FinanzeroBlogFinanças Pessoais

O que é data de emissão no documento?

O que é data de emissão no documento?

Compartilhe esse post:

Data de emissão: as datas do registro geral, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, o prazo de vigência e órgão emissor

Os documentos são muito importantes para identificação oficial do cidadão, pois é por meio deles que se compravam a veracidade de informações e são evitados golpes financeiros. Nos pedidos de empréstimo, são solicitados alguns documentos e dados que são relevantes para as instituições financeiras, no entanto, grande parte da população ainda possui algumas dúvidas em relação a eles.

Essas informações são relevantes já que, segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 6 milhões de pessoas solicitaram empréstimos no primeiro trimestre do ano de 2021. Por isso, abaixo estão as principais questões sobre a data de emissão dos documentos mais comuns de seres solicitados.

Qual é o melhor site para comprar notebook?

O que é data de emissão no RG?

A data de emissão do registro geral é a data em que o documento foi emitido, ou seja, a data que ele foi considerado válido. No RG a data de missão também é chamada de data de expedição, por isso a informação é encontrada como “Data de expedição” no documento.

Para encontrar a informação basta verificar no verso do RG, já que nessa região são localizadas os dados pessoais do cidadão, como nome, data de nascimento e CPF. Além disso, a data de emissão está presente na parte superior direita do documento, ao lado do número de RG.

Data de emissão do RG pelo site do INSS

Também é possível encontrar o número pelo INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Para acessar a data de emissão do registro geral basta seguir o passo a passo:

  1. Entre no site do INSS e realize o login do CPF;
  2. Após acessar, vá até a barra lateral de serviços e selecione “Extrato de contribuições (CNIS)”;
  3. Na opção “Dados cadastrais” procure a aba “Documentação”;
  4. Acesse as informações referentes ao RG no campo “Identidade”;

Data de emissão do RG pelo aplicativo INSS

Para acessar o INSS pelo aplicativo para descobrir a data de emissão do RG, basta seguir os passos:

  1. Baixe o aplicativo no celular utilizando a play store (Android) ou app store (IOS) e realize o login;
  2. Acesse o “Menu”, no canto superior esquerdo;
  3. Na opção “Extratos/certidões/ declarações” vá até “Meu cadastro” e em seguida em “Documentação”

Após seguir os passos será possível encontrar as informações referentes ao Registro geral do cidadão.

Como economizar no presente do Dias dos Pais?

O que é data de emissão na CTPS?

A data de emissão da carteira de trabalho é a data em que ela foi emitida e essa data equivale ao momento em que ela passou a ser válida para ser utilizada pelo cidadão. Com a mudança da carteira de trabalho física para digital a data ainda pode ser vista no aplicativo. Para visualizar a informação basta seguir o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo da carteira de trabalho digital pelo play store (Android) ou Apple store (IOS);
  2. Faça o login utilizando os dados do Gov.br;
  3. Clique no ícone de silhueta ao lado do nome e algumas informações pessoais estarão disponíveis juntamente com a data de emissão do documento;

Conheça já o boleto parcelado com a VirtusPay!

O que é data de emissão na CNH?

No Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são encontradas algumas datas, incluindo a data de emissão. Por isso, a abaixo estão as explicações de cada uma das datas.

  • Validade: período no qual a CNH permanece válida, ou seja, após a data será necessário a renovação do documento;
  • 1° Habilitação: informação referente a data da primeira emissão da carteira de motorista do cidadão;
  • Data de emissão: encontrada no verso da CNH e indica a data de emissão mais recente, ou seja, a última data de renovação do documento;

Qual a diferença entre contrato de compra e venda e matrícula do imóvel?

O que é o prazo de vigência do meu documento?

O prazo de vigência consiste no período que o documento é válido, ou seja, é data limite para a duração do documento em questão. Sendo assim, após ultrapassado o prazo de vigência do documento ele deve ser renovado para que continue sendo válido para o uso.

A renovação e seus processos dependem do documento, já que cada um possui especificidades que são levadas em consideração no momento de alterações referentes a ele.

Faça já a sua simulação de refinanciamento de imóvel!

O que é data de emissão no documento?

A data de emissão de um documento, como comentado, tem como significado o momento em que ele passou a ser válido, ou seja, a partir do dia, mês e ano informados o documento passou a ter validade e pode ser usado como um documento oficial. Alguns documentos, como RG e CNH possuem a necessidade de renovação após um determinado período e a data de emissão pode ser o indicativo de necessidade de atualização.

Em alguns casos a data de emissão pode também ser encontrada como “data de expedição”, como no RG o que pode gerar dúvidas no momento de informar a data solicitada. Por isso, a importância de se informar sobre o assunto, pois é uma informação relevante e que deve ser notada para casos de atualização do documento.

Precisando quitar suas dívidas? Peça agora um empréstimo pessoal sem sair de casa!

O que é órgão emissor nos documentos?

Órgão emissor de documentos é o órgão ou instituição responsável pela missão do documento. Ele também é chamado de expedidor e é encontrado no documento, com assinatura ou localizado na parte superior do rg, por exemplo, e na parte inferior na carteira nacional de habilitação.

Dessa forma, para indica-lo é preciso encontrar no documento o nome órgão que o emitiu. Essa informação está presente em todos os documentos e pode ser solicitada para alguns cadastros ou outras questões de identificação do cidadão. Existem alguns órgãos emissores, como:

  • Secretaria de Segurança Pública (SSP);
  • Departamento de Trânsito (Detran);
  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  • Ministério do Trabalho e Emprego (MTE);
  • Departamento de Polícia Federal (DPF);

Empréstimo: o que avaliar antes de fazer a contratação?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o que é a data de emissão no documento? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Qual é o melhor site para comprar notebook?

Com o crescente aumento nas buscas por notebook, os clientes devem estar atentos aos melhores […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é data de emissão no documento?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo