WhatsApp: Como receber dinheiro, como configurar e fazer pagamentos no Whats e como realizar transferência via Pix pelo aplicativo

O WhatsApp divulgou recentemente que transferências bancárias podem ser realizadas dentro do aplicativo. Após configurar as opções de pagamento receber ou pagar determinado valor será possível pelo chat da pessoa escolhida. O valor máximo por transferência será de R$ 1.000, para enviar uma quantia maior é preciso fazer mais de uma transferência.

Até o momento os cartões que são aceitos no aplicativo são os da bandeira Visa ou Mastercad. Entretanto, o WhatsApp já comunicou que espera realizar mais parcerias. Uma das dúvidas entre seus usuários é se podem ser realizados pagamentos via Pix dentro do aplicativo, já que segundo dados do Banco Central em apenas 1 mês de uso o Pix representa quase 40% das transferências bancárias.

O que é análise de crédito?

Como receber dinheiro pelo WhatsApp?

Com o nova função do WhatsApp receber e realizar pagamento são ações que podem ser feitas dentro do aplicativo. Para receber dinheiro no WhatsApp a pessoa que deseja realizar o pagamento deve seguir os passos:

  1. Acesse o chat da pessoa que deseja transferir o valor;
  2. Clique no ícone “Clipe de Papel” para telefones com sistema Android ou no “+” para IOS;
  3. Selecione a opção “Pagamentos” e sem seguida digite o valor da transferência desejada;
  4. Por fim, clique em “Pagar” e coloque a senha definida;

Após os passos o valor será transferido. Contudo, a pessoa que recebe precisa “Aceitar o pagamento” quando ele for informado pelo WhatsApp. Assim, após o aceite o dinheiro transferido cairá automaticamente na conta configurada no aplicativo. Para realizar compras pelo aplicativo, ou seja, pagamentos para empresas o processo é o mesmo, a única diferença é que as empresas usam o WhatsApp Business, versão para empresas do app.

Como comentado é preciso que uma conta e uma senha sejam cadastradas no aplicativo. Para isso é necessário configurar o pagamento pelo WhatsApp antes de realizar as transferências.

É confiável fazer compras pelo celular?

Como configurar pagamento pelo WhatsApp?

O pagamento pelo WhatsApp deve ser configurado antes de realizar transferências para outros usuários. A configuração é simples, basta seguir o passo a passo dentro do aplicativo:

  1. Acesse o aba “Ajustes” ou “Configurações”;
  2. Vá até a opção “Pagamentos”;
  3. Clique na opção “Facebook Pay” e em seguida em “Continuar”;
  4. Crie uma senha numérica;
  5. Coloque CPF, nome e telefone e clique em “Avançar”;
  6. Insira, por fim, os dados solicitados do cartão desejado;

As transferências realizadas para pessoas físicas só podem ser feitas por cartões de débito. Contudo, para empresas que usam o WhatsApp bunisess é possível fazer os pagamentos com cartão de crédito.

A função do aplicativo ainda não está disponível para todos os seus usuários. Isso porque a funcionalidade está sendo distribuída de forma gradual, onde a pessoa que recebe um valor ativa a função e pode configurar as opções de pagamentos.

Quais bancos começaram a aceitar pagamentos por WhatsApp Pay?

Como transferir Pix pelo WhatsApp?

As transferências pelo Pix ocorrem por meio de chaves, que podem ser até 4 por usuário ou por leitura de QR Code. Assim as transferências são feitas de forma rápida e simples. Dentro do WhatsApp é possível fazer transferências via Pix por meio da fintech Conta Zap, seguindo os passos:

  1. Entrar em contato via chat com o seguinte número: 11 4502-4494;
  2. Realize o cadastro solicitado;
  3. Digite “Enviar Pix”;

Após os passos será solicitado a chave do usuário e em seguida o valor que deseja enviar. Para receber um valor através do Pix os passos são praticamente os mesmo. Enviando ” Cadastrar Pix” a conta enviará as opções de chaves e será possível realizar o cadastro e receber pagamentos por meio dele.

A Conta Zap funciona como uma conta digital e para realizar transferências pelo Pix é preciso tenha saldo disponível dentro dela. A conta também permite que os valores que estiverem guardados sejam movimentados para outras contas e que outros sejam enviados para ela.

Vale mencionar que é preciso se atentar se a conta por onde a conversa está sendo realizada é uma conta comercial oficial, se possui o selo de certificação e se o número é o mesmo indicado nesse post para não cair em golpes.

E então, restou mais alguma dúvida sobre como fazer Pix pelo WhatsApp? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.