Golpe do delivery: como funciona, o que fazer nessas situações e como evitar o novo golpe aplicado no pagamento de entregas de refeições

O novo golpe aplicado por delivery se popularizou na pandemia do Covid-19, já que com a quarentena o consumo de refeições entregues em casa se tornou ainda mais comum, de acordo com a Mobills, o consumo nos principais aplicativos de delivery aumentou 149% no ano de 2020. Isso porque, além de refeições os aplicativos também contam com serviços de farmácia e supermercado que foram e ainda são utilizados no período de pandemia pela população.

Golpistas que possuem cadastro nos principais aplicativos de entregas de comida usam a sua posição para aplicarem golpes financeiros nos clientes no momento de pagamento de seus pedidos. Segundo o Procon-SP, golpistas conseguiram roubar mais de R$5 mil de pessoas que caíram no golpe. Por essa razão, o órgão estuda a possibilidade de serem aceitos somente pagamentos via aplicativos para entregas, ou seja, somente pagamentos antecipados, a ação espera que o número de golpes diminua.

Com isso, surgem dúvidas na população, em relação ao funcionamento do golpe e as formas de se proteger para evitar essas situações. então, abaixo estão as principais questões sobre o assunto e as dicas de como evitar cair no golpe do delivery e em demais golpes financeiros que podem ser aplicados em pagamentos por cartões.

Como refinanciar um veículo?

Como funciona o golpe do delivery?

O golpe do delivery é aplicado no momento de pagamento do pedido realizado, dessa forma o golpe se dá no momento em que o cartão passa pela maquininha. Existem algumas formas que são usadas pelos golpistas para enganar as vítimas como por exemplo, ligações do restaurante em que foi realizado o pedido dizendo que ocorreu um erro com o pagamento e que ele deverá ser feito novamente no momento de entrega da refeição. Esse tipo de situação pode ser um golpe já que erros são indicados pelo aplicativo e não são descontados do cartão do cliente.

Outra situação possível, é que o pagamento seja feito por meio de uma maquininha danificada, onde não existe a possibilidade de verificar o valor que está sendo cobrado. Nesses momentos, o indicado é que o cliente não pague pois não existe a opção de conferir se o valor correto está sendo pago. Além disso, é necessário verificar se o valor cobrado não ultrapassa o que foi informado no aplicativo.

Uma outra forma de golpe utilizada é a gravação dos dados inseridos no cartão do cliente. No momento de pagamento, o golpista alega que a maquininha não está funcionando e que precisa limpar o cartão do cidadão, nessa situação ele pode gravar os dados do cartão pelo celular que está próximo a ele, conseguindo assim todos os dados do indivíduo. O indicado nessa situação é que o cliente não deixe o cartão nas mãos do entregador fora da maquininha, para evitar que isso aconteça.

Como fazer crédito pessoal com cheque com restrição?

Como evitar cair no golpe do delivery?

Os golpes aplicados por delivery podem ser evitados seguindo as dicas abaixo:

  • Não aceitar fazer o pagamento por maquininhas de cartão que estejam com o visor quebrado ou danificado de alguma forma, impedindo que o valor pago seja visualizado;
  • Desconfiar e não pagar por taxas extras ou pagar o valor da refeição novamente por alegações de erros no pagamento já feito pelo aplicativo;
  • Conferir o valor da compra e não aceitar pagar um valor diferente;
  • Verificar se a senha do cartão foi digitada na tela certa, onde os números não são identificados;
  • Não passar os dados do cartão por telefone;

Não é possível prever as tentativas de golpes já que são minoria os entregadores que agem dessa forma, porém a atenção a algumas questões no momento de pagamentos pode contribuir para evitar essas situações. Caso a vítima perceba que algo errado aconteceu ela pode entrar em contato com o banco para entender as opções disponíveis e evitar futuros golpes e também entrar em contato com o aplicativo informando o que acorrido.

Como economizar na conta de energia?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como evitar cair no golpe do delivery? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.