FinanzeroBlogImpostos

Como consultar o IPVA pelo WhatsApp?

Como consultar o IPVA pelo WhatsApp?

Compartilhe esse post:

Desde 2022, o estado de São Paulo permite que os proprietários de veículos consultem o valor do IPVA por meio do WhatsApp.

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2024 já está disponível para ser consultado em todo o país. Isso pode ser feito por meio do site do Detran de cada um dos estados, porém, em São Paulo é possível realizar essa etapa por meio do WhatsApp.

Neste artigo, mostraremos como fazer isso e quais são as vantagens. Para saber mais, continue a leitura!

Como consultar o IPVA pelo WhatsApp?

Usando o WhatsApp para consultar o IPVA

Essa forma de consulta é oferecida pelo Poupatempo do estado de São Paulo. O órgão oferece diversas opões digitais para esse processo.

Pelo WhatsApp, o proprietário de veículo pode verificar o valor da taxa anual por meio do número (11) 9 5220-2974. Essas informações já estão disponíveis desde os primeiros dias do ano.

Vale destacar que além do WhatsApp, o consumidor pode consultar os valores do IPVA por meio do aplicativo Poupatempo Digital e do Assistente Virtual, conhecido como P e que pode ser acessado diretamente no portal da instituição.

Consulta de IPVA: saiba como fazer e manter os débitos em dia

Valores do IPVA em São Paulo

Neste ano, os proprietários de veículos em São Paulo podem esperar uma redução no valor do IPVA. De acordo com um levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a tabela de valores venais indica uma queda nominal média de 4,1% nos preços de venda praticados no varejo.

A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 28,3 milhões de veículos. Dentre esses, 18,5 milhões estão sujeitos ao pagamento do IPVA, enquanto 8,9 milhões estão isentos devido à sua fabricação com mais de 20 anos. Saiba mais abaixo sobre como consultar o valor, o calendário e as opções de parcelamento do IPVA para o ano de 2024.

Tem como fazer consórcio de material escolar?

Como fazer o pagamento do IPVA?

  • O primeiro passo para fazer o pagamento do IPVA é se dirigir a uma agência bancária. Lá, informe o número do Renavam;
  • O pagamento pode ser feito pela internet, por débito agendado ou até mesmo nos terminais de autoatendimento;
  • Também é possível pagar em casas lotéricas e com cartão de crédito, além de empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento;
  • Outra possibilidade é utilizando o QR Code para fazer Pix.

Como fazer um empréstimo para comprar material escolar?

O que acontece se o IPVA não for pago?

Caso o IPVA não seja pago dentro do prazo estabelecido pelo órgão responsável, geralmente o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou a Secretaria da Fazenda estadual, podem ocorrer algumas consequências, que podem variar de acordo com a legislação específica de cada estado.

A inadimplência pode resultar em multas e juros sobre o valor do imposto devido. Esses encargos adicionais geralmente aumentam quanto mais tempo o pagamento estiver em atraso.

Em alguns estados, a falta de pagamento do IPVA pode impedir a renovação do licenciamento do veículo. Com isso, sem o licenciamento em dia, o veículo pode ser considerado irregular e sujeito a outras penalidades.

Além disso, se o IPVA permanecer sem pagamento por um longo período, alguns estados têm o direito de apreender o veículo. O veículo apreendido pode ser retido até que todas as dívidas, incluindo o IPVA em atraso, sejam regularizadas.

Por fim, em último caso, o estado pode buscar a cobrança judicial do valor devido, o que pode envolver a execução de medidas legais para recuperar a dívida, como penhora de bens.

É importante deixar claro que as medidas específicas variam de acordo com a legislação estadual. O ideal é que o proprietário do veículo tente efetuar o pagamento em dia, pois isso permite contar com uma porcentagem de desconto.

Você tem mais alguma dúvida sobre como fazer consulta de IPVA pelo WhatsApp? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Consulta de IPVA: saiba como fazer e manter os débitos em dia

Saiba como fazer consulta de IPVA, como funciona esse tributo, o que acontece em falta de pagamento e dicas para mantê-lo em dia.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como consultar o IPVA pelo WhatsApp?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo