Índice de conteúdo
Refinanciamento de veículo: como funciona, perda do veículo, banco que oferece, refinanciamento de carros financiados e situação do bem
O refinanciamento de veículo, também conhecido como empréstimo com garantia de veículo é uma modalidade de crédito que possui algumas características diferentes da modalidade mais conhecida, o empréstimo pessoal. Por essa razão, as questões relacionadas ao refinanciamento de bens móveis geram dúvidas na população.
Os pedidos de empréstimo tem aumentado, segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) são mais de 6 milhões de pedidos, apenas no primeiro trimestre do ano de 2021. Por isso, abaixo estão as principais questões sobre a modalidade de refinanciamento do bem móvel, para que assim o cidadão possa ter conhecimento sobre ele e tê-lo como opção.
Como fazer crédito pessoal com cheque com restrição?
O refinanciamento de veículo é uma modalidade de crédito que possui como característica o uso de um bem móvel, no nome do solicitante, como garantia de empréstimo. Dessa forma, para a modalidade é necessário que um carro, moto ou caminhão sejam usados como garantia do valor emprestado.
A garantia do empréstimo é requisitada apenas em casos de inadimplência do cidadão que adquiriu o crédito, ou seja, o veículo só será utilizado como forma de pagamento da dívida se o devedor deixar de pagar as parcelas que deve. Os valores que devem ser pagos mensalmente são informados e assinados no momento de aquisição do empréstimo.
Faça um refinanciamento de veículo com a FinanZero! Taxas de juros a partir de 0,99% a.m.
Como comentado, a perda do bem usado como garantia de empréstimo no refinanciamento de veículo só acontece se as parcelas do empréstimo não forem pagas. Dessa forma, o cidadão que optou pela modalidade só terá o bem usado como forma de pagamento se as parcelas que deve não forem pagas.
Contudo, o devedor pode entrar em contato com o banco e negociar novas formas de quitação da dívida, assim o carro não será perdido. Por isso, antes de contratar o refinanciamento de veículo é preciso que o valor pago esteja de acordo com a realidade financeira do solicitante e quando impasses ocorrem e as parcelas não forem pagas, o cidadão pode buscar alternativas juntamente ao banco para que o problema seja resolvido.
Quais documentos preciso para contratar um refinanciamento de veículo?
São muitas as instituições financeiras que oferecem essa modalidade para os seus clientes, mas o primeiro passo para a solicitação do crédito é verificar se o banco desejado pelo cidadão possui a linha de empréstimo. O indivíduo pode confirmar a existência do refinanciamento de veículo entrando em contato com a instituição que deseja ou acessando o site e redes sociais dela.
Após verificar se o banco dispõem a modalidade é necessário que o cidadão verifique as etapas do processo de solicitação. Cada instituição financeira possui métodos diferentes de avaliação para a liberação do crédito, além de condições e exigências para cada cidadão. Por essa razão, é preciso verificar todas as informações relevantes antes de contratar o empréstimo.
O refinanciamento de carros, motos ou caminhões que estão financiados podem acontecer mas a instituição financeira precisa ser informada da situação. Como comentado, os bancos fazem análises para a liberação ou não do crédito e possuem exigências, diferentes em cada instituição. Sendo assim, é importante verificar com o banco quais são as opções disponíveis para determinada situação.
Em geral, as instituições solicitam duas exigências relacionadas ao veículo que será usado como garantia de empréstimo, são elas:
Por isso, é válido verificar com vários bancos para obter as informações necessárias. Além disso, as instituições fazem análises e em geral o crédito não liberado pode estar relacionado a mais de uma questão, então, é importante solicitar a simulação em mais de um banco.
Como economizar durante uma viagem?
Veículos que possuem parcelas atrasadas e serão usados como garantia de empréstimo, passarão por análise da instituição. Isso porque, é importante para o banco que o carro esteja em boas condições para ser usado como forma de pagamento. O atraso das parcelas pode não ser um fator de não liberação do crédito e por isso o cidadão deve verificar com a instituição que disponibiliza o refinanciamento de veículo.
Quando a situação de pagamento do veículo se encontra 100% paga, o solicitante do refinanciamento de veículo possui uma vantagem. Com o carro, moto ou caminhão estando com todas as suas parcelas quitadas o banco não precisa analisar a situação financeira do veículo, apenas as questões de regularidade, o que torna o processo mais fácil e rápido.
O processo de refinanciamento de um bem móvel nessa situação acontece da mesma forma que em outras ocasiões. Portanto, o solicitante deve entrar em contato com as instituições financeiras e cumprir as etapas do processo de aquisição do crédito. Todas as informações necessárias serão informadas pelo banco.
O refinanciamento de veículo pode ser feito na FinanZero ao simular o crédito no site, para isso basta seguir os passos:
Logo após completada a simulação o cidadão pode obter até 10 ofertas pré-aprovadas, fazer uma análise de cada uma e escolher a que oferece as melhores condições, levando em consideração sua vida financeira.
O que significa empréstimo não averbado?
E então, restou mais alguma dúvida sobre como refinanciar um veículo? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios