Índice de conteúdo
PIS: quem nunca trabalhou tem a numeração, como saber o número, quando vai ser liberado e o número do benefício na carteira de trabalho
O Programa de Integração Social (PIS), busca a inclusão dos funcionários do setor privado com o desenvolvimento da empresa, já o PASEP se trata dos funcionários públicos, então o fundo PIS/PASEP, união dos dois programas, é um valor oferecido aos trabalhadores por suas contribuições em um determinado período de tempo. O benefício possui uma numeração para que seja identificado e consultado.
O número do PIS pode gerar muitas dúvidas nos cidadãos, já que pode ser encontrado na carteira de trabalho. Com uso mais frequente da versão digital do documento, alguns passos para a verificação do número do benefício devem ser informados. Por isso, abaixo estão as principais questões que envolvem o PIS e as formas de encontrá-lo.
Como colocar limite de transferência no Pix?
O PIS é uma numeração registrada para os cidadãos que possuem carteira assinada. Então, a sequência numérica será somente encontrada pelos cidadãos que já trabalharam de acordo com as leis trabalhistas. Isso porque, o PIS está associado ao benefício PIS/PASEP, pago aos cidadãos da rede pública e privada de acordo com o tempo de contribuição.
Dessa forma, quem nunca foi registrado não terá o cadastro realizado no PIS/PASEP. Contudo, assim que o cidadão tiver a sua carteira de trabalho assinada ele será informado sobre o número de seu benefício.
Existem algumas formas diferentes de consultar o número do benefício e cada uma delas será explicada a seguir.
Para saber o número do PIS pelo aplicativo do FGTS basta seguir os passos a seguir:
O site do INSS permite que o número do PIS seja consultado, conforme indica o passo a passo abaixo:
Empréstimo pessoal com taxas a partir de 1,49% a.m é na FinanZero, simule agora!
Para consultar o número do PIS utilizando o aplicativo Caixa Trabalhador o cidadão deve seguir os passos indicados abaixo:
O site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) pode informar o indivíduo sobre o número do NIT (mesmo número do PIS), para isso basta seguir os passos abaixo:
Como tirar o extrato bancário do Santander?
O PIS no ano de 2022 será pago aos trabalhadores que não receberam o benefício no segundo semestre de 2021. O benefício desse ano foi adiado para que o recurso fosse utilizado no Benefício de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), devido a pandemia do Covid-19. O amparo contribuiu com mais de 2,6 milhões de trabalhadores que tiveram seus contratos de trabalho suspensos ou jornada de trabalho reduzida, de acordo com o Governo Federal.
Com o adiamento do benefício foram economizados cerca de 7,45 bilhões esse ano. Então, para 2022 será pago aos trabalhadores o valor referente ao ano de 2020. Além disso, o benefício que normalmente é pago no segundo semestre do ano anterior terá o pagamento realizado no primeiro semestre, a partir de janeiro de 2022.
A carteira de trabalho física possui uma sequência numérica que a identifica. Contudo, com a versão digital do documento o número foi substituído para o CPF do cidadão. O número PIS, na versão física, é informado na primeira página ou anexado por um papel, mas na versão digital é possível encontrar a numeração seguindo os passos abaixo:
Dessa forma, o número da carteira de trabalho, tanto física quanto digital, não é o número do PIS. O benefício possui uma sequência numérica específica que está indicada no documento. Além disso, conforme comentado existem outras formas de consultar o número do PIS.
E quem não tem conta na Caixa, como sacar o PIS?
E então, restou mais alguma dúvida sobre o número do PIS ser o da carteira de trabalho? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Boa noite! Se a pessoa possui carteira de trabalho que já veio com o número do PIs. A emissão da carteira serve como base da contagem para fins de estar inscrito no pis. Ou somente a partir do primeiro emprego? Agradeço antecipadamente por qualquer esclarecimento