PIS: como receber, como transferir, como saber se caiu e os motivos pelos quais o benefício não foi depositado no Caixa Tem

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são os dois benefícios trabalhistas, pagos aos funcionários de empresas privadas e públicas, respectivamente. O valor depositado é referente ao tempo de contribuição dos trabalhadores e apresenta alguns requisitos para que os cidadãos possam recebê-lo.

O Caixa Tem é a conta digital da Caixa e segundo a instituição já é utilizada por mais de 105 milhões de pessoas. Por meio dela são pagos os amparos disponibilizados pelo Governo Federal, como o PIS e por isso algumas dúvidas podem surgir em relação ao recebimento do benefício pela conta digital. Abaixo estão as principais questões sobre o tema, principalmente sobre os motivos pelos quais o PIS pode não ter sido depositado.

Como recuperar a senha do aplicativo FGTS

Como receber o PIS pelo Caixa Tem?

O PIS é pago aos trabalhadores que possuem direito por meio da Caixa Econômica, então o benefício pode ser depositado de forma automática no Caixa Tem. A conta poupança digital da Caixa é utilizada para pagar esse tipo de amparo trabalhista, por isso, o cidadão pode recebê-lo por meio dela automaticamente.

Os funcionários públicos recebem o PASEP, que é pago pelo Banco do Brasil e por isso, o depósito é feito para a conta do cidadão na instituição. Para que o benefício seja recebido no Caixa Tem o indivíduo pode realizar uma transferência por meio do aplicativo ou agência do Banco do Brasil.

Como transferir o dinheiro do PIS para o Caixa Tem?

Conforme mencionado, os indivíduos que trabalham em empresas privadas e recebem o benefício podem obter o valor diretamente no Caixa Tem. Contudo, os servidores públicos precisam realizar uma transferência do Banco do Brasil para a conta digital da Caixa para que o PASEP possa ser recebido pelo Caixa Tem. Para fazer a ação financeira basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Banco do Brasil e acesse a conta;
  2. Na tela inicial acesse a opção “Transferências”;
  3. Informe o banco, tipo de transferência, tipo de conta, agência, número da conta e CPF do recebedor do valor que será transferido;
  4. Insira o valor, a data da transferência e a senha utilizada no banco;

As informações sobre a conta digital da Caixa podem ser encontradas na página inicial e estarão dispostas seguindo a ordem abaixo:

  • Agência;
  • Operação, para realizar depósitos diretamente na conta da Caixa;
  • Número da conta;
  • E por fim o dígito verificador;

Além disso, os dados também podem ser encontrados no cartão da Caixa Econômica.

Como tirar o extrato da conta Neon?

Como saber se meu PIS caiu no caixa tem?

A conta poupança social digital é destinada ao pagamento de amparos sociais e trabalhistas. Por isso, é esperado que esses benefícios sejam depositados na conta, assim como são recebidos na Caixa Econômica. Os cidadãos que recebem o PIS podem verificar na conta, dependendo da opção de saque escolhida, se o valor foi depositado conforme esperado.

Para isso basta acessar a conta e ir até o saldo disponível, para mais detalhes sobre o benefício o cidadão pode acessar o extrato da conta e verificar o valor exato que foi depositado.

Por que meu PIS não caiu no Caixa Tem?

O PIS é um amparo trabalhista pago aos trabalhadores por seu tempo de contribuição, porém não são todos os cidadãos que podem receber o valor. Possuem direito de receber o PIS os indivíduos que se encaixam nas seguintes condições:

  • Estarem cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Terem exercido atividade remunerada para pessoa jurídica por 30 dias consecutivos ou não, no ano base para o recebimento do benefício;
  • Terem recebido até 2 salários mínimos mensais;
  • Estarem com os dados corretos e atualizados no eSocial;

Então, apenas poderão receber o PIS/PASEP os cidadãos que se encaixam nas categorias mencionadas, por isso o não cumprimento dos requisitos podem ser o motivo do não recebimento. Além disso, problemas com o registro de informações no RAIS impedem que os trabalhadores recebam o benefício.

Como saber se o FGTS está liberado após demissão?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o motivo do PIS não ter sido depositado no Caixa Tem? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.