Crédito pessoal: qual o melhor lugar para fazer, como funciona, como fazer o empréstimo com débito em conta e a diferença entre ele e o consignado

Segundo dados da FinanZero, dentre os pedidos de seus clientes no ano de 2021, 94% foram para a linha de crédito pessoal, o que revela o quanto a opção é solicitada e conhecida pela população. Além disso, os pedidos de empréstimo aumentaram em consequência da crise econômica causada pelo Covid-19, já que a taxa de desemprego está em cerca de 14,4% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, o aumento de negativados em decorrência da pandemia é visível e segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) o número de negativados no Brasil ultrapassa 59,4 milhões de pessoas. Sendo assim, abaixo estão as principais questões sobre o empréstimo pessoal e a forma de pagamento em débito em conta, que possui características que são distintas das demais opções de pagamentos e por isso pode gerar dúvidas entre os solicitantes da modalidade.

Crédito imobiliário: Caixa bate recorde na liberação. Quais são as exigências?

Qual o melhor lugar para fazer empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é a modalidade mais conhecida de crédito por ser uma das mais solicitadas pela população, por isso, são muitas as instituições que oferecem esse tipo de empréstimo aos seus clientes. Porém, o melhor lugar para iniciar o processo de solicitação de empréstimo pessoal é aquele que oferece as melhores condições e oportunidades para o cidadão.

Cada instituição financeira possui diferentes requisitos e exigências relacionadas aos seus produtos e serviços, por essa razão, o indivíduo encontra propostas distintas sobre o mesmo empréstimo nos bancos que possuem a modalidade. Para escolher o melhor banco é preciso analisar as opções e tomar a decisão levando em consideração o melhor cenário para o solicitante.

Sendo assim, é relevante analisar as taxas de juros, tempo de quitação do empréstimo, valor que será emprestado, atendimento do banco e entre outras questões que fazem parte do processo antes de adquirir o crédito desejado. A escolha com cautela garante melhores oportunidades e evita que possíveis impasses aconteçam.

Como funciona o crédito pessoal com débito em conta?

O empréstimo pessoal com débito em conta é uma forma de pagamento do crédito pessoal que acontece por meio de descontos automáticos da conta do solicitante. Dessa maneira, o pagamento é efetuado todos os meses, no dia determinado em contrato, sem que o cidadão precise se preocupar em pagar a sua dívida ou em atrasar o pagamento.

Os descontos acontecem da conta corrente e só podem ocorrer com a autorização do cidadão no momento de definir a forma de pagamento do empréstimo adquirido. Existem outras formas de pagamento que podem ser utilizadas pelo cidadão, como:

  • Cheques;
  • Boleto bancário;

Dessa forma, o cidadão pode optar pela forma de pagamento, do seu empréstimo pessoal, que desejar. Contudo, essa opção exige que um controle financeira seja feito para evitar prejuízos, já que um valor significante será descontado da conta do indivíduo todos os meses até que o empréstimo seja quitado.

Como funciona o empréstimo com garantia de celular?

Como fazer crédito pessoal com débito em conta?

O primeiro passa para adquirir o empréstimo com débito em conta é entrar em contato com bancos que oferecem a modalidade de empréstimo pessoal e iniciar a solicitação. O indicado é que o indivíduo pesquise e analise as opções disponíveis de linhas de credito e instituições para optar pela que oferece as melhores condições, levando em consideração sua realidade financeira.

Para adquirir a forma de pagamento, o cidadão deve sinalizar a opção para a instituição que iniciou o processo de solicitação com ele. Ao informar o desejo, o banco consegue liberar o pagamento da maneira que o solicitante deseja. Assim, é possível autorizar e definir a data que o desconto das parcelas do empréstimo pessoal ocorrerá.

Como fazer empréstimo para descontar na conta de luz?

Existe a possibilidade de fazer um empréstimo e ter o valor das parcelas descontado em contas de consumo, como contas de luz e água. A ação pode ser feita desde o ano de 2019 e é necessário que a conta utilizada esteja no nome do solicitante. Ao utilizar essa forma de pagamento a cobrança das parcelas mensais são feitas por meio da conta de consumo escolhida, ou seja, se a conta de luz for escolhida o valor cobrado será a soma da conta por uso de energia elétrica e o valor da parcela do empréstimo referente aquele mês.

Essa modalidade é diferente do débito em conta pois não ocorre o desconto do valor em contas correntes, mas sim a cobrança por um meio que não é tradicional e o pagamento é feito pela conta de luz, diferente de outras modalidades que são pagas por boletos ou descontos automáticos. Para utilizar essa forma de pagamento é preciso verificar com a instituição que oferece o crédito se a possibilidade está disponível e quais são as etapas e condições impostas para adquiri-la.

Como fazer crédito pessoal com cheque com restrição?

Qual a diferença entre o empréstimo com débito em conta e o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que possui algumas características que o diferem das demais. Os cidadãos que possuem direito de solicitar esse empréstimo são os que têm carteira assinada, funcionários públicos, militares ou aposentados e pensionistas do INSS. Além disso, o valor das parcelas são descontados de forma automática do salário ou benefício INSS do solicitante.

Dessa forma, a principal diferença entre o consignado e o empréstimo com débito em conta é que na opção de pagamento em débito o desconto automático se dá sobre o valor presente na conta corrente do cidadão que optou pela modalidade. Então, no empréstimo com débito em conta o desconto pode ocorrer sobre a renda total do indivíduo e não apenas pelo salário ou benefício recebido pelo INSS como acontece no crédito consignado.

Como se cadastrar para receber o FGTS de aniversário?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como fazer crédito pessoal com débito em conta? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.