FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como transferir o dinheiro do PIS para o Caixa Tem?

Como transferir o dinheiro do PIS para o Caixa Tem?

Compartilhe esse post:

PIS: onde sacar, como sacar depois da data, receber pelo Caixa Tem e como transferir o benefício para conta poupança e conta digital da Caixa

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), são benefícios trabalhista, pagos de acordo com o tempo de contribuição de funcionários da rede privada e pública, respectivamente. Dessa forma, os cidadãos que possuem vínculos trabalhistas com instituições privadas recebem o PIS por meio da Caixa Econômica, já os colaborados de empresas da rede pública recebem o PASEP por meio do Banco do Brasil.

O Caixa Tem é a conta digital da Caixa e desde o seu lançamento, em 2020, já conta com mais de 105 milhões de usuários, segundo o aplicativo. O benefício PIS pode ser transferido para o Caixa Tem e por isso abaixo está descrito os passos para isso e demais questões relacionadas ao amparo trabalhista.

Como tirar extrato do Pix do Santander

Onde sacar o PIS?

O benefício PIS/PASEP é relacionado com o tempo de contribuição de serviço dos colaborados de uma instituição pública ou privada. Porém, existem algumas condições que devem ser cumpridas para ter direito, receber o benefício e posteriormente sacá-lo, são elas:

  • Estarem cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Terem exercido atividade remunerada para pessoa jurídica por 30 dias consecutivos ou não, no ano base para o recebimento do benefício;
  • Terem recebido até 2 salários mínimos mensais;
  • Estarem com os dados corretos e atualizados no eSocial;

Assim como mencionado, cada benefício é pago por uma instituição financeira. A Caixa Econômica paga para os cidadãos que trabalham em instituições privadas e o Banco do Brasil para os funcionários públicos, aqueles que trabalham para o Governo Federal. Dessa maneira, o benefício pode ser sacado por meio dos caixas eletrônicos ou contas digitais dos respectivos bancos.

É possível sacar o PIS depois da data?

Conforme as regras do benefício, estipuladas pelo Governo Federal, o valor do PIS/PASEP só pode ser sacado no período corresponde ao seu calendário. O benefício é pago anualmente e no inicio dos pagamentos é liberado um calendário com as datas de saque, então o valor só pode ser sacado de acordo com datas informadas para cada cidadão.

Se o dinheiro não for sacado ele permanece na conta do trabalhador, que ainda poderá recebê-lo mas em um outro momento. O valor não retirado do PIS/PASEP poderá ser resgatado no ano seguinte, em conjunto com o próximo pagamento do benefício. Por isso, o cidadão que não retirar o valor do tempo determinado terá que esperar até o depósito do próximo PIS.

Empregada doméstica tem direito ao PIS?

Como transferir o dinheiro do PIS para conta poupança?

Uma conta poupança funciona como os demais tipos de contas financeiras, porém ela é destinada para que o usuário guarde dinheiro. O valor acumulado em contas poupanças tendem a render e garantir uma determinada quantia a mais, que aumenta com o passar do tempo.

Dessa forma, guardar dinheiro em contas poupanças garante que ele aumente de acordo com o tempo que permanece guardado. A transferência do PIS para essas contas pode ser feita por meio da instituição em que o benefício se encontra, podendo ser no Banco do Brasil ou Caixa Econômica.

A transferência pode ser feita nos caixas eletrônicos ou aplicativo, será solicitado o número e algumas informações sobre o destinatária. Além disso, é possível solicitar que o valor caia diretamente na conta poupança do trabalhador, desde que seja da Caixa ou do Banco do Brasil, dependendo de onde o cidadão recebe o benefício.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!

Tem como receber Pix pelo Caixa Tem?

O Caixa Tem é a conta digital da Caixa Econômica e pode ser utilizada para receber e fazer transações, pagar compras e principalmente para receber benefícios sociais e trabalhistas. Por isso, é possível receber o PIS na conta digital da Caixa. Contudo, só recebem o PIS diretamente na conta digital, os trabalhadores que possuem vinculo com instituições privadas.

Como transferir o dinheiro do PIS para o Caixa Tem?

Os funcionários públicos que recebem o PASEP por meio do Banco do Brasil podem realizar a transferência do valor para o Caixa Tem informando o número da conta. A ação pode ser feita pelo aplicativo e conta digital do Banco do Brasil ou nos caixas eletrônicos. Para fazer a ação no aplicativo do Banco do Brasil basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Banco do Brasil e acesse a conta;
  2. Na tela inicial acesse a opção “Transferências”;
  3. Informe o banco, tipo de transferência, tipo de conta, agência, número da conta e CPF do recebedor do valor que será transferido;
  4. Insira o valor, a data da transferência e a senha utilizada no banco;

Por que meu PIS não caiu no Caixa Tem?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como transferir o PIS para o Caixa Tem? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como tirar extrato do Pix do Santander

O extrato do Pix do Santander pode ser utilizado pelos correntistas para complementar os documentos […]

Ler artigo completo

3 respostas para “Como transferir o dinheiro do PIS para o Caixa Tem?”:

  1. rafael de oliveira disse:

    posso gastar meu pis antes de receber

    • Adenilson Gonçalves dos Santos disse:

      Ola

      • José Alvaro de Jesus disse:

        Ok

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Navegue por:

        Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
        PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
        Solicite seu empréstimo