Índice de conteúdo
Refinanciamento de veículo: onde fazer, como funciona com veículos financiados, a vistoria, alteração de documentos e documentos obrigatórios
O refinanciamento de veículos é conhecido como empréstimo com garantia de veículos e isso porque a modalidade de crédito conta com o bem móvel do solicitante como garantia. Dessa forma, o carro, moto ou caminhão do cidadão que deseja um empréstimo pode ser usado nessa modalidade. O refinanciamento de veículo possui taxas de juros mais em conta e por isso é uma boa opção para quem possui um automóvel.
Levando em consideração o aumento dos pedidos de empréstimo devido a alta taxa de desemprego, em 14,4% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), abaixo estão as principais questões sobre o assunto. Serão abordados temas como refinanciamento de veículos financiados, as etapas do processo e a documentação necessária.
Quais imóveis podem ser refinanciados?
O refinanciamento de veículo é um maneira de conseguir empréstimo com melhores condições e o primeiro passo para que o cidadão solicite um, é verificar se a instituição que ele escolheu oferece essa modalidade de crédito. São muitas as instituições que podem ter o produto como opção, porém cada uma possui condições e exigências diferentes para que o empréstimo seja liberado.
Por isso, além de conferir se o crédito é oferecido, o cidadão também precisa analisar o que está sendo ofertado e quais são suas opções. Sendo assim, o indicado é que o solicitante verifique em vários bancos para que a escolha seja da opção mais vantajosa para ele.
Ao realizar a simulação no site da FinanZero, o cidadão tem acesso a ofertas pré-aprovadas do refinanciamento de veículo e de outras opções de crédito, assim ele consegue analisar as opções e escolher a que melhor se encaixa em sua realidade. Para ter acesso as opções, basta seguir o passo a passo:
Como comentado, cada instituição que oferece a modalidade possui suas exigências e condições, a situação do veículo é uma questão que deve ser analisada pelos bancos. Em geral, duas condições são solicitadas:
Portanto, é necessário que o solicitante verifique as suas condições e as que são impostas a ele para seguir o processo de empréstimo. Veículos financiados podem ser aceitos, mesmo que ainda não tenham sido totalmente quitados, mas, o processo de análise para liberação do crédito depende de um conjunto de questões que são analisadas. Por isso, é válido conferir nas instituições o que cada uma tem a oferecer.
Além disso, o processo para o refinanciamento de um veículo financiado é diferente e conta com condições impostas de acordo com cada bando, sendo então apresentadas ao iniciar o processo de solicitação.
O que significa empréstimo não averbado?
A vistoria no veículo que será usado no refinanciamento de veículo precisa ser feita pois a instituição financeira precisa se certificar de que o carro do cidadão está apto para ser usado como forma de pagamento do empréstimo feito. Por isso, a vistoria é obrigatória e ela analisa as seguintes questões:
Todas as informações verificadas na vistoria veicular são relevantes para o refinanciamento de veículo e por isso é solicitada pelos bancos. Como qualquer outro serviço que se é prestado, a vistoria precisa ser paga ao ser realizada. Em geral, elas são feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e as empresas autorizadas por ele que são chamadas de Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV).
Alterações nos documentos de veículos são solicitados pois é preciso que as informações contidas nas documentações estejam atualizadas para realizar o empréstimo. Sendo assim, a condição de dados atualizados é obrigatória na grande parte da instituições financeiras. Além disso, esse tipo de dado garante a seguridade do empréstimo para o solicitante e para os bancos. Assim como a vistoria veicular, a alteração de documentos do veículo é um serviço que possui um custo e por isso, uma taxa é cobrada para a realização dele.
Posso vender um veículo que está refinanciado?
O imposto de renda é solicitado no refinanciamento de veículo pois é utilizado como forma de comprovar a renda que o cidadão possui. Essa comprovação é importante para que a análise de crédito possa ser feita, já que é uma forma utilizada pelos bancos para obter conhecimentos sobre o cidadão que está solicitando o refinanciamento de veículo.
Além disso, ao possuir um veículo no nome do cidadão ele é obrigado a declarar o imposto de renda, ação que confirma a sua posse. Por essas razões citadas, algumas instituições pedem o imposto de renda como documento obrigatório no momento de refinanciar um veículo. O pedido também pode depender da renda que o cidadão possui, quanto mais alta maior de chance do documento ser solicitado.
Cada instituição possui suas exigências e por isso podem solicitar diferentes documentos, mas, em geral os principais documentos solicitados são:
Não consegui empréstimo para negativado. E agora?
E então, restou mais alguma dúvida a documentação necessária para o refinanciamento de veículo? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios