;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como excluir a chave Pix cadastrada?

Como excluir a chave Pix cadastrada?

Compartilhe esse post:

A exclusão da chave Pix ocorre de forma similar ao cadastramento, dessa forma, pode ser feita diretamente pelo aplicativo ou Internet Banking da instituição financeira.

De acordo com as Estatísticas do Banco Central do Brasil, em outubro de 2022 havia 523 milhões de chaves Pix ativas. Dessas, quase 41% são chaves aleatórias, que correspondem a pouco mais de 213 milhões.

A chave Pix, na prática, funciona como o identificador de uma conta, sendo assim, o usuário pode utilizá-la para enviar ou receber dinheiro, ao invés dos dados bancários. Dentre os tipos de chaves, estão: e-mail, número de celular, CPF e chave aleatória.

O cadastramento da chave, por sua vez, é feito diretamente pelo aplicativo ou Internet Banking da instituição financeira em que o usuário possui conta, e não há nenhum tipo de cobrança, assim como nas transferências e pagamentos efetuados através do sistema de pagamentos instantâneos.

Minhas chaves Pix podem ser hackeadas?

Como excluir a chave Pix cadastrada?

A exclusão da chave Pix é feita de forma similar ao cadastramento, portanto, através do aplicativo ou Internet Banking da instituição em que o usuário possui conta. Para isso, basta fazer o seguinte:

  • na tela inicial, acesse a área Pix;
  • então, localize “Chaves Pix”;
  • clique na chave que deseja excluir e selecione a opção “Excluir”.

De modo geral, é comum que as instituições financeiras solicitem que o titular digite a senha ou realize a leitura da biometria ou face ID. Feito isso, a chave será excluída permanentemente.

O que acontece após a exclusão da chave Pix?

Depende, se a chave Pix for e-mail, celular ou CPF, após a exclusão será possível cadastrá-la novamente, seja na mesma conta ou alguma outra, ou seja, é possível recuperá-la. Por outro lado, se for feita a exclusão de uma chave aleatória, essa não poderá ser vinculada à outra conta ou recuperada.

Isso porque, a chave aleatória é gerada pelo sistema através de uma combinação de 32 caracteres, composta por números e letras. Além disso, é considerada uma chave única, logo, após a exclusão, se o usuário gerar uma nova chave aleatória para vincular à conta, a combinação será diferente.

Quem é MEI tem direito de receber o FGTS?

Posso cadastrar novamente uma chave Pix excluída?

Conforme mencionado no tópico anterior, é possível cadastrar novamente uma chave Pix que tenha sido excluída, desde que se trate de e-mail, CPF ou número de celular. Dessa forma, se após excluí-la, o titular decidir recuperá-la ou cadastrá-la em outra conta, é possível.

Entretanto, se for feita a exclusão de uma chave aleatória, a mesma não poderá ser recuperada, consequentemente, não é possível cadastrá-la novamente.

Débito automático Nubank: como funciona?

Quantas chaves ativas posso ter?

As contas vinculadas à pessoa física podem ter até cinco chaves Pix cadastradas, já uma pessoa jurídica pode cadastrar até vinte chaves. No entanto, cabe ressaltar que não é permitido usar a mesma chave Pix em contas diferentes. Portanto, ao cadastrar o CPF ou CNPJ em uma conta, por exemplo, não será possível utilizar o número do documento em outras contas.

Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem é MEI tem direito de receber o FGTS?

Veja agora se quem é MEI pode receber o FGTS, o PIS e o seguro-desemprego e se vale a pena ser Microempreendedor e CLT ao mesmo tempo.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como excluir a chave Pix cadastrada?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo