Índice de conteúdo
Quem deseja contratar um seguro para carro de luxo, deve considerar a reputação da empresa, quais coberturas e assistências deseja e o valor da franquia.
O seguro automotivo, também chamado de seguro para carro, é um serviço contratado por consumidores que possuem um ou mais veículos, e tem o objetivo de dar cobertura financeira e assistencial a danos pessoais e/ou ao bem. Sendo assim, quando o proprietário do automóvel contrata o seguro, poderá acioná-lo em caso de colisão, furtos, eventos naturais e roubos, por exemplo.
Neste texto, explicamos como escolher o melhor seguro para carro de luxo e o que pode impactar no valor final da apólice.
Como escolher o melhor seguro para Corolla?
Ao efetuar a cotação do seguro para carro de luxo, bem como acontece com qualquer modelo de veículo, as seguradoras observam diversos fatores, de acordo com a regulamentação local e as políticas próprias. Não à toa, é essencial comparar diversas opções disponíveis no mercado. A seguir, entenda os principais aspectos que podem impactar diretamente no valor final da apólice.
O perfil do motorista é um dos principais fatores de impacto no valor do seguro, isso porque, são considerados:
Depois do perfil do motorista, também é analisado o tipo de veículo, sendo assim, carros com maior custo para conserto ou substituição tendem a ter seguros mais caros. Junto a isso, os automóveis mais recentes também podem contar com valores elevados, se comparados aos que possuem mais tempo de fabricação. Entretanto, também é observado o preço do bem perante o mercado, isso é, através da tabela Fipe.
A região de circulação do veículo é outro componente relevante, pois regiões com maior incidência de roubo, furto e acidentes pode ocasionar em valores mais altos, devido à exposição e, consequentemente, maior probabilidade de acionamento do seguro. Neste âmbito, é avaliado o estado, cidade e bairro em que o motorista circulará com maior frequência, considerando local de residência e trabalho, principalmente.
O tipo de uso do veículo também é avaliado, portanto, se o proprietário pretende usá-lo para fins comerciais, como entrega ou transporte de passageiros, o valor pode ser mais alto. O mesmo vale para quilometragens maiores no dia a dia.
Bem como acontece ao solicitar um empréstimo ou outro produto financeiro, quando o consumidor realiza a cotação para a contratação de um seguro automotivo, a empresa tende a fazer uma análise de crédito do solicitante, a fim de identificar o histórico de pagamento do mesmo e quais são os riscos de inadimplência. Logo, quanto maior o score, que é a pontuação de crédito de todo consumidor, melhores condições e valores costumam ser oferecidos. No entanto, cabe ressaltar que este é somente um dos fatores.
Franquia de seguro: o que é e como funciona?
Para escolher o melhor seguro para carro de luxo, o consumidor deve considerar, principalmente, coberturas e assistências disponíveis, condições de pagamento e a reputação da empresa.
Antes de tudo, o contratante deve ter em mente quais os serviços que deseja incluir no seguro, para isso, vale a pena analisar a rotina de trabalho, frequência de viagens, dias e horários em que o veículo é mais utilizado e quais os riscos aos quais está exposto. A partir daí, é possível identificar as coberturas e assistências essenciais dentre as principais, que são:
Tendo em vista todas as coberturas que necessita, é o momento de pesquisar sobre a reputação das seguradoras disponíveis no mercado e que oferecem os serviços desejados. Para isso, o consumidor pode consultar o site do Procon, para identificar se há processos vinculados à empresa, e o ReclameAqui, que permite verificar as reclamações dos clientes e a forma de resolução. As redes sociais também são boas ferramentas para consulta, desde que em conjunto com o Procon e o ReclameAqui.
Identificadas as seguradoras, é só entrar em contato, preencher o formulário e aguardar pela cotação. Nessa etapa, as empresas apresentam as coberturas disponíveis, preços e condições de pagamento, e cabe ao consumidor identificar qual é a mais vantajosa e que melhor se adequa ao seu bolso, a fim de evitar problemas na cobertura e impedimento no pagamento, gerando inclusive inadimplência.
Além do custo da apólice, que é a quantia a ser paga referente à contratação do seguro, o interessado deve observar o valor da franquia, que é o montante pago à seguradora para acionar a prestação do serviço e cobertura de reparos, substituições e afins. Aqui na FinanZero, inclusive, é possível realizar a cotação com diversas seguradoras utilizando apenas um cadastro, de forma online e gratuita.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros temas, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios