O Cartão Cidadão é utilizado por quem possui benefícios trabalhistas ou sociais disponíveis para saque, mas que não tem conta na Caixa. A solicitação é feita de forma gratuita.

O Cartão Cidadão foi criado através de uma parceria entre o governo federal e a Caixa Econômica Federal, a fim de unificar as contas funcionais de pessoas que têm direito a benefícios sociais e/ou trabalhistas. Dessa forma, é possível utilizar um mesmo cartão para realizar o saque de diversos benefícios.

A emissão do cartão está vinculada diretamente à existência de benefícios a receber, ou seja, só pode ser solicitado pelo cidadão que tem direito ao recebimento de um dos serviços sociais ou trabalhistas oferecidos.

Para quem já possui uma conta na Caixa Econômica, seja poupança ou corrente, desde que individual, não é necessário solicitar o Cartão Cidadão, já que o valor do benefício é creditado automaticamente nessa conta.

Esqueci a senha do Cartão Cidadão, como recuperar?

Para que serve o Cartão Cidadão

Como dito inicialmente, o intuito do Cartão Cidadão é unificar o recebimento e saque de diversos benefícios sociais e trabalhistas em uma só conta. Portanto, através dele é possível obter acesso ao:

  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Seguro desemprego;
  • Abono salarial;
  • Rendimentos do Programa de Integração Social (PIS);
  • Bolsa Família.

O cartão pode ainda ser utilizado para saque dos benefícios em qualquer agência Caixa, nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, presentes em diversas regiões do país.

Vale lembrar que quem não é beneficiário do Bolsa Família, não pode sacar o Auxílio Emergencial através do Cartão Cidadão, pois o valor é depositado na conta poupança digital da Caixa, e a movimentação da quantia é feita através do aplicativo Caixa TEM.

Como solicitar o Cartão Cidadão

Como dito, pode solicitar o Cartão Cidadão somente a pessoa que possui algum benefício social ou trabalhista para receber. Dessa forma, é possível solicitá-lo de duas maneiras: através do telefone ou comparecendo em uma agência da Caixa Econômica Federal. Em ambos os casos, a solicitação é totalmente gratuita.

Solicitar o Cartão Cidadão por telefone

Para solicitar o Cartão Cidadão por telefone, basta entrar em contato com a Caixa através do número 0800-726-0207. A recomendação é ter em mãos o número do NIS, NIT ou PIS/PASEP, além do RG.

Após realizar o pedido, o cartão será entregue na casa da pessoa entre 20 e 30 dias. Em alguns casos, também é possível retirá-lo em uma agência, caso assim prefira.

Solicitar o Cartão Cidadão em uma agência Caixa

Quem optar pela solicitação do cartão pessoalmente, deve comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos:

  • documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • comprovante de residência atualizado;
  • número do NIS, NIT ou PIS/PASEP.

É importante ressaltar que devido à pandemia do novo coronavírus, a Caixa suspendeu por um determinado período a solicitação presencialmente, ou seja, o pedido deve ser feito através do telefone. De toda forma, é possível entrar em contato e verificar a disponibilidade do atendimento presencial.

Como tirar o extrato do Nubank?

Como criar a senha do Cartão Cidadão

Após receber o Cartão Cidadão, é preciso criar a Senha Cidadão, que habilita o saque dos benefícios. Para isso, o beneficiário pode contar com a lotérica ou se dirigir até uma agência Caixa.

Portanto, quem optar por criar a Senha Cidadão através de uma Unidade Lotérica, deve antes ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800-726-0207, e depois comparecer à Lotérica de preferência, munido do Cartão Cidadão e um documento oficial. Segundo a Caixa, são válidos os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação, seja física ou digital, desde que com foto;
  • Carteira profissional, como OAB, CRM e afins;
  • Carteira de Trabalho Digital (CTPS);
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte.

Já quem preferir criar a Senha Cidadão em uma agência da Caixa, deve comparecer a uma unidade com um dos documentos apontados acima. Além disso, não é obrigatório a apresentação do Cartão Cidadão.

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.