;
FinanzeroBlogImpostos

Declarei o imposto de renda, mas não paguei o DARF: o que acontece?

Declarei o imposto de renda, mas não paguei o DARF: o que acontece?

Compartilhe esse post:

DARF: o que acontece se não conseguir pagá-lo e quais as consequências

O período para envio da declaração do imposto de renda está terminando. Após o dia 31 de maio não será mais possível enviar o documento preenchido.

Mesmo com o prazo mais apertado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto. Uma das principais questões é a respeito do pagamento de imposto devido.

Nesse artigo, falaremos sobre o DARF e o que acontece se ela não for paga. Para saber mais, continue a leitura:

É possível fazer um refinanciamento de veículos com nome sujo?

O que é DARF?

A sigla DARF significa Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Basicamente, trata-se de um documento com código de barras, emitido para que o contribuinte faça o pagamento de tributos devidos.

Sua utilização é obrigatória no dia a dia de pessoas físicas e jurídicas. Afinal de contas, ele se refere à cobrança de taxas e contribuições financeiras.

O DARF não está ligado apenas a um tipo de tributo, mas sim a vários deles. Veja alguns deles:

  • Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF);
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto sobre Operações de Crédito (IOF);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Entre outros.

É muito importante ter muita atenção na hora de emitir o DARF e efetuar o pagamento. Isso porque a inadimplência pode acarretar alguns problemas com a Receita Federal.

Desenrola Brasil: tudo que você precisa saber sobre o projeto do governo

Qual o prazo para pagar o DARF?

Nesse artigo, falaremos especificamente do DARF relacionado ao imposto de renda de pessoa física. Sendo assim, o prazo para pagamento da guia é o mesmo de envio da declaração: 31 de maio.

Isso porque o DARF é gerado assim que o contribuinte termina de preencher a declaração e identifica que tem tributo a pagar.

A guia pode ser emitida diretamente no sistema da Receita e o pagamento pode ser feito presencialmente ou online, pelo aplicativo ou internet banking.

Dia Nacional do Turismo: como um empréstimo pessoal pode ajudar você a conhecer o Brasil

O que acontece se não pagar o DARF?

Como citamos anteriormente, a falta de pagamento do DARF pode trazer alguns problemas ao contribuinte.

O primeiro deles tem relação com a multa de 0,33% por dia de atraso. Mas essa cobrança tem o limite de 20%. A multa começa a ser cobrada a partir do próximo dia útil após o vencimento.

Também há a incidência de juros, de acordo com a taxa Selic de 1% ao mês. Já essa cobrança acontece após o mês seguinte ao do vencimento do DARF.

A inadimplência não traz apenas a cobrança extra, mas também pode bloquear o CPF do devedor. Isso vai impedir que o cidadão possa participar de concursos públicos, não poderá solicitar empréstimos e financiamentos, entre outros.

O bloqueio do CPF só acontece em caso de problemas com a Receita Federal, como a inadimplência dos impostos.

Como funciona o empréstimo para CLT: requisitos e documentação necessária

Posso pagar o DARF com atraso?

Sim. Mas é preciso ressaltar que haverá cobrança de juros pelo tempo de atraso.

Caso você atrase o pagamento mais uma vez, será preciso atualizar o DARF. Isso pode ser no mesmo sistema de emissão da primeira via.

Como evitar que seu celular seja clonado e 6 dicas para proteger seus aplicativos financeiros

Como fazer o pagamento da guia?

O primeiro passo é emitir o DARF em um dos canais da Receita Federal. Já o pagamento pode ser feito em qualquer instituição bancária, seja física ou online. Além disso, é possível fazer a transação mesmo sem o código de barras.

Uma das possibilidades é usar o Sicalc para emitir a guia do Imposto de Renda com código de barras. Com esse documento, o contribuinte pode fazer o pagamento no banco que preferir.

Para DARF sem código de barras, o pagamento pode ser feito de forma manual, por meio do preenchimento dos demais dados solicitados.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que acontece se não pagar o imposto de renda? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Próximo artigo

É possível fazer um refinanciamento de veículos com nome sujo?

Refinanciamento de veículos: veja como funciona a modalidade de crédito, se quem está com o nome sujo pode solicitar e o passo a passo.

Ler artigo completo

1 resposta para “Declarei o imposto de renda, mas não paguei o DARF: o que acontece?”:

  1. VAGNER GONCALVES disse:

    Eu parcelei a minha declaração de imposto de renda e não paguei a parcela. Eles pedem bloquear o meu pagamento

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo