de pagamento online. Mas é preciso que essa opção esteja disponibilizada no seu estado.

Vale destacar que algumas instituições financeiras oferecem a opção de cadastrar o pagamento do IPVA em débito automático. Dessa forma, o valor é descontado automaticamente da conta do proprietário na data de vencimento.

Você tem mais alguma dúvida sobre como é e como funciona o IPVA 2024? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

IPTU 2024: tudo que você precisa saber

Saiba o que é o IPTU 2024, como consultar os valores em aberto, quais são as datas de pagamento e para onde vai o valor arrecadado.

Ler artigo completo

0 respostas para “IPVA 2024: tudo que você precisa saber”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo