Usuários do aplicativo FGTS podem recuperar a senha de acesso através do próprio sistema.

A conta FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um direito de todo trabalhador que possui vínculo empregatício em regime CLT. De modo geral, essa conta é utilizada como um tipo de reserva financeira do funcionário, que recebe depósitos mensais feitos pela empregadora, num valor equivalente a 8% do salário bruto.

A conta FGTS funciona como uma conta poupança e está vinculada à Caixa Econômica Federal. Inclusive, em 2016 foi lançado o aplicativo FGTS, que permite ao usuário:

  • consultar o saldo e extrato das contas inativas e ativas do FGTS;
  • optar pela sistemática de saque-aniversário ou saque-rescisão;
  • realizar o saque digital;
  • solicitar o saque em casos de elegibilidade, bem como enviar os documentos necessários;
  • cadastrar uma conta Caixa ou de outros bancos para receber os valores da conta FGTS;
  • autorizar a consulta das instituições financeiras às informações do FGTS;
  • atualizar o endereço.

Como saber se o FGTS está liberado após demissão?

Como acessar o aplicativo FGTS?

O aplicativo FGTS está disponível para Android e iOS, portanto, para acessá-lo é necessário baixá-lo no celular, de acordo com o sistema operacional do dispositivo. Feito isso, abra o app e realize o seguinte passo a passo:

  • na tela inicial, clique no botão “cadastre-se”;
  • preencha os dados solicitados, como CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail;
  • em seguida, será necessário cadastrar uma senha, que será utilizada para acessar o aplicativo FGTS posteriormente. Essa senha deve conter seis números;
  • feito isso, clique no botão “Não sou um robô”.

Então, será enviado um link para o e-mail informado na etapa de cadastro. Esse link, por sua vez, é utilizado para confirmar o cadastro da conta, portanto, é necessário clicar nele. Por fim, acesse novamente o aplicativo FGTS e informe o CPF e a senha numérica cadastrada.

Neste primeiro acesso, por motivos de segurança, será preciso responder algumas perguntas adicionais sobre a vida laboral. Além disso, é necessário ler e aceitar as condições de uso do aplicativo.

Como recuperar o e-mail do aplicativo FGTS

Conforme as orientações da Caixa Econômica Federal, no aplicativo FGTS, não é possível recuperar o e-mail cadastrado, caso o usuário não saiba qual cadastrou. Neste caso, é preciso comparecer à uma agência Caixa, munido de um documento de identificação com foto e solicitar a regularização do cadastro no aplicativo.

Contudo, se souber qual é o e-mail cadastrado, a instituição recomenda que entre em contato com o suporte tecnológico, através do telefone 3004-1104. Para isso, tenha em mãos as informações de cadastramento, como e-mail, nome completo e CPF.

Por que não consigo pagar com QR Code no Caixa Tem?

Como recuperar a senha do aplicativo FGTS

A senha do aplicativo FGTS é composta por seis números, contudo, em caso de perda, é possível recuperá-la através do próprio app, basta realizar o seguinte procedimento:

  • ao acessar o aplicativo, informe o CPF e clique no botão “Não sou um robô”;
  • na tela seguinte, clique na opção “Recuperar senha”, disponível logo abaixo do campo disponível para inseri-la;
  • então, será necessário informar novamente o CPF;
  • feito isso, será enviado um link para o e-mail cadastrado, basta clicar nele e informar uma nova senha para acesso ao app FGTS.

Lembre-se que a regra é a mesma: deve conter seis números e não pode utilizar o número do CPF ou data de nascimento.

Por que não consigo entrar no aplicativo FGTS?

Quando uma pessoa não consegue acessar o aplicativo FGTS, é possível que ainda não tenha realizado o cadastro no sistema. Para verificar, basta clicar no botão “Cadastre-se”, na tela inicial do app, e seguir o procedimento indicado no primeiro item desse texto, em “Como acessar o aplicativo FGTS”.

Contudo, se ainda assim o problema persistir, é necessário entrar em contato com a Caixa, a fim de verificar o problema e regularizar a situação cadastral no sistema. Para isso, é possível utilizar um dos telefones a seguir:

3004-1104 para capitais e regiões metropolitanas
0800-726-0104 para as demais regiões

Tem mais alguma dúvida sobre o acesso ao aplicativo FGTS? Deixa nos comentários! E claro, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.