Empréstimo: o que é averbação, como saber quando acontece e quanto tempo demora, o que é crédito não averbado e a desaverbação do consignado

Desde o ano de 2020, a Confederação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) realizam ações para que empresas que se recusam a seguir as regras e normas para a liberação de empréstimo consignado sejam punidas. A ação teve inicio por reclamações de contratantes, dado que indica o quanto esse tipo de empréstimo é solicitado.

O consignado tem algumas especificidades que o diferem das demais linhas de crédito, como a forma de pagamento e o processo de liberação, por isso algumas dúvidas são geradas nos contratantes em relação aos seus processos. Então, abaixo estão as principais questões sobre a averbação do empréstimo e demais questões relacionadas a esse termo.

O que é data de emissão no documento?

O que significa averbar empréstimo?

A averbação é um processo que ocorre nos empréstimos consignados e que tem relação com o desconto automático do valor das parcelas do crédito. Dessa forma, a averbação acontece quando a instituição financeira que realiza o empréstimo autoriza que o valor pago mensalmente seja descontado do salário ou benefício INSS do solicitante. Sendo assim, uma das últimas etapas para a aquisição do consignado.

O processo de averbar empréstimo esclarece todas as condições firmadas pelo cidadão e o banco, então, funciona como garantia dos direitos de ambos em relação ao acordo firmado, confirmando que todas as questões assinadas serão cumpridas até o final do contrato. Por isso, a averbação precisa acontecer para que o consignado seja liberado e assim o cidadão receba e inicie o pagamento do crédito.

Como saber se meu empréstimo foi averbado?

Para que o solicitante do consignado tenha conhecimento sobre a averbação do empréstimo é preciso entrar em contato com a instituição financeira pagadora. Isso porque, o cidadão receberá as informações sobre o processo de liberação do empréstimo consignado. Além disso, ao ter o empréstimo averbado o indivíduo recebe o valor solicitado em sua conta.

Contudo, o crédito pode ter a averbação negada e para esses casos o solicitante pode entrar em contato com a instituição e verificar quais são os possíveis motivos para o não aceite do seu pedido. Após as informações sobre a não averbação o cidadão pode ter o cadastro analisado novamente em casos de divergências de dados.

Qual é o melhor site para comprar notebook?

Quantos dias para o INSS averbar um empréstimo?

A averbação de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas é feita pela Previdência Social via DataPrev e tem um prazo estimado de 48 a 72 horas, ou seja, em até 3 dias o crédito pode ser averbado e liberado para o solicitante. Porém, alguns casos podem contar com inconsistências e demorar mais tempo do que o esperado, por isso o cidadão deve entrar em contato para verificar a situação da averbação e realizar as indicações do consignatário.

Algumas questões podem ser resolvidas e o contrato entra para o processo de averbação novamente, garantindo mais uma possibilidade de liberação do crédito. Então, entrar em contato com o banco em questão e solucionar possíveis erros é o mais indicado.

O que significa empréstimo não averbado?

Como comentado, averbação de empréstimo é a etapa que libera o desconto do valor das parcelas na folha de pagamento ou benefício INSS do solicitante do consignado. O processo é feito pela instituição financeira pagadora e garante que todas as condições assinadas no contrato sejam realizadas por ambas as partes envolvidas. Se a liberação do valor solicitado não for aceita o pedido de empréstimo não foi averbado.

Segundo dados do BizCapital houve um aumento de 16% dos pedidos de empréstimo no ano de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano de 2020, por isso a informação de empréstimo não averbado é relevante para grande parte da população. A solicitação do crédito pode não ser averbada por alguns motivos como:

  • Inconsistências em informações, sejam elas incorretas ou desatualizadas;
  • Comprometimento dos rendimentos acima do valor aceito;

Informações incorretas ou desatualizadas podem fazer com que o crédito não seja averbado e isso pode ser corrigido pelo indivíduo, em conjunto com a instituição consignatária, informando os dados corretos e atualizados solicitados para a liberação do consignado. Além disso, existe um limite do comprometimento dos rendimentos do cidadão para que o crédito seja liberado, então, as parcelas que serão descontadas de forma automática não podem ultrapassar uma porcentagem dos rendimentos do indivíduo.

A margem do consignado teve seu aumento para 40% (35% para o empréstimo consignado e 5% para o cartão de crédito consignado) anunciado no ano de 2021 por um período de 10 meses, sendo assim, será válida até dezembro desse ano. Dessa forma, os cidadãos podem comprometer até 40% dos seus rendimentos ao solicitarem um pedido de empréstimo nesse período comentado. Ao final do tempo estimado a margem volta a ser 35% (30% para o empréstimo e 5% para o cartão de crédito consignado)

O que fazer quando o INSS não libera empréstimo consignado?

O que é desaverbação de empréstimo consignado?

A desaverbação do consignado é mais uma etapa do processo, mas diferente da averbação que é usada para comprometer a margem consignável, a desaverbação a libera novamente. Ou seja, a etapa de desaverbação ocorre quando o empréstimo chega ao fim e as parcelas podem deixar de serem descontadas na folha de pagamento ou benefício INSS do cidadão.

Para que o processo ocorra o cidadão que possui o crédito em seu nome deve quitar a dívida, realizar uma portabilidade ou realizar um refinanciamento. No primeiro caso, a margem é totalmente liberada para que seja feito um novo empréstimo, se for do desejo do indivíduo e na portabilidade o banco assume a dívida. Já no caso de refinanciamento uma nova averbação é feita e são definidas as novas condições do contrato.

Qual a diferença entre contrato de compra e venda e matrícula do imóvel?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o que significa empréstimo não averbado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.