Mais de 120 milhões de usuários terão disponibilidade de pagamento via WhatsApp

Na manhã desta segunda-feira (15) a Cielo enviou comunicado ao mercado anunciando a parceria com o WhatsApp para meios de pagamento via mensageiro. A credenciadora de cartões de crédito é a primeira a anunciar a modalidade de pagamento, mas não declarou exclusividade. Ou seja, possivelmente outras empresas de pagamentos também poderão aderir ao modelo.

A notícia animou o mercado financeiro, e a Cielo cresceu cerca de 20% na Bolsa de Valores de São Paulo durante o pregão desta segunda. O Brasil, que ainda tem quarentena obrigatória em algumas cidades, será o primeiro país internacional a estrear o modelo de pagamento via WhatsApp após testes serem realizados na Índia. A Cielo será a processadora dos pagamentos no Brasil.

Como funciona o pagamento pelo WhatsApp?

O pagamento via WhatsApp funcionará com a função anexo, que já é disponível para envio de documentos, contatos, imagens, vídeos, localizações e áudios.

A função “Pagamentos” ainda não está disponível na data deste post (15/06/2020). De acordo com a Cielo, o app deverá apresentar atualização futura e gradual aos usuários, assim viabilizando o anexo de pagamento.

A pessoa física que desejar pagar pelo mensageiro deverá cadastrar seu cartão de crédito ou de débito no Facebook Pay dentro do próprio WhatsApp.

Em suma, o passo-a-passo para fazer o pagamento pelo WhatsApp é:

  1. Cadastrar o cartão de crédito ou de débito no Facebook Pay (veja abaixo);
  2. Abrir a conversa com a empresa ou pessoa física a quem se deseja fazer o pagamento;
  3. Clicar na função anexo, que pode ser identificada pelo ícone de “clipe”. Dependendo do celular, pode ser encontrado no canto superior direito (ao lado do nome do contato) ou no canto inferior direito (ao lado da caixa de digitação de mensagens);
  4. Digitar o valor de pagamento;
  5. Enviar;

Não haverá cobrança de taxas para pessoas físicas que realizarem ou receberem pagamentos. Empresas que receberem por vendas no WhatsApp deverão arcar com o percentual de 3,99% sobre a venda.

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Quem pode fazer pagamento pelo WhatsApp?

A função ficará disponível para pessoas físicas e jurídicas, que poderão pagar para outras pessoas ou para empresas. Ressalta-se que até o momento somente poderão fazer os pagamentos clientes do Banco do Brasil, do Nubank ou da Sicredi com bandeira Visa ou Mastercard.

Quanto tempo para receber o pagamento do WhatsApp na conta?

Após a primeira parte realizar o pagamento via WhatsApp, a segunda parte, pessoa física ou jurídica, receberá o valor em conta em:

  • um dia útil caso o pagamento tenha sido feito com cartão de débito;
  • dois dias úteis caso o pagamento tenha sido feito com cartão de crédito;

Como se cadastrar no Facebook Pay para pagar?

Para se cadastrar no Facebook Pay para pagamentos é necessário:

  1. Selecionar uma janela de conversa qualquer;
  2. Tocar no clipe;
  3. Tocar em “Pagamentos”;
  4. Se for a primeira vez realizando um pagamento, o cadastro ficará disponível. Basta clicar em continuar e aceitar os termos de pagamentos e privacidade;
  5. Será solicitada a criação de uma senha para a conta do Facebook Pay e a confirmação da mesma na tela seguinte;
  6. Preencher os dados pessoais solicitados;
  7. Preencher os dados do cartão solicitados;
  8. Confirmar a inscrição do cartão de crédito ou de débito informado, via e-mail ou SMS com código de identificação;
  9. Após confirmar o código enviado pelo Facebook Pay, basta selecionar “concluir”;

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Como se cadastrar no Facebook Pay para receber?

Para receber os pagamentos no Facebook Pay do WhatsApp Business por vendas, com a cobrança de 4,99% sobre a venda é necessário:

  1. Abrir o WhatsApp Business;
  2. Tocar em menu e selecionar “Pagamentos”;
  3. Selecionar o Facebook Pay;
  4. Em seguida, selecionar “Receber pagamentos por vendas”;
  5. Ler e aceitar os termos de recebimentos e privacidade;
  6. Informar o CPF ou CNPJ;
  7. Informar os demais dados solicitados da empresa e do administrador responsável pela mesma;
  8. Preencher os dados bancários de recebimento;
  9. Aguardar a confirmação de verificação dos dados bancários da conta e do administrador. O processo pode se estender a até 3 dias úteis;

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