FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como fazer o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital?

Como fazer o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital?

Compartilhe esse post:

O download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital está disponível para usuários do sistema Android e iOS.

A Carteira de Trabalho Digital foi lançada em 2019 e dois anos após já contava com 344 milhões de acessos à ferramenta, conforme divulgou a Agência Brasil. A versão eletrônica da Carteira de Trabalho e Previdência Social reúne contratos de trabalho antigos e vigentes, anotações realizadas pelas empregadoras e outras informações referentes ao trabalhador e seus direitos.

Disponível para Android e iOS e, também, através do site, o acesso ao aplicativo é feito mediante CPF e senha previamente cadastrados na conta gov.br. A seguir, explicamos como realizar o download, acessar a conta e outros detalhes do serviço digital.

Por que meu registro não aparece na Carteira de Trabalho Digital?

Para que serve a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital surgiu com o intuito de substituir a versão impressa e facilitar as anotações de admissão, demissão, férias, mudanças no salário e afins. Entretanto, além disso, o serviço pode ser utilizado pelo trabalhador para:

  • solicitar o Seguro-Desemprego;
  • verificar a disponibilidade de recebimento do Abono Salarial;
  • consultar os contratos empregatícios;
  • solicitar correção de erros em contratos antigos e vigente.

Como fazer o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital?

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital pode ser baixado gratuitamente no celular e está disponível para os celulares Android e iOS. Sendo assim, após localizá-lo na loja de aplicativos disponível no smartphone, é só fazer o seguinte:

  • clique na opção de baixar e realize o procedimento de segurança do dispositivo, que pode solicitar a senha ou leitura da biometria ou Face ID, a depender do caso;
  • após baixado, clique em “Abrir”.

Então, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital estará instalado no celular e poderá ser utilizado normalmente, basta realizar o login na conta.

Como saber se tem algum empréstimo em meu nome?

Como acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital?

Após realizar o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, é necessário realizar o login para consultar as informações cadastradas. Para isso, é só acessar a conta gov.br através do CPF e senha previamente cadastrados. Quem ainda não possui conta ativa no gov.br deverá informar o CPF e, na tela seguinte, clicar em “Criar conta”.

Então, serão solicitadas algumas etapas de segurança, como preenchimento de dados pessoais e confirmação de informações referentes à filiação, data de nascimento e cidade de nascimento, a fim de garantir a identificação do usuário.

Depois, informe um número de celular e endereço de e-mail para receber um código de validação e digite-o na etapa seguinte. Por fim, cadastre uma senha para acesso à conta gov.br, que deverá conter, pelo menos, oito caracteres, sendo uma letra maiúscula, uma minúscula, número e um caractere especial.

Cabe ressaltar que a conta gov.br integra os diversos serviços oferecidos, como Portal Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, e-CAC e entre outros. Com isso, o e-mail e senha cadastrados neste momento, serão utilizados posteriormente para acessar, também, esses sites.

Posso usar o app Carteira de Trabalho Digital como documento de identificação?

Não, apesar da Carteira de Trabalho Digital, disponível pelo aplicativo, substituir a Carteira de Trabalho física, não é possível utilizá-la como documento de identificação civil. Dessa forma, os documentos aceitos em território nacional são:

  • RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria, como OAB, CRM, CRBio e afins;
  • Carteira funcional expedida por órgão público;
  • Passaporte brasileiro;
  • Carteira de Identidade do Indígena;
  • Declaração da Funai;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS) na versão física;
  • Certidão de nascimento, desde que a pessoa seja menor de 12 anos de idade.

Como fazer Pix Parcelado do BV?

Meu aplicativo da CTPS está bloqueado, o que fazer?

Se após realizar o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e realizar o login, o usuário se deparar com algum tipo de bloqueio no sistema, há a possibilidade de tentar acessar as informações através do site do Ministério da Economia, mediante a conta gov.br, isso é, com o CPF e senha cadastrados. Contudo, se ainda assim não for possível, a recomendação é entrar em contato com a Central de Atendimento, através do número 158, disponível de segunda a sábado, das 07h às 19h.

Isso porque, o bloqueio na conta pode estar relacionado a diversos fatores, como pendência no próprio cadastro da Carteira de Trabalho ou, ainda, na conta gov.br. Portanto, dessa forma o usuário pode verificar quais os problemas existentes e, se necessário, apresentar os documentos necessários.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como fazer o Pix Parcelado do BV?

O Pix Parcelado do BV permite ao cliente utilizar o limite do cartão de crédito para realizar transferências e pagamentos a pessoas físicas

Ler artigo completo

0 respostas para “Como fazer o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo