FinanzeroBlogImpostos

IPVA 2024: tudo que você precisa saber

IPVA 2024: tudo que você precisa saber

Compartilhe esse post:

O IPVA 2024 já está liberado para pagamento e sua consulta pode ser feita diretamente pela Secretaria da Fazenda ou Detran de cada estado.

O início do ano é o período em que proprietário de veículos precisam se atentar ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse é um tributo obrigatório e que por isso deve ser incluído no orçamento familiar.

Neste artigo, falaremos mais sobre este imposto, quem precisa pagar, quais são os veículos isentos e qual o valor para este ano. Para saber mais, continue a leitura!

Como consultar o IPVA pelo WhatsApp?

O que é IPVA?

Como citamos anteriormente, a sigla IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Trata-se de um imposto brasileiro cobrado anualmente sobre a propriedade de veículos, sejam eles automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, entre outros.

Vale destacar que o IPVA é um tributo estadual, ou seja, cada estado brasileiro é responsável por legislar e administrar a cobrança desse imposto.

Já a base de cálculo do IPVA é realizada de acordo com o valor venal do veículo, que é determinado pelas autoridades fiscais do estado. Geralmente, esse valor é obtido a partir do preço de mercado do bem. A alíquota do IPVA também é estabelecida pelo estado, variando de acordo com o tipo de veículo.

Um ponto importante é que os recursos arrecadados com o imposto são destinados ao estado onde o veículo está registrado e são utilizados para financiar diversas áreas, como educação, saúde, segurança e infraestrutura. O não pagamento do IPVA pode resultar em multas, juros e até mesmo na apreensão do veículo.

Posso pagar IPTU com Pix?

Quem precisa pagar o IPVA 2024?

O IPVA deve ser pago para por todos que sejam proprietários de veículos automotores, como: automóveis de passeio, caminhões, vans, motocicletas, ônibus, entre outros.

É importante que os proprietários de veículos fiquem atentos aos prazos de pagamento e às formas de quitação estabelecidos pelo órgão responsável pela administração do IPVA 2024 em seu estado. Normalmente, o tributo é parcelado em algumas parcelas, mas também pode ser pago em cota única com desconto.

IPTU verde: como práticas sustentáveis pode garantir descontos

Quem estará isento do IPVA 2024?

Esse tributo é de responsabilidade estadual, ou seja, a isenção também segue esse requisito. Boa parte dos estados oferece isenção no IPVA para veículos com até 15 anos de sua fabricação.

Mas é preciso que os contribuintes confirmem essa possibilidade diretamente com governo do estado em que seu veículo está registrado.

IPTU 2024: tudo que você precisa saber

Qual valor do IPVA 2024?

Não é possível definir um valor fixo para o IPVA 2024, afinal, estamos falando de um tributo que varia de acordo com o tipo de veículo, modelo, ano de fabricação, estado de registro, entre outros.

A verdade é que o contribuinte pode fazer a consulta do valor do imposto por meio do site do Detran de seu estado. Essa é a forma mais segura de saber exatamente qual valor da cota única e do parcelamento.

Como consultar o IPVA 2024?

Se você deseja saber o valor do IPVA 2024, saiba que existem diversas maneiras de efetuar a consulta. Veja cada uma delas:

Secretaria da Fazenda

  1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
  2. Na tela inicial, clique na opção “Cidadão”;
  3. Em seguida, clique em “IPVA – Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores”;
  4. Na etapa seguinte, clique em “Serviços”;
  5. No menu seguinte, vá em “Consulta de valor venal para o IPVA”;
  6. Agora, insira a placa do veículo e clique em “Consultar”;
  7. Pronto! O valor ficará disponível na tela seguinte.

Detran

  1. Acesse o site oficial do Detran ou órgão de trânsito do seu estado;
  2. Localize a seção de consulta do IPVA, que normalmente pode ser encontrada como “Consulta de Veículos” ou “Débitos do Veículo”;
  3. Informe os dados do veículo, como o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e/ou a placa do veículo;
  4. Pronto! Após inserir os dados corretos, o sistema deverá fornecer as informações relacionadas ao IPVA do veículo, incluindo o valor do imposto, as datas de vencimento e as opções de pagamento.

Quais são as formas de pagamento do IPVA?

Primeiramente é preciso entender que o IPVA 2024 pode ser pago de duas maneiras:

Pagamento à vista (cota única): muitos estados oferecem a opção de pagamento do imposto em cota única, com um desconto para quem opta por quitar o imposto de uma vez. O desconto varia de estado para estado.

Pagamento parcelado: alguns estados permitem o parcelamento do IPVA em várias vezes. Geralmente, o número de parcelas e as datas de vencimento são definidos pelas autoridades estaduais. Vale a pena verificar as condições específicas do seu estado.

O boleto gerado pode ser pago através de serviços de internet banking, utilizando o código de barras disponível no próprio documento. Além disso, muitas instituições financeiras possibilitam o pagamento em caixas eletrônicos. Além disso, o contribuinte pode se dirigir à agências bancárias autorizadas pelo estado. Para isso, basta levar o boleto do IPVA até uma agência e realizar o pagamento no caixa.

Outra forma de pagamento é por meio de aplicativos de instituições financeiras ou de serviços de pagamento online. Mas é preciso que essa opção esteja disponibilizada no seu estado.

Vale destacar que algumas instituições financeiras oferecem a opção de cadastrar o pagamento do IPVA em débito automático. Dessa forma, o valor é descontado automaticamente da conta do proprietário na data de vencimento.

Você tem mais alguma dúvida sobre como é e como funciona o IPVA 2024? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

IPTU 2024: tudo que você precisa saber

Saiba o que é o IPTU 2024, como consultar os valores em aberto, quais são as datas de pagamento e para onde vai o valor arrecadado.

Ler artigo completo

0 respostas para “IPVA 2024: tudo que você precisa saber”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo