Carteira de trabalho digital: atualizar dados, contrato em aberto, como ver e o motivo do não aparecimento dos registros no documento

De acordo com uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, cerca de 74% dos entrevistados preferem as compras online, quando comparadas com as presenciais. O dado revela a mudança de comportamento da sociedade e a preferencia por meios digitais. A Carteira de trabalho digital é utilizada no lugar da sua versão física, o documento pode ser visualizado por meio de um aplicativo e os dados podem ser enviados de forma online.

Com a alteração da carteira de trabalho surgem algumas dúvidas em relação ao seu funcionamento e possíveis problemas que podem ser encontrados. Por isso, abaixo estão as algumas questões sobre a nova versão do documento, principalmente relacionadas aos registros dos trabalhadores.

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Como atualizar os dados na Carteira de Trabalho Digital?

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital pode apresentar algumas informações incorretas sobre o trabalhador, dados trabalhistas e bancários. Então, abaixo estão os passos para resolver essas questões e atualizar as informações necessárias.

Dados pessoais

Assim como na versão física, no aplicativo da Carteira de Trabalho estão dispostas algumas informações pessoais sobre o usuário, como:

  • Número de RG;
  • CPF;
  • Nome completo;
  • Nome da mãe;
  • Data de nascimento;

Em casos de dados incorretos, o cidadão pode contatar dois órgãos públicos para resolver o problema, o INSS e a Receita Federal. Isso porque, se as informações mencionadas estiverem incorretas é possível que também estejam registradas da mesma forma nos órgãos citados. Para solucionar o impasse e atualizar os dados da carteira de trabalho digital basta seguir os passos para cada instituição:

Para alterar as informações no site da Receita Federal, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Entre no site da Receita Federal;
  2. Vá até a aba “Cadastro de Pessoas Físicas – CPF”;
  3. Selecione o item desejado e altere os dados que desejar;

No site do INSS é possível alterar os dados, conforme indicado abaixo:

  1. Primeiramente, acesse o site “Meu INSS“, faça o login e em seguinte vá até a opção “Agendamento/solicitações”;
  2. Logo depois vá até “Novo Requerimento”;
  3. E então, clique em “Atualização dos Dados Cadastrais”;

Além disso, o aplicativo também permite que as alterações sejam realizadas, assim como demonstrado nos passos:

  1. Acesse o aplicativo do INSS;
  2. No seu perfil vá até “Meu cadastro”;
  3. Em seguida clique em “Complementar”;
  4. Por fim em “Atualizar Dados cadastrais”;

Dados de trabalho

Da mesma forma que os dados pessoais, algumas informações sobre o contrato de trabalho do indivíduo são contadas na Carteira de Trabalho Digital, como:

  • Período trabalhado;
  • Remuneração;
  • Ocupação;
  • Tempo de serviço;

As empresas enviam as informações de seus colaboradores para o eSocial, sistema que alimenta os dados contados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). O CNIS, é responsável pelas informações presentes na Carteira de Trabalho dos cidadãos.

Dessa forma, a correção de dados trabalhistas só podem ser realizadas pela instituição do funcionário e por isso ele deve informá-la sobre as inconsistências. Contudo, os sistemas que geram os dados da Carteira de Trabalho Digital são atualizados de maneira constante, e então, algumas inconsistências serão atualizadas automaticamente. Portanto, não será necessário o comparecimento em nenhuma unidade de atendimento. Apenas informar à empresa sobre os dados que estão incorretos.

Dados bancários

Os dados bancários encontrados na carteira de trabalho digital são referentes às informações de emprego do indivíduo. Portanto, a mudança desses dados deve ser requerida por meio da instituição que o trabalhador possui vínculo, conforme comentado no tópico acima.

A alteração nos dados bancários garante que a empresa pague de forma correta o salário devido ao contratado. Informações mais antigas relacionadas aos dados do trabalhador são atualizadas de forma constante e então os dados bancários podem ser alterados de forma automática.

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O que significa contrato de trabalho em aberto na Carteira de Trabalho Digital?

O termo “em aberto” na carteira de trabalho digital pode ser encontrado quando o trabalhador possui um contrato de trabalho que não foi encerrado. Nessa situação, o trabalhador pode solicitar que o contrato seja finalizado entrando em contato com o empregador, caso essa ação ainda não tenha sido feita.

Entretanto, o termo ainda pode constar no documento pela falta de atualização das informações. O Governo Federal atualiza os dados contidos na carteira de forma automática, contudo algumas inconsistências podem demorar um determinado tempo para serem corrigidas ou atualizadas.

Quanto tempo demora para aparecer o contrato na Carteira de Trabalho Digital?

Como comentado, as atualizações no documento são feitas de forma constante e segundo o Governo Federal as informações são atualizadas em um período de até 48 horas. Contudo, algumas inconsistências podem interferir no tempo de mudança das informações. Em alguns casos o cidadão pode informar a empresa ou órgão responsável pela alteração ou aguardar até que o documento seja novamente atualizado.

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Como ver meu contrato na Carteira de Trabalho Digital?

Para ter acesso aos contratos dentro do aplicativo do documento, basta seguir o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  2. Insira o CPF e senha;
  3. Clique em “Contratos” para verificar os registros no documento;

Após seguir os passos será possível encontrar todos os registros no nome do cidadão e que estão contados no documento online.

Por que meu registro não aparece na Carteira de Trabalho Digital?

Os registros de trabalho atuais podem ainda não constar na carteira de trabalho digital pela não atualização das informações. Conforme mencionado, os dados disponíveis no documento podem ser atualizados e constados em até 48 horas, ou seja, em até 2 dias. Contudo, algumas inconsistências podem fazer com que esse prazo se estenda.

Os contratos de trabalhos antigos podem não ser constados por algum impasse na instituição que o cidadão possuía vínculo. Nessas situações, as atualizações que acontecem de forma constante no sistema do aplicativo da carteira de trabalho podem resolver o problema. Além disso, o indivíduo pode contatar a empresa responsável pelo registro e informá-la sobre o ocorrido para que as informações sejam atualizadas no eSocial.

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E então, restou mais alguma dúvida sobre o motivo dos não aparecimento dos registro na Carteira de Trabalho Digital? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

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