Como agendar um Pix?

Compartilhe esse post:

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, lançado pelo Banco Central, permite que os usuários agendem transferências e pagamentos. Contudo, a oferta dessa funcionalidade é facultativa.

Funcionando desde novembro de 2020, o Pix ultrapassou 90 milhões de usuários que já realizaram pelo menos um pagamento através do sistema, segundo o Banco Central. O sistema de pagamentos é utilizado através do aplicativo ou Internet Banking da instituição financeira do consumidor.

Dentre as funcionalidades, é possível realizar transferências e pagamentos em até dez segundos, mesmo que entre instituições diferentes, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana.

Na prática, isso significa que ao enviar determinada quantia para outra pessoa, por exemplo, o valor cairá na conta em até dez segundos, pois o reconhecimento acontece em tempo real.

Precisa de dinheiro para quitar as dívidas? Solicite um empréstimo pessoal com a FinanZero. 

Vale dizer ainda que o Pix oferece tarifas gratuitas e, quando cobrado, costuma ser mais barato que os valores cobrados pelas demais instituições, como em caso de TED ou DOC. Sendo assim, o Pix funciona para realizar:

  • transações entre pessoas físicas;
  • transações entre pessoas jurídicas;
  • pagamentos a estabelecimentos comerciais, incluindo o comércio eletrônico, via chave Pix, QR Code e código copia e cola;
  • pagamentos a órgãos governamentais, como recolhimento de impostos e taxas.

Como desativar o Pix?

Como agendar uma transferência Pix?

O agendamento de uma transação Pix funciona como uma TED agendada, ou seja, o usuário insere todas as informações, como dados do recebedor e valor, e personaliza uma data para que a operação seja feita. A diferença, contudo, é que o agendamento Pix não é cobrado.

Além disso, o Banco Central alerta que essa modalidade é facultativa, portanto, as instituições não são obrigadas a oferecer o serviço. De toda forma, é possível consultar no próprio aplicativo do banco se existe a possibilidade de agendar uma operação.

Em caso positivo, o procedimento costuma ser parecido entre os bancos, dessa forma, basta realizar o seguinte passo a passo:

  • na tela inicial, acesse a área Pix;
  • então, selecione a opção correspondente à operação, isso é, transferência ou pagamento;
  • em seguida, preencha o campo solicitado e informe o valor da transação;
  • por fim, na tela seguinte, clique no botão “Agendar” e informe a data que deseja.

Será necessário inserir a senha ou digital para concluir o agendamento. É importante verificar qual é o limite para agendamento, por exemplo, há instituições que permitem agendar um pagamento ou transferência para até 60 dias para frente.

Além disso, é imprescindível que haja saldo na conta na data em que a transação foi agendada, caso contrário, a operação será cancelada.

Como transferir o dinheiro do PIS para o Caixa Tem?

Como cancelar um Pix agendado?

O cancelamento de um Pix agendado varia de acordo com a instituição financeira. Dessa forma, algumas empresas permitem que a transação seja cancelada até, no máximo, um dia antes da data agendada. Em outros casos, no entanto, não é permitido cancelar.

Além disso, instituições como o Bradesco, por exemplo, exigem que a ação seja feita através do Internet Banking, o Nubank, por sua vez, permite que o usuário cancele um Pix agendado no próprio aplicativo.

A recomendação é entrar em contato com o banco em questão e verificar a possibilidade de cancelamento de um agendamento Pix, da mesma forma, em caso de incerteza, a dica é optar pelo pagamento ou transferência realizado no dia desejado, ao invés de agendar.

Como saber se o Pix foi recebido?

Após concluir uma operação, o usuário recebe o comprovante de pagamento ou transferência. O documento, por sua vez, comprova que a operação foi realizada e pode ser compartilhado via e-mail, WhatsApp e afins. Contudo, outra forma de saber se o Pix foi recebido é através da confirmação do destinatário.

Importante ressaltar que apesar das transações serem realizadas em até dez segundos, em alguns casos, se o valor for elevado, a quantia pode ficar retida por até sessenta minutos, como forma de segurança. A medida foi implementada com o intuito de evitar fraudes e outros problemas.

Ainda assim, passado esse período, se nada de incomum for encontrado, o dinheiro cairá na conta normalmente.

Quem recebe Auxílio Emergencial já está no CadÚnico?

Como pegar o comprovante?

O comprovante do Pix apresenta os dados da operação realizada, portanto, haverá informações como valor, CPF/CNPJ do recebedor, data e horário e também o código da operação, utilizado para identificar uma transação.

Esse documento é apresentado na tela logo após a conclusão de uma operação, e pode ser compartilhado via WhatsApp, e-mail e etc. Além disso, também é possível salvá-lo no celular ou computador. Contudo, para obtê-lo posteriormente, como em caso de agendamento, basta acessar o extrato da conta e localizar a operação. Em seguida, clique sobre ela e na opção “Ver comprovante”.

Em alguns casos o comprovante Pix estará disponível na aba “Extrato Pix”, em outros, entretanto, será acessado através do extrato geral da conta.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!

Tem mais alguma dúvida sobre o Pix? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem recebe auxílio emergencial já está no CadÚnico?

Quem pode se inscrever no CadÚnico?Como se inscrever no CadÚnico?Vou receber o […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como agendar um Pix?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo