Índice de conteúdo
Refinanciamento de veículo: o que precisa para fazer, como fazer, como pedir na FinanZero, a quitação do veículo e a venda na modalidade de empréstimo
O refinanciamento de veículo, também é conhecido como empréstimo com garantia de veículo e isso porque nessa modalidade um carro, moto ou caminhão podem ser usados como garantia do valor emprestado. Esse tipo de crédito é procurado por possuir boas condições e os solicitantes, normalmente, não possuem a emergência de conseguir um determinado valor.
Segundo um levantamento feito pelo BizCapital houve um aumento de 16% nos pedidos de empréstimo, no primeiro trimestre de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano anterior de 2020. O aumento se dá, principalmente, pela pandemia do Covid-19 que causou uma crise econômica, prejudicando a população brasileira. Por isso, abaixo estão as principais questões sobre o refinanciamento de veículo e suas características.
Empréstimo: o que avaliar antes de fazer a contratação?
O refinanciamento de veículo é uma modalidade de empréstimo que usa o bem móvel do solicitante como garantia do valor emprestado. As instituições financeiras que oferecem o crédito podem determinar diferentes pré-requisitos necessários para liberar o empréstimo, mas, geralmente as condições para o refinanciamento de veículo são:
Além disso, é comum que os bancos peçam duas condições relacionadas ao veículo que será usado como garantia de empréstimo, são elas:
Simule e compare ofertas de refinanciamento de veículo com taxas de juros a partir de 0,99%!
Em geral, a grande maioria das instituições que oferecem a modalidade pedem os seguintes documentos:
Além disso, é preciso que o solicitante apresente os documentos do veículo em dia, como:
Contudo, é válido lembrar que cada banco pode solicitar diferentes documentos e por isso, o cidadão que deseja adquirir o empréstimo deve verificar com a instituição escolhida o que é necessário para ela.
O que fazer quando o INSS não libera empréstimo consignado?
O cidadão que deseja fazer a solicitação do refinanciamento de um veículo deve entrar em contato com alguma instituição que realiza o empréstimo e verificar quais são as etapas do processo. O banco inicia a análise de crédito e score para definir as taxas de juros, valor que poderá ser emprestado e o tempo de quitação das parcelas, após isso ele informa o solicitante que precisa então analisar a proposta feita a ele.
Com o aceite do solicitante o banco o informa sobre todo o processo, informando as etapas e os documentos que serão necessários para finalizar o contrato. O indicado é que o cidadão analise as propostas em várias instituições, isso porque é uma forma de garantir que a escolha feita seja a mais favorável a ele.
A FinanZero é um buscador de empréstimo online que garante que o cliente tenha acesso a todas as opções de crédito disponíveis a ele. Dessa forma, o indivíduo tem a liberdade de escolher a melhor oferta e garantir as melhores condições possíveis.
Após realizar os passos o cliente recebe até 10 ofertas pré-aprovadas para escolher a que desejar em até 5 min após a finalização do cadastro.
O que é uma matrícula de imóvel?
Como comentado, o refinanciamento de veículo utiliza o bem móvel do solicitante como garantia do valor que foi emprestado. Isso significa que o banco passa a ter posse do veículo caso o cliente deixe de pagar a dívida feita por ele, utilizando assim o veículo como forma de pagamento.
Dessa maneira, os bancos costumam solicitar como pré-requisito que os veículos utilizados estejam parcialmente quitados já que podem ser usados como pagamento. O veículo parcialmente quitado pode trazer menos prejuízos ao banco em casos de necessidade de posse e por isso a cobrança sobre a situação do bem móvel é feita.
A vende de um veículo que foi usado como garantia de um empréstimo que já foi totalmente quitado é possível já que o veículo não possui mais nenhum vínculo com a instituição financeira que foi pedido o crédito. Contudo, em situações de venda em que o empréstimo ainda está em andamento o solicitante precisa verificar com o banco as possibilidades que estão disponíveis a ele.
Com isso, a venda pode ser possível dependendo do acordo feito entre o banco e o solicitante do crédito. Cada instituição pode definir condições diferentes relacionadas a venda do veículo usado como garantia, por isso a importância de confirmar com o banco quais são as ações que podem ser feitas até que o empréstimo seja quitado.
O veículo precisa estar quitado para refinanciar?
E então, restou mais alguma dúvida sobre a venda de um veículo que está refinanciado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios