Índice de conteúdo
Mais de 120 milhões de usuários terão disponibilidade de pagamento via WhatsApp
Na manhã desta segunda-feira (15) a Cielo enviou comunicado ao mercado anunciando a parceria com o WhatsApp para meios de pagamento via mensageiro. A credenciadora de cartões de crédito é a primeira a anunciar a modalidade de pagamento, mas não declarou exclusividade. Ou seja, possivelmente outras empresas de pagamentos também poderão aderir ao modelo.
A notícia animou o mercado financeiro, e a Cielo cresceu cerca de 20% na Bolsa de Valores de São Paulo durante o pregão desta segunda. O Brasil, que ainda tem quarentena obrigatória em algumas cidades, será o primeiro país internacional a estrear o modelo de pagamento via WhatsApp após testes serem realizados na Índia. A Cielo será a processadora dos pagamentos no Brasil.
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
O pagamento via WhatsApp funcionará com a função anexo, que já é disponível para envio de documentos, contatos, imagens, vídeos, localizações e áudios.
A função “Pagamentos” ainda não está disponível na data deste post (15/06/2020). De acordo com a Cielo, o app deverá apresentar atualização futura e gradual aos usuários, assim viabilizando o anexo de pagamento.
A pessoa física que desejar pagar pelo mensageiro deverá cadastrar seu cartão de crédito ou de débito no Facebook Pay dentro do próprio WhatsApp.
Em suma, o passo-a-passo para fazer o pagamento pelo WhatsApp é:
Não haverá cobrança de taxas para pessoas físicas que realizarem ou receberem pagamentos. Empresas que receberem por vendas no WhatsApp deverão arcar com o percentual de 3,99% sobre a venda.
Veja também – Quais as instituições financeiras liberaram pagamento via WhatsApp?
A função ficará disponível para pessoas físicas e jurídicas, que poderão pagar para outras pessoas ou para empresas. Ressalta-se que até o momento somente poderão fazer os pagamentos clientes do Banco do Brasil, do Nubank ou da Sicredi com bandeira Visa ou Mastercard.
Após a primeira parte realizar o pagamento via WhatsApp, a segunda parte, pessoa física ou jurídica, receberá o valor em conta em:
Para se cadastrar no Facebook Pay para pagamentos é necessário:
Leia também – Prazo de pagamento do PIS/PASEP e Cofins foi prorrogado?
Para receber os pagamentos no Facebook Pay do WhatsApp Business por vendas, com a cobrança de 4,99% sobre a venda é necessário:
Ficou com mais alguma dúvida sobre o pagamento via WhatsApp? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios