Data de emissão: as datas do registro geral, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, o prazo de vigência e órgão emissor

Os documentos são muito importantes para identificação oficial do cidadão, pois é por meio deles que se compravam a veracidade de informações e são evitados golpes financeiros. Nos pedidos de empréstimo, são solicitados alguns documentos e dados que são relevantes para as instituições financeiras, no entanto, grande parte da população ainda possui algumas dúvidas em relação a eles.

Essas informações são relevantes já que, segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 6 milhões de pessoas solicitaram empréstimos no primeiro trimestre do ano de 2021. Por isso, abaixo estão as principais questões sobre a data de emissão dos documentos mais comuns de seres solicitados.

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O que é data de emissão no RG?

A data de emissão do registro geral é a data em que o documento foi emitido, ou seja, a data que ele foi considerado válido. No RG a data de missão também é chamada de data de expedição, por isso a informação é encontrada como “Data de expedição” no documento.

Para encontrar a informação basta verificar no verso do RG, já que nessa região são localizadas os dados pessoais do cidadão, como nome, data de nascimento e CPF. Além disso, a data de emissão está presente na parte superior direita do documento, ao lado do número de RG.

Data de emissão do RG pelo site do INSS

Também é possível encontrar o número pelo INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Para acessar a data de emissão do registro geral basta seguir o passo a passo:

  1. Entre no site do INSS e realize o login do CPF;
  2. Após acessar, vá até a barra lateral de serviços e selecione “Extrato de contribuições (CNIS)”;
  3. Na opção “Dados cadastrais” procure a aba “Documentação”;
  4. Acesse as informações referentes ao RG no campo “Identidade”;

Data de emissão do RG pelo aplicativo INSS

Para acessar o INSS pelo aplicativo para descobrir a data de emissão do RG, basta seguir os passos:

  1. Baixe o aplicativo no celular utilizando a play store (Android) ou app store (IOS) e realize o login;
  2. Acesse o “Menu”, no canto superior esquerdo;
  3. Na opção “Extratos/certidões/ declarações” vá até “Meu cadastro” e em seguida em “Documentação”

Após seguir os passos será possível encontrar as informações referentes ao Registro geral do cidadão.

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O que é data de emissão na CTPS?

A data de emissão da carteira de trabalho é a data em que ela foi emitida e essa data equivale ao momento em que ela passou a ser válida para ser utilizada pelo cidadão. Com a mudança da carteira de trabalho física para digital a data ainda pode ser vista no aplicativo. Para visualizar a informação basta seguir o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo da carteira de trabalho digital pelo play store (Android) ou Apple store (IOS);
  2. Faça o login utilizando os dados do Gov.br;
  3. Clique no ícone de silhueta ao lado do nome e algumas informações pessoais estarão disponíveis juntamente com a data de emissão do documento;

O que é data de emissão na CNH?

No Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são encontradas algumas datas, incluindo a data de emissão. Por isso, a abaixo estão as explicações de cada uma das datas.

  • Validade: período no qual a CNH permanece válida, ou seja, após a data será necessário a renovação do documento;
  • 1° Habilitação: informação referente a data da primeira emissão da carteira de motorista do cidadão;
  • Data de emissão: encontrada no verso da CNH e indica a data de emissão mais recente, ou seja, a última data de renovação do documento;

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O que é o prazo de vigência do meu documento?

O prazo de vigência consiste no período que o documento é válido, ou seja, é data limite para a duração do documento em questão. Sendo assim, após ultrapassado o prazo de vigência do documento ele deve ser renovado para que continue sendo válido para o uso.

A renovação e seus processos dependem do documento, já que cada um possui especificidades que são levadas em consideração no momento de alterações referentes a ele.

O que é data de emissão no documento?

A data de emissão de um documento, como comentado, tem como significado o momento em que ele passou a ser válido, ou seja, a partir do dia, mês e ano informados o documento passou a ter validade e pode ser usado como um documento oficial. Alguns documentos, como RG e CNH possuem a necessidade de renovação após um determinado período e a data de emissão pode ser o indicativo de necessidade de atualização.

Em alguns casos a data de emissão pode também ser encontrada como “data de expedição”, como no RG o que pode gerar dúvidas no momento de informar a data solicitada. Por isso, a importância de se informar sobre o assunto, pois é uma informação relevante e que deve ser notada para casos de atualização do documento.

O que é órgão emissor nos documentos?

Órgão emissor de documentos é o órgão ou instituição responsável pela missão do documento. Ele também é chamado de expedidor e é encontrado no documento, com assinatura ou localizado na parte superior do rg, por exemplo, e na parte inferior na carteira nacional de habilitação.

Dessa forma, para indica-lo é preciso encontrar no documento o nome órgão que o emitiu. Essa informação está presente em todos os documentos e pode ser solicitada para alguns cadastros ou outras questões de identificação do cidadão. Existem alguns órgãos emissores, como:

  • Secretaria de Segurança Pública (SSP);
  • Departamento de Trânsito (Detran);
  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  • Ministério do Trabalho e Emprego (MTE);
  • Departamento de Polícia Federal (DPF);

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E então, restou mais alguma dúvida sobre o que é a data de emissão no documento? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

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