Índice de conteúdo
PIS: onde sacar, como sacar depois da data, receber pelo Caixa Tem e como transferir o benefício para conta poupança e conta digital da Caixa
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), são benefícios trabalhista, pagos de acordo com o tempo de contribuição de funcionários da rede privada e pública, respectivamente. Dessa forma, os cidadãos que possuem vínculos trabalhistas com instituições privadas recebem o PIS por meio da Caixa Econômica, já os colaborados de empresas da rede pública recebem o PASEP por meio do Banco do Brasil.
O Caixa Tem é a conta digital da Caixa e desde o seu lançamento, em 2020, já conta com mais de 105 milhões de usuários, segundo o aplicativo. O benefício PIS pode ser transferido para o Caixa Tem e por isso abaixo está descrito os passos para isso e demais questões relacionadas ao amparo trabalhista.
Como tirar extrato do Pix do Santander
O benefício PIS/PASEP é relacionado com o tempo de contribuição de serviço dos colaborados de uma instituição pública ou privada. Porém, existem algumas condições que devem ser cumpridas para ter direito, receber o benefício e posteriormente sacá-lo, são elas:
Assim como mencionado, cada benefício é pago por uma instituição financeira. A Caixa Econômica paga para os cidadãos que trabalham em instituições privadas e o Banco do Brasil para os funcionários públicos, aqueles que trabalham para o Governo Federal. Dessa maneira, o benefício pode ser sacado por meio dos caixas eletrônicos ou contas digitais dos respectivos bancos.
Conforme as regras do benefício, estipuladas pelo Governo Federal, o valor do PIS/PASEP só pode ser sacado no período corresponde ao seu calendário. O benefício é pago anualmente e no inicio dos pagamentos é liberado um calendário com as datas de saque, então o valor só pode ser sacado de acordo com datas informadas para cada cidadão.
Se o dinheiro não for sacado ele permanece na conta do trabalhador, que ainda poderá recebê-lo mas em um outro momento. O valor não retirado do PIS/PASEP poderá ser resgatado no ano seguinte, em conjunto com o próximo pagamento do benefício. Por isso, o cidadão que não retirar o valor do tempo determinado terá que esperar até o depósito do próximo PIS.
Empregada doméstica tem direito ao PIS?
Uma conta poupança funciona como os demais tipos de contas financeiras, porém ela é destinada para que o usuário guarde dinheiro. O valor acumulado em contas poupanças tendem a render e garantir uma determinada quantia a mais, que aumenta com o passar do tempo.
Dessa forma, guardar dinheiro em contas poupanças garante que ele aumente de acordo com o tempo que permanece guardado. A transferência do PIS para essas contas pode ser feita por meio da instituição em que o benefício se encontra, podendo ser no Banco do Brasil ou Caixa Econômica.
A transferência pode ser feita nos caixas eletrônicos ou aplicativo, será solicitado o número e algumas informações sobre o destinatária. Além disso, é possível solicitar que o valor caia diretamente na conta poupança do trabalhador, desde que seja da Caixa ou do Banco do Brasil, dependendo de onde o cidadão recebe o benefício.
São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!
O Caixa Tem é a conta digital da Caixa Econômica e pode ser utilizada para receber e fazer transações, pagar compras e principalmente para receber benefícios sociais e trabalhistas. Por isso, é possível receber o PIS na conta digital da Caixa. Contudo, só recebem o PIS diretamente na conta digital, os trabalhadores que possuem vinculo com instituições privadas.
Os funcionários públicos que recebem o PASEP por meio do Banco do Brasil podem realizar a transferência do valor para o Caixa Tem informando o número da conta. A ação pode ser feita pelo aplicativo e conta digital do Banco do Brasil ou nos caixas eletrônicos. Para fazer a ação no aplicativo do Banco do Brasil basta seguir os passos abaixo:
Por que meu PIS não caiu no Caixa Tem?
E então, restou mais alguma dúvida sobre como transferir o PIS para o Caixa Tem? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
posso gastar meu pis antes de receber
Ola
Ok