PIS: como consultar, como e quando sacar, como tirar o extrato, como receber o valor na conta poupança e como sacar sem ter uma conta na Caixa

O Programa de Integração Social (PIS) e o PASEP, buscam a integração dos funcionários dos setores públicos e privados. Então, o fundo PIS/PASEP, união dos dois programas, é um valor oferecido aos trabalhadores por suas contribuições.

As questões que envolvem o benefício para os cidadãos que não possuem conta na Caixa Econômica podem gerar dúvidas entre os beneficiários, levando em consideração as maneiras de saque. Por isso, abaixo estão as principais questões relacionadas ao saque do benefício.

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Como fazer a consulta do meu PIS?

O cidadão que deseja consultar o benefício, verificando o saldo disponível e demais informações basta acessar o site da Caixa Econômica, conforme indicado abaixo:

  1. Acesse o site da Caixa e informe o número do benefício, CPF ou e-mail cadastrado para fazer o login;
  2. Selecione a opção “PIS”;
  3. Em seguida clique em “Consulta e pagamento”;

Após seguir os passos é possível encontrar as informações disponíveis sobre o benefício do cidadão. O PIS é pago aos trabalhadores de empresas privadas por meio da Caixa, já os servidores públicos são pagos por meio do Banco do Brasil. Contudo, a consulta do benefício também pode ser feita pelo site da Caixa Econômica.

Como e quando sacar o PIS?

O PIS é pago aos trabalhadores da rede privada e pública por suas contribuições, o benefício costuma ser liberado no segundo semestre do ano. Sendo assim, o valor está atribuído as horas de trabalho do ano anterior e é liberado conforme um calendário que leva em consideração a data de nascimento do beneficiário, para os trabalhadores de rede privada e o final do NIS para os servidores públicos.

O saque pode ser feito por meio do Caixa econômica, em qualquer agência ou Banco do Brasil para os contribuintes públicos. Vale verificar as datas disponíveis para cada cidadão de acordo com sua categoria, os calendários são disponibilizados pela Caixa, onde o cidadão também encontra demais informações sobre o benefício.

Como se cadastrar na Nota Fiscal Paulista

Como faço para tirar o extrato do PIS?

O extrato do benefício PIS pode ser consultado e retirado de duas formas, são elas:

Site Caixa

  1. Acesse o site da Caixa e informe o número do benefício, CPF ou e-mail cadastrado para fazer o login, assim como para consultar o benefício;
  2. Selecione a opção “PIS”;
  3. Em seguida clique em “Consulta e pagamento”;
  4. Será indicado a possibilidade de consulta e retirada do extrato do PIS;

Aplicativo Caixa

  1. Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para Android ou IOS;
  2. Acesse-o indicando o número do PIS;
  3. Ao entrar no aplicativo é possível consultar e tirar o extrato do benefício;

Como receber meu PIS na minha conta poupança?

Os cidadãos que possuem o direito de receber o PIS, podem obter o valor por meio de conta poupança que possuem na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil. Conforme comentado, os trabalhadores podem sacar o valor pelas duas instituições financeiras e aqueles que possuem a conta poupança podem receber o benefício diretamente para ela.

Caso o cidadão já possua conta poupa poupança na Caixa Econômica ou Banco do Brasil, mas não receba o benefício em uma delas, ele pode solicitar que a mudança seja feita em uma das agência correspondentes.

Como tirar extrato do Nubank

E quem não tem conta na Caixa, como sacar o PIS?

Para os trabalhadores da rede privada, é possível sacar o benefício por meio da Caixa Econômica, mesmo sem possuir uma conta na instituição. Para isso, basta que o indivíduo apresente o Cartão Cidadão em uma agência e retire o valor disponível em um caixa eletrônico.

O mesmo acontece para o acesso ao aplicativo ou site da Caixa, os cidadãos podem acessá-los utilizando o número do PIS, CPF ou e-mail cadastrado, sem necessariamente precisarem de uma conta no banco. Os trabalhadores públicos podem optar por retirar o benefício no Banco do Brasil e assim não precisam de uma conta na Caixa Econômica para receber o benefício.

Quem trabalhou em 2021 recebe o PIS em 2022?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como sacar o PIS quando o cidadão não possui uma conta da Caixa? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.