FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como fazer o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital?

Como fazer o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital?

Compartilhe esse post:

O download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital está disponível para usuários do sistema Android e iOS.

A Carteira de Trabalho Digital foi lançada em 2019 e dois anos após já contava com 344 milhões de acessos à ferramenta, conforme divulgou a Agência Brasil. A versão eletrônica da Carteira de Trabalho e Previdência Social reúne contratos de trabalho antigos e vigentes, anotações realizadas pelas empregadoras e outras informações referentes ao trabalhador e seus direitos.

Disponível para Android e iOS e, também, através do site, o acesso ao aplicativo é feito mediante CPF e senha previamente cadastrados na conta gov.br. A seguir, explicamos como realizar o download, acessar a conta e outros detalhes do serviço digital.

Por que meu registro não aparece na Carteira de Trabalho Digital?

Para que serve a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital surgiu com o intuito de substituir a versão impressa e facilitar as anotações de admissão, demissão, férias, mudanças no salário e afins. Entretanto, além disso, o serviço pode ser utilizado pelo trabalhador para:

  • solicitar o Seguro-Desemprego;
  • verificar a disponibilidade de recebimento do Abono Salarial;
  • consultar os contratos empregatícios;
  • solicitar correção de erros em contratos antigos e vigente.

Como fazer o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital?

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital pode ser baixado gratuitamente no celular e está disponível para os celulares Android e iOS. Sendo assim, após localizá-lo na loja de aplicativos disponível no smartphone, é só fazer o seguinte:

  • clique na opção de baixar e realize o procedimento de segurança do dispositivo, que pode solicitar a senha ou leitura da biometria ou Face ID, a depender do caso;
  • após baixado, clique em “Abrir”.

Então, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital estará instalado no celular e poderá ser utilizado normalmente, basta realizar o login na conta.

Como saber se tem algum empréstimo em meu nome?

Como acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital?

Após realizar o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, é necessário realizar o login para consultar as informações cadastradas. Para isso, é só acessar a conta gov.br através do CPF e senha previamente cadastrados. Quem ainda não possui conta ativa no gov.br deverá informar o CPF e, na tela seguinte, clicar em “Criar conta”.

Então, serão solicitadas algumas etapas de segurança, como preenchimento de dados pessoais e confirmação de informações referentes à filiação, data de nascimento e cidade de nascimento, a fim de garantir a identificação do usuário.

Depois, informe um número de celular e endereço de e-mail para receber um código de validação e digite-o na etapa seguinte. Por fim, cadastre uma senha para acesso à conta gov.br, que deverá conter, pelo menos, oito caracteres, sendo uma letra maiúscula, uma minúscula, número e um caractere especial.

Cabe ressaltar que a conta gov.br integra os diversos serviços oferecidos, como Portal Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, e-CAC e entre outros. Com isso, o e-mail e senha cadastrados neste momento, serão utilizados posteriormente para acessar, também, esses sites.

Posso usar o app Carteira de Trabalho Digital como documento de identificação?

Não, apesar da Carteira de Trabalho Digital, disponível pelo aplicativo, substituir a Carteira de Trabalho física, não é possível utilizá-la como documento de identificação civil. Dessa forma, os documentos aceitos em território nacional são:

  • RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria, como OAB, CRM, CRBio e afins;
  • Carteira funcional expedida por órgão público;
  • Passaporte brasileiro;
  • Carteira de Identidade do Indígena;
  • Declaração da Funai;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS) na versão física;
  • Certidão de nascimento, desde que a pessoa seja menor de 12 anos de idade.

Como fazer Pix Parcelado do BV?

Meu aplicativo da CTPS está bloqueado, o que fazer?

Se após realizar o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e realizar o login, o usuário se deparar com algum tipo de bloqueio no sistema, há a possibilidade de tentar acessar as informações através do site do Ministério da Economia, mediante a conta gov.br, isso é, com o CPF e senha cadastrados. Contudo, se ainda assim não for possível, a recomendação é entrar em contato com a Central de Atendimento, através do número 158, disponível de segunda a sábado, das 07h às 19h.

Isso porque, o bloqueio na conta pode estar relacionado a diversos fatores, como pendência no próprio cadastro da Carteira de Trabalho ou, ainda, na conta gov.br. Portanto, dessa forma o usuário pode verificar quais os problemas existentes e, se necessário, apresentar os documentos necessários.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como fazer o Pix Parcelado do BV?

O Pix Parcelado do BV permite ao cliente utilizar o limite do cartão de crédito para realizar transferências e pagamentos a pessoas físicas

Ler artigo completo

0 respostas para “Como fazer o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo