;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Quando a RAIS é entregue em atraso o funcionário recebe o PIS?

Quando a RAIS é entregue em atraso o funcionário recebe o PIS?

Compartilhe esse post:

PIS: o que é RAIS, por que não recebi, o que fazer quando não receber pela empresa e o recebimento quando o RAIS é entregue em atraso

Entre os benefícios trabalhistas pagos pelos Governo Federal, podemos citar o PIS/PASEP pago aos trabalhadores da rede privada e pública de acordo com suas contribuições. O amparo é pago uma vez ao ano na conta da Caixa Econômica ou Banco do Brasil e pode ser consultado por meio das contas digitais das instituições mencionadas.

Ainda que o benefício seja pago pelo Governo, as empresas possuem a responsabilidade de enviarem as informações sobre seus funcionários para que o valor possa ser pago de forma correta. Então, abaixo estão explicadas as principais questões sobre o assunto e a relação entre o PIS e a RAIS.

Como liberar o FGTS pelo aplicativo?

O que é RAIS do PIS?

RAIS é uma sigla que tem como significado Relação Anual de Informações Sociais e tem relação com a coleta feita uma vez ao ano de dados socioeconômicos pelo Governo Federal. O recolhimento das informações tem como objetivo o controle das atividades trabalhistas em andamento no país e o apoio nas tomadas de decisão de órgãos governamentais.

Entre os dados coletados pela RAIS podemos citar como exemplo:

  • Informações sobre os funcionários;
  • Contratos trabalhistas iniciados e finalizados;

As informações podem ser utilizadas nas seguintes situações:

  • Atualizar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  • Controlar os registros do FGTS;
  • Verificar quais trabalhadores possuem direito de receber o PIS/PASEP;

Todas as pessoas jurídicas com CNPJ ativo no ano anterior devem declarar os dados na RAIS, com exceção de Microempreendedores Individuais (MEI) que não possuem empregados contratados. Nessas situações a declaração dos MEIs é facultativa.

Os registros são realizados por meio do eSocial e após a conclusão será enviado uma declaração comprovando a ação. Com o comprovante é possível consultar os dados e o registro, além da comprovação do cadastro, por isso, o recomendado pelas autoridades é que o documento seja guardado.

Precisando quitar suas dívidas? Peça agora um empréstimo pessoal sem sair de casa!

Por que meu PIS não caiu na minha conta da Caixa?

Em algumas situações o trabalhador pode não receber o PIS na conta da Caixa Econômica e um dos motivos pode ser o não encaixar nas condições solicitadas para o recebimento. Entre os requisitos para receber o benefício PIS podemos citar:

  • Estarem cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Terem exercido atividade remunerada para pessoa jurídica por 30 dias consecutivos ou não, no ano base para o recebimento do benefício;
  • Terem recebido até 2 salários mínimos mensais;
  • Estarem com os dados corretos e atualizados no eSocial;

Além disso, uma das penalidades para as instituições que não registram os dados no RAIS é o não recebimento do PIS por parte de seus funcionários. O recebimento do auxílio emergencial também pode ser comprometido pela falta de dados enviados.

Vale mencionar que o PIS é destinado aos funcionários da rede privada e por isso é pago por meio da Caixa Econômica Federal. Contudo, o PASEP tem a sua relação com os trabalhadores públicos e o seu pagamento pode ser feito pelo Banco do Brasil.

PIS é o número da carteira de trabalho?

O que fazer quando não recebe o PIS por causa da RAIS?

Entre uma das consequências do não registro das informações na RAIS, está a não liberação do PIS para os trabalhadores. Nessas situações, o funcionário pode entrar em contato com a empresa informando o ocorrido e então a instituição precisa enviar a RAIS retificadora, conforme indicado pelo Governo.

Se a situação não for resolvida pela instituição, o trabalhador pode contatar um advogado que entrará com um processo na justiça para que a empresa pague o valor do PIS para o cidadão. Dessa forma, além da multa de R$425,64 pelo não registro de dados no RAIS, a instituição também pode responder por processos trabalhistas.

Quando a RAIS é entregue em atraso funcionário recebe o PIS?

Segundo as informações divulgadas pela Caixa Econômica, os cidadãos que tiveram o recebimento do benefício prejudicado pelo atraso de empresas no registro de dados na RAIS ainda poderão receber o valor. Contudo, as instituições que não registraram as informações no período devido precisarão recorrer e enviar a RAIS retificadora por meio do site.

Como saber o número da minha conta digital Caixa Tem?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o recebimento do PIS quando a RAIS é entregue em atraso? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como liberar o FGTS pelo aplicativo?

Beneficiários podem solicitar o saque do FGTS pelo aplicativo e cadastrar a conta bancária em […]

Ler artigo completo

27 respostas para “Quando a RAIS é entregue em atraso o funcionário recebe o PIS?”:

  1. Maria Raquel Martins disse:

    A empresa que trabalho não enviou a Rais no tempo certo quando vou receber meu pasep eles disseram q o ano que vem vou receber os dois isso procede ou ainda podem mandar a Rais atrasada p receber ainda esse ano?

    • CARLOS ALBERTO SILVA disse:

      POR FAVOR, tentei receber meu PIS em 2015/2016, tenho registro em carteira do dia 1° de janeiro de 2013 a 11 de junho de 2016, na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL me disseram que não foi entregue a RAIS, fui no contador, disse que estava tudo certo, nunca consegui qualquer informação sobre a RAIS até ler os comentários acima, ainda posso receber o PIS? E onde devo ir?

      • Rosamaris Silva disse:

        A empresa que eu trabalhava não enviou a RAIS referente ao ano base de 2020 e em 24/09/2022 encaminhou a Rais Genérica referente a esse ano de 2020 porque questionei, em quanto tempo recebo pagamento do PIS? Obrigada

        • Rosangela Mello disse:

          Minha empresa não enviou a RAIS referente ao ano de 2020 e em 2022 encaminhou a Rais Genérica referente a esse ano, em quanto tempo o governo libera o pagamento do PIS? Grato desde já pelo retorno.

          • manoel cruz disse:

            a empresa que trabalho não enviou a RAIS 2022. Vou perder o meu abono?

            • Valdinéa disse:

              Era pra eu ter recebido meu pis 3 março, mas o escritório de contabilidade q eu trabalho não passou mh raiz ,e não consegui receber .
              Si passaram c atraso wnd recebo

              • Jeovane sousa dos santos disse:

                Raiz em atraso recebo meu pis este ano referente a 2020

                • Raquel Magalhães disse:

                  A empresa que eu trabalhava não enviou a RAIS referente ao ano de 2020 e em 2022 encaminhou a Rais Genérica referente a esse ano porque questionei, em quanto tempo o governo libera o pagamento do PIS? Grato desde já pelo retorno

                  • Marcelo disse:

                    Minha empresa não enviou a RAIS referente ao ano de 2020 e em 2022 encaminhou a Rais Genérica referente a esse ano, em quanto tempo o governo libera o pagamento do PIS? Grato desde já pelo retorno.

                    • Antônio Carlos Pereira dos Santos disse:

                      A empresa que trabalhei entregou a RAIS com atraso e ainda não consta que tenho direito de receber o PIS. Fui ao Ministério do Trabalho e me informaram que não consta nada e que preciso aguardar o novo calendário. Quando será esse novo? Porque a empresa não me diz mais nada.

                      Deixe um comentário

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      Navegue por:

                      Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
                      PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
                      Solicite seu empréstimo