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Como excluir a chave Pix cadastrada?

Como excluir a chave Pix cadastrada?

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A exclusão da chave Pix ocorre de forma similar ao cadastramento, dessa forma, pode ser feita diretamente pelo aplicativo ou Internet Banking da instituição financeira.

De acordo com as Estatísticas do Banco Central do Brasil, em outubro de 2022 havia 523 milhões de chaves Pix ativas. Dessas, quase 41% são chaves aleatórias, que correspondem a pouco mais de 213 milhões.

A chave Pix, na prática, funciona como o identificador de uma conta, sendo assim, o usuário pode utilizá-la para enviar ou receber dinheiro, ao invés dos dados bancários. Dentre os tipos de chaves, estão: e-mail, número de celular, CPF e chave aleatória.

O cadastramento da chave, por sua vez, é feito diretamente pelo aplicativo ou Internet Banking da instituição financeira em que o usuário possui conta, e não há nenhum tipo de cobrança, assim como nas transferências e pagamentos efetuados através do sistema de pagamentos instantâneos.

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Como excluir a chave Pix cadastrada?

A exclusão da chave Pix é feita de forma similar ao cadastramento, portanto, através do aplicativo ou Internet Banking da instituição em que o usuário possui conta. Para isso, basta fazer o seguinte:

  • na tela inicial, acesse a área Pix;
  • então, localize “Chaves Pix”;
  • clique na chave que deseja excluir e selecione a opção “Excluir”.

De modo geral, é comum que as instituições financeiras solicitem que o titular digite a senha ou realize a leitura da biometria ou face ID. Feito isso, a chave será excluída permanentemente.

O que acontece após a exclusão da chave Pix?

Depende, se a chave Pix for e-mail, celular ou CPF, após a exclusão será possível cadastrá-la novamente, seja na mesma conta ou alguma outra, ou seja, é possível recuperá-la. Por outro lado, se for feita a exclusão de uma chave aleatória, essa não poderá ser vinculada à outra conta ou recuperada.

Isso porque, a chave aleatória é gerada pelo sistema através de uma combinação de 32 caracteres, composta por números e letras. Além disso, é considerada uma chave única, logo, após a exclusão, se o usuário gerar uma nova chave aleatória para vincular à conta, a combinação será diferente.

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Posso cadastrar novamente uma chave Pix excluída?

Conforme mencionado no tópico anterior, é possível cadastrar novamente uma chave Pix que tenha sido excluída, desde que se trate de e-mail, CPF ou número de celular. Dessa forma, se após excluí-la, o titular decidir recuperá-la ou cadastrá-la em outra conta, é possível.

Entretanto, se for feita a exclusão de uma chave aleatória, a mesma não poderá ser recuperada, consequentemente, não é possível cadastrá-la novamente.

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Quantas chaves ativas posso ter?

As contas vinculadas à pessoa física podem ter até cinco chaves Pix cadastradas, já uma pessoa jurídica pode cadastrar até vinte chaves. No entanto, cabe ressaltar que não é permitido usar a mesma chave Pix em contas diferentes. Portanto, ao cadastrar o CPF ou CNPJ em uma conta, por exemplo, não será possível utilizar o número do documento em outras contas.

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