Infelizmente, não é possível fazer PIX com cartão de crédito; mas você pode optar por outros serviços do tipo, como um empréstimo com cartão de crédito

O PIX é o novo queridinho do mercado de pagamentos brasileiro. Isso porque ele tem diversas vantagens em relação ao TED (Transferência Eletrônica Disponível) e ao DOC (Documento de Ordem de Crédito), seus “concorrentes”:

  • É instantâneo: mandou, caiu;
  • Não tem limite de valor;
  • Funciona também de feriado e final de semana;
  • Não tem custo por transação;
  • E, além disso, não precisa de todos aqueles dados para ser concluído.

Por isso, desde que foi criado pelo Banco Central, em fevereiro de 2020, ele tem sido considerado um dos meios mais revolucionários de transação bancária no país. Não por menos, logo na sua estreia, em dezembro, movimentou R$ 83,4 bilhões, com 46,4 milhões de pessoas cadastradas.

Ou seja, quase três meses depois, os números devem ser ainda mais altos, né?

Pois é, se você não é adepto do PIX, vale conhecer. Simples de usar, basta que você se cadastre no seu banco para ter uma chave – que pode ser seu CPF, seu telefone, email… enfim! Você escolhe 😉

E PIX com cartão de crédito: dá para fazer?

Não, não dá para fazer PIX com cartão de crédito. Em resumo, o PIX funciona seguindo a mesma lógica de TED e DOC: você precisa ter dinheiro na conta para poder enviar o valor.

Há bancos que topam enviar valores do seu cheque especial. Nesses casos, portanto, também funciona para o PIX. Mas fique atento: você é cobrado de juros pelo uso desse limite. Afinal, ele é uma espécie de empréstimo que já é pré-aprovado para você. Consulte as suas taxas antes de usar.

Então, para usar o seu cartão de crédito e enviar dinheiro, é necessário outra forma de serviço. Por exemplo, você pode optar por um empréstimo com cartão de crédito, cujo funcionamento você entende mais aqui.

De qualquer forma, em suma, você pega um valor emprestado bloqueando o limite do seu cartão de crédito. Assim, será cobrado em sua fatura por esse valor, de acordo com a quantidade de parcelas que selecionar.

Como atualizar os dados do auxílio emergencial?

Por que não dá para fazer PIX com cartão de crédito?

Bem, como essa é uma dúvida recorrente de vocês, fomos entender por que não dá para fazer PIX com cartão de crédito. Especialistas consultados pela FinanZero explicaram que se trata de uma questão de timing: afinal, como você manda algo de forma instantânea, o banco não pode esperar a aprovação do cartão de crédito para liberar o dinheiro.

Ou seja, talvez seja um serviço impossível de se conquistar via PIX, mesmo se esse processo for revisto. Mais uma vez, isso porque se trata de uma limitação de processos: como o cartão de crédito envolve aprovação, não há como fazer pagamento instantâneo via dinheiro com ele.

De qualquer forma, se isso mudar, você saberá em primeira mão aqui na FinanZero.

Reajuste do salário mínimo muda o seguro desemprego?

Existe empréstimo via PIX?

O PIX é um meio oficial de pagamentos. Portanto, uma empresa pode sim lhe pedir uma transação via PIX. No entanto, esse não é o meio mais comum quando se trata do mercado de empréstimo.

Dessa forma, atente-se se uma empresa lhe pedir esse tipo de pagamento. Cheque nas redes sociais se é um padrão daquele banco ou fintech. Afinal, infelizmente, ainda são comuns os golpes envolvendo empréstimo.

Na dúvida, peça outras opções de pagamento, como boleto, por exemplo. Isso porque o PIX não tem estorno: uma vez transferido, não tem mais volta.

No mais, NUNCA pague nada sem ter recebido o valor integral do empréstimo contratado. Isso é ilegal e crime, de acordo com o Banco Central.

PIX: O que é e como funciona?

Ficou com mais dúvidas?

Por fim, ficou com mais dúvidas sobre fazer PIX com cartão de crédito? Então, comente.

Pois bem, estamos sempre à disposição para tudo o que você precisar 😉

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.