FinanzeroBlogCrédito

É possível fazer um refinanciamento de veículos com nome sujo?

É possível fazer um refinanciamento de veículos com nome sujo?

Compartilhe esse post:

O refinanciamento de veículos é uma modalidade de crédito que utiliza o automóvel como garantia de pagamento, por isso, pode ser solicitado por diversos grupos de consumidores.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), em 2022 foi registrado aumento de 22% nos pedidos de refinanciamento de veículos, quando comparado ao ano anterior. Ainda conforme o IFE, o principal motivo para a solicitação do crédito foi a quitação de dívidas, seguida por investimento em negócio próprio, que representaram 33% e 20% das solicitações, respectivamente.

A modalidade, inclusive, pode ser utilizada para diversas finalidades, como aquisições, reformas, viagens e pagamento de estudos, por exemplo, por isso, tende a alcançar diversos perfis de consumidores.

Qual o melhor banco para fazer empréstimo com garantia de veículo?

O que é e como funciona o refinanciamento de veículos?

Também conhecido como empréstimo com garantia de veículo, o refinanciamento é uma modalidade de crédito que permite ao consumidor utilizar o próprio veículo como garantia de pagamento das parcelas. A operação ocorre através de um contrato de alienação fiduciária, por isso, a instituição financeira que concedeu o dinheiro se torna proprietária indireta do bem e, em caso de inadimplência, pode obter a posse direta do mesmo, a fim de quitar a dívida.

Apesar disso, durante o pagamento das parcelas, o consumidor, isso é, quem solicitou o empréstimo, continua usufruindo do veículo normalmente, já que é o proprietário direto. Entretanto, devido ao contrato vigente, não é permitido realizar nenhum outro tipo de operação vinculado ao automóvel, como venda ou um novo refinanciamento, até que a dívida seja paga.

É possível fazer um refinanciamento de veículo com nome sujo?

Sim, os consumidores que possuem restrição no CPF podem solicitar o refinanciamento de veículos, basta que se encaixem nos critérios estabelecidos pelas instituições financeiras, como comprovação de renda e possuir um automóvel em seu nome. Inclusive, o refinanciamento é uma modalidade indicada para quem está com o nome sujo, porque por contar com garantia de pagamento, aumenta as chances de aprovação para esse grupo.

É importante destacar, entretanto, que o pedido passará por análise de crédito, logo, a concessão está sujeita a diversos fatores relacionados ao perfil e à política da instituição. Além disso, por ser considerado um perfil de médio ou alto risco de inadimplência, a depender do caso, é comum que uma pessoa com restrição receba ofertas com valores mais baixos ou taxas de juros diferenciadas.

Portanto, as principais regras para solicitação do refinanciamento de veículos, são:

  • ter 18 anos de idade completos;
  • possuir conta bancária, exceto conta salário;
  • possuir um veículo em seu nome;
  • comprovar renda através de extratos bancários, declaração de Imposto de Renda, holerites e afins.

Precisa cadastrar chave para usar o Pix Parcelado?

Existe diferença na documentação entregue pelo consumidor com nome sujo no pedido de refinanciamento?

Não há diferença na documentação solicitada pelas instituições financeiras a consumidores com restrição e os demais. Desse modo, os itens exigidos em qualquer circunstância, são:

  • documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • certidão de nascimento, se for solteiro, ou certidão de casamento, se estiver casado;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  • comprovante de renda.

Qualquer veículo pode ser utilizado no refinanciamento?

Não são todos os veículos aceitos no refinanciamento, isso porque, a primeira regra é referente ao prazo de fabricação. De modo geral, as instituições costumam aceitar automóveis que tenham sido fabricados há, no máximo, 10 anos. Portanto, se o bem estiver dentro desse período, o consumidor pode ofertar:

  • carros utilitários;
  • motos;
  • caminhonetes;
  • veículos pesados, como caminhões e tratores;
  • veículos marítimos, como barcos e lanchas. Esses, por sua vez, são elegíveis em algumas instituições.

Desenrola Brasil: tudo que você precisa saber sobre o projeto do governo

Qual é a taxa de juros do refinanciamento de veículos para quem tem nome sujo?

As taxas de juros de qualquer modalidade de empréstimo são definidas através da análise de crédito, que considera o histórico de consumo e pagamento do solicitante. Dessa forma, ao efetuar o pedido de refinanciamento, a instituição financeira fará a análise e, em seguida, definirá a taxa de juros aplicada, bem como o valor que será concedido. 

Entre os parceiros da FinanZero, por exemplo, a taxa inicia em 1,29% ao mês, no entanto, é preciso considerar que consumidores com restrição, podem receber ofertas diferentes. 

Estou com o nome sujo, o que acontece se não pagar o refinanciamento?

O consumidor que já possui restrição no CPF, se não pagar as parcelas do refinanciamento de veículos poderá perder o bem. Isso acontece porque, como explicado, o contrato ocorre através da alienação fiduciária, portanto, em caso de inadimplência, a instituição pode tomar a posse do veículo e leiloá-lo, a fim de quitar a dívida. Essa regra, vale ressaltar, é válida, também, para quem não possui restrição no CPF.

Posso refinanciar um veículo que possui multa?

Não há uma regra geral que estabeleça que não é possível refinanciar um veículo que possui multa, sendo assim, cabe à instituição decidir se aceitará o automóvel. É importante frisar, entretanto, que um veículo com multa, quando aceito pela credora, pode impactar negativamente na concessão do crédito, ou seja, o proprietário pode receber a oferta com crédito mais baixo ou taxa de juros mais alta.

Como funciona financiamento para funcionário público?

Como fazer o refinanciamento de veículos?

O refinanciamento de veículos é considerado mais burocrático, porque conta com mais etapas entre a análise de crédito e a liberação do dinheiro. Com isso, a modalidade é destinada, principalmente, para quem não precisa da quantia de forma urgente. A seguir, explicamos cada etapa.

Análise de crédito

Presente em qualquer modalidade de operação financeira, a análise de crédito consiste numa avaliação, por parte da instituição, sobre o perfil do solicitante, como histórico de pagamento e consumo e score. Essa etapa, inclusive, interfere diretamente no valor que será concedido e nas condições de pagamento.

Análise jurídica

A etapa seguinte consiste em uma análise dos documentos entregues pelo proprietário, com o intuito de verificar se há alguma pendência vinculada ao veículo, como financiamento ou outra operação de crédito. Além disso, essa etapa também é útil para garantir a veracidade da documentação entregue.

Vistoria do veículo

Paralelamente à realização da análise jurídica, é feita a vistoria do veículo. Nesse momento, um profissional avalia o estado de conservação do automóvel, tempo de uso e o valor do mesmo perante o mercado, de acordo com a tabela FIPE. Junto à análise de crédito, essa etapa é essencial para definição da quantia que será concedida e as condições de pagamento.

Formalização do contrato

Após conclusão e aprovação em todas etapas, a instituição financeira apresenta a oferta de crédito, que se for vantajosa para o consumidor, este deverá assinar o contrato e realizar a formalização. A partir daí, é só aguardar a liberação do dinheiro. Com os parceiros da FinanZero, o dinheiro é creditado na conta em até 48 horas úteis após a formalização do contrato, contudo, a regra pode variar entre as credoras.

Quais as vantagens do refinanciamento de veículos para quem está com o nome sujo?

A principal vantagem do refinanciamento de veículo é a taxa de juros, que é considerada uma das mais baixas do mercado de crédito. Isso acontece porque, conforme já mencionado, ao oferecer um bem como garantia de pagamento, o risco de inadimplência tende a ser menor, logo, as instituições financeiras têm predisposição a baixar a taxa.

Quando se trata de um consumidor com restrição, utilizar um bem como garantia pode facilitar o acesso a crédito, além de possibilitar encontrar ofertas com taxas de juros que cabem no bolso. Junto a isso, a modalidade possui outras vantagens, como:

  • prazo de pagamento estendido, que pode chegar em 48 meses;
  • o crédito pode chegar em até 90% do preço do bem, de acordo com o mercado;
  • o dinheiro pode ser utilizado para diversas finalidades, inclusive a quitação de dívidas, caso o solicitante assim precise.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funciona financiamento para funcionário público?

Financiamento para funcionário público: saiba como essa modalidade de crédito funciona e quais são suas principais vantagens no mercado.

Ler artigo completo

0 respostas para “É possível fazer um refinanciamento de veículos com nome sujo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoKeycash – Financiamento e Crédito ImobiliárioSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosCredistar: Empréstimo Pessoal OnlineWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de Empréstimo
Solicite seu empréstimo