;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como fazer login com banco credenciado no gov.br? É seguro?

Como fazer login com banco credenciado no gov.br? É seguro?

Compartilhe esse post:

O login na conta gov.br através de bancos credenciados pode ser feito através do aplicativo ou Internet Banking da instituição em que o usuário possui conta corrente ou poupança ativa.

Lançado em 2019, o Portal gov.br unificou diversos serviços públicos e informações, como o acesso ao Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, e-CAC, Portal e-Social e Portal Enem. Dessa forma, após se cadastrar na plataforma, o usuário pode realizar login com CPF e senha, certificado digital, QR Code ou, ainda, através dos bancos dos bancos credenciados em que possui conta.

Essa última opção, inclusive, é vantajosa pois o usuário não precisa memorizar uma nova credencial, já que o acesso ocorre mediante login e senha da instituição escolhida. Além disso, ao utilizar os bancos credenciados para acessar o Portal gov.br, o usuário automaticamente aumenta o nível de segurança da conta para prata. De acordo com o Ministério de Economia e Gestão Pública, este nível dá acesso a quase 5 mil serviços públicos disponíveis no gov.br.

Como desbloquear a senha da conta gov.br?

Como fazer login com banco credenciado no gov.br?

Para realizar login no gov.br com banco credenciado, é preciso ter em mãos o aplicativo da instituição. Então, é só fazer o seguinte:

  • acesse a página inicial do Portal gov.br e clique em “Login com seu banco”, localizado abaixo do botão “Continuar”;
  • selecione a instituição financeira em que possui conta e deseja utilizar;
  • informe a agência e conta;
  • em seguida, será solicitado a chave de segurança, que pode ser visualizada no aplicativo do banco;
  • por fim, informe a senha de acesso ao aplicativo, que é a usada para acessá-lo.

Feito isso, será preciso autorizar o acesso aos dados pessoais e os serviços serão disponibilizados normalmente. Vale lembrar que cada instituição financeira pode acrescentar uma ou mais etapas de segurança, além disso, há a possibilidade de exigir o uso do Internet Banking para validação, ao invés do aplicativo.

É seguro fazer login com banco credenciado no gov.br?

Sim, realizar login no Portal gov.br através de um banco credenciado é seguro, pois além de diminuir os riscos de fraudes, já que são necessárias duas etapas de validação com senha, aumenta o nível da conta para prata, que consequentemente, também melhora a segurança da mesma. Inclusive, é recomendável realizar o procedimento, ao menos, uma vez.

Declarei o imposto de renda, mas não paguei o DARF: o que acontece?

Quais bancos permitem login no gov.br?

Diversos bancos já permitem a realização de login no gov.br mediante as credenciais de uso da conta. De acordo com o governo federal, atualmente há onze bancos credenciados ao sistema, são eles:

  • Agibank;
  • Banco do Brasil;
  • Banrisul;
  • Bradesco;
  • Banco de Brasília;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Mercantil do Brasil;
  • Santander;
  • Sicoob;
  • Sicred.

Quais as vantagens de usar bancos credenciados no gov.br?

A primeira vantagem, como já mencionado, é a diminuição do risco de fraudes, pois o acesso à conta via banco credenciado conta com mais de uma etapa de validação de identidade. Além disso, também como explicado, ao realizar o procedimento, o usuário atinge o nível prata da conta, que garante o acesso a centenas de serviços, como:

  • Registrato;
  • Imposto de Renda, inclusive a Declaração pré-preenchida;
  • Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central;
  • Portal Enem;
  • Meu INSS;
  • Abono Salarial;
  • Carteira de Trabalho Digital;
  • ProUni e entre outros.

Isso significa que quem possui conta em uma dessas instituições, pode utilizar o serviço normalmente.

O que são os níveis de segurança no gov.br?

A conta gov.br possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. O primeiro, bronze, é atribuído automaticamente após a criação da conta. Contudo, este nível possui recursos e serviços limitados. Já os demais, prata e ouro, são atribuídos após a realização dos procedimentos de segurança, inclusive login com banco credenciado.

Dessa forma, a principal diferença entre esses níveis é o grau de segurança e os recursos disponibilizados. Logo, quanto maior o nível, maior a segurança da validação dos dados e os serviços e informações acessados na plataforma.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros temas, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Declarei o imposto de renda, mas não paguei o DARF: o que acontece?

DARF: o que é esse documento, o que acontece se pagar com atraso, como fazer a emissão e quais as consequências de não pagá-lo.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como fazer login com banco credenciado no gov.br? É seguro?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo