Carteira de trabalho digital: como emitir, o número do PIS e NIS na versão digital e como saber o número da versão atual da carteira

Com a migração do físico para o digital cada vez mais presente na sociedade, a carteira de trabalho ganha sua versão digital e substituí sua antiga versão original. Segundo dados e uma pesquisa promovida pela Amdocs, o uso de internet pelos brasileiros dobrou desde o início do período de pandemia causado pela Covid-19. Dado que comprova a mudança de hábitos na população, que está mais adepta ao mundo digital.

Diante do tema, abaixo estão as principais questões que envolvem o funcionamento da carteira em sua nova versão. As informações estão descritas a fim de sanar eventuais dúvidas que possam surgir entre os seus usuários no momento de transição do documento.

Não consigo acessar a carteira de trabalho digital, o que fazer?

Como emitir a Carteira de Trabalho Digital?

Diferente do documento físico, sua versão digital não precisa ser solicitada. Dessa forma, o cidadão que deseja ter acesso a nova versão do documento não precisa comparecer em um Poupatempo para isso, basta acessar o aplicativo ou site.

Pelo aplicativo

É possível ter a carteira de trabalho por meio do aplicativo que pode ser baixado no celular do indivíduo, os passos abaixo indicam a maneira de como acessar o documento.

  1. Baixe o aplicativo da carteira de trabalho digital, disponível para Android ou IOS;
  2. Ao baixar, abra o aplicativo e clique em “Entrar”;
  3. Coloque o seu CPF e a senha cadastrada no site do Gov.br;
  4. Informe os dados pessoais solicitados;

Após seguir os passos, é possível acessar o documento pelo aplicativo e encontrar as informações desejadas.

Pelo site

Uma outra opção para ter acesso a nova versão da carteira é utilizar o site, para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do ministério da economia e clique em “Entrar”
  2. Coloque o seu CPF e senha cadastrada no Gov.br;

Ao seguir os passos, é possível ter acesso a carteira pelo site e assim, verificar o que for de desejo do cidadão.

Qual é o número do PIS na carteira de trabalho digital?

O PIS/PASEP é um número de registro que pode ser encontrado por algumas formas e uma delas é por meio da carteira de trabalho digital, para encontrar o registro, basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre no aplicativo da carteira de trabalho digital informando o CPF e senha;
  2. Após entrar no aplicativo, clique na opção “Contratos”;
  3. Vá até a empresa em que trabalha atualmente;
  4. Clique no ícone “+” e o número do PIS/PASEP será encontrado juntamente com demais dados;

Como corrigir dados errados na Carteira de Trabalho Digital?

Como ver o número do NIS na Carteira de Trabalho Digital?

O número do NIS é o Número de Identificação Social, utilizado para identificar os cidadãos brasileiros cadastrados nos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal. Dessa forma, a numeração pode ser solicitada para que benefícios sociais sejam pagos, como o bolsa família, abono salarial, seguro-desemprego, FGTS e entre outros amparos. Por isso, o NIS é de importância para grande parte da população e ele pode também ser encontrado na carteira de trabalho digital.

Para que o número seja identificado basta seguir os passos comentados para o encontro do número do PIS, isso porque, o NIS o PIS possuem a mesma numeração. Ou seja, ambas as siglas possuem a mesma sequência de números, apenas apresentam significados diferentes. Com isso, o número do NIS pode ser encontrado da mesma forma que o número do PIS.

Como saber o número da carteira de trabalho digital?

Na atual versão do documento o número que deve ser informado ao empregador no momento de contratação é o CPF do funcionário. Isso porque, a carteira de trabalho digital não apresenta um número de série, como a sua versão antiga, sendo essa numeração substituída pelo número do CPF do dono do documento. Dessa forma, o número de série encontrado na versão física foi substituído pelo número do CPF na versão digital do documento.

O que é decore e para que serve

E então, restou mais alguma dúvida sobre como saber o número da carteira de trabalho digital? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.