Índice de conteúdo
Empregada doméstica: como funciona, como saber o número, como fazer o cadastro e demais informações sobre o PIS para essas profissionais
O PIS é um programa que beneficia os trabalhadores, com pagamentos pela Caixa Econômica, que podem variar dependendo do tempo de contribuição do funcionário. O PASEP se trata do benefício para os cidadãos que trabalham na rede pública, exercendo serviços para o Governo Federal. Os funcionários públicos recebem o benefício por meio do Banco do Brasil.
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 5 milhões de empregadas domésticas. O demonstra que pelo alto número de profissionais, algumas dúvidas sobre os seus direitos podem surgir.
O valor depositado pelo PIS pode ser utilizado para o recebimento do abono salarial e o seguro-desemprego. Segundo dados da Caixa Econômica, são mais de 700 mil trabalhadores que recebem o benefício do PIS/PASEP. Por isso, abaixo estão as principais dúvidas sobre o programa e principalmente sobre os cidadãos que possuem direito de recebê-lo.
Como tirar o extrato do Pix do Itaú?
O PIS é um programa que tem o seu funcionamento baseado no pagamento de determinada quantia aos trabalhadores por seu tempo de contribuição. Os funcionários da rede privada recebem o benefício por meio da Caixa Econômica e os da rede pública por meio do Banco do Brasil, onde o programa é chamado de PASEP.
Os recebedores podem consultar e receber o PIS por meio do número do benefício e o acesso às respectivas contas digitais. A numeração é adquirida a partir do primeiro emprego regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pode ser encontrada por meio do CPF dos trabalhadores.
Para as empregadas domésticas que possuem vínculos com pessoas jurídicas, o PIS tem o seu funcionamento mantido. Dessa maneira, essas profissionais podem receber o benefício por meio da Caixa Econômica e o utilizarem para o que desejarem. De maneira geral, os cidadãos que realizam serviços gerais podem receber o PIS, já que são contratados por uma empresa, que presta os seus serviços para outras.
Os serviços gerais são relacionados a conservação de um patrimônio, ou seja, são serviços como:
Existem algumas maneiras de encontrar a numeração do PIS e elas serão descritas a seguir.
A empregada doméstica pode verificar o seu número do PIS no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital por meio dos passos indicados abaixo:
Precisando quitar suas dívidas? Peça agora um empréstimo pessoal sem sair de casa!
Para encontrar a sequência numérica do PIS por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, a empregada doméstica pode seguir o passo a passo abaixo:
A empregada doméstica que desejar pode conferir o PIS no site do INSS, como indicado abaixo:
Além do site do INSS, a plataforma do CNIS pode apresentar o PIS para a empregada doméstica. Para conferir basta seguir os passos abaixo:
A empregada doméstica que desejar pode acessar o app do FGTS e encontrar o número do PIS, assim como indicado no passo a passo a seguir:
Como tirar extrato do Simples Nacional?
O PIS é uma numeração adquirida no momento do primeiro emprego com carteira assinada do indivíduo. Dessa maneira, o cadastro é feito pelo empregador e não pode ser solicitado ou feito pelo trabalhador. O benefício é pago de acordo com alguns critérios mencionados a seguir.
Os trabalhadores que recebem até 2 salários mínimos por mês podem receber o benefício PIS/PASEP, porém o valor recebido por mês não é o único critério avaliado para a liberação do programa. Além do valor descrito, os trabalhadores precisam se encaixar nas seguintes regras:
As trabalhadoras e trabalhadores domésticos possuem vínculo com pessoas físicas, por trabalharem em residências e por isso não podem receber o abono salarial, benefício que é composto pelo PIS. O programa do Governo tem como objetivo pagar uma determina quantia para os cidadãos dependendo do tempo de contribuição e essa quantia pode ser usada para o recebimento do abono salarial e do seguro-desemprego.
Contudo, se o indivíduo já trabalhou em outros lugares onde teve vínculo com pessoas jurídicas e cumpre os requisitos mencionados acima ele poderá receber ainda benefício por suas contribuições passadas. Porém, novos valores não serão pagos para ele.
Uma empregada doméstica que possui a carteira de trabalho digital pode ter direito aos principais benefícios trabalhistas pagos pelo Governo Federal, como:
Porém, cada amparo comentado tem suas exigências, que devem ser analisadas para que o trabalhador saiba se possui ou não o direito de receber o valor. Vale mencionar, que o empregador deve registrar a funcionária que trabalha por mais de 2 dias em sua residência, conforme indicado na Lei Complementar N° 150:
“Art. 1o Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei.”
Como calcular o empréstimo do saque-aniversário?
E então, restou mais alguma dúvida sobre o recebimento do PIS para as empregadas domésticas? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Sou empregada doméstica e não tenho direito ao pis, porque?
Eu tenho direito no pis
Eu tenho direito ao pis