Empréstimo

Empréstimo: quanto tempo demora, como fazer, como funciona, as vantagens e demais questões sobre a portabilidade de um crédito

De acordo com uma pesquisa realizada pela FinanZero, as buscas por empréstimo no mês de novembro de 2021 tiveram um aumento de 17% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O dado revela que a população está cada vez mais interessada em opções de crédito e nos assuntos relacionados.

Com isso, a portabilidade é um termo relacionado aos pedidos de empréstimos que pode gerar algumas dúvidas entre os cidadãos que já possuem algum crédito ou que desejam solicitá-lo. A seguir estão as principais caraterísticas sobre a portabilidade e principalmente como esse termo funciona.

É possível transferir o dinheiro do Cartão Cidadão?

Quanto tempo demora a portabilidade de empréstimo?

A portabilidade pode levar em torno de 15 a 20 dias. Contudo, esse período pode variar dependendo da instituição, já que cada uma trabalha de uma forma. Se após esse período não ocorrer a portabilidade, o cidadão pode entrar em contato com o banco e verificar o que ocorreu.

É vantagem fazer portabilidade de empréstimo?

Um dos motivos para realizar uma portabilidade de empréstimo é a possibilidade de condições distintas para o crédito, como:

  • Taxas de juros menores;
  • Maior tempo para quitar o empréstimo;
  • Maior margem consignável no caso de empréstimo consignado;

Por isso, a mudança de banco pode ser vantajosa desde que a oferta seja melhor para o solicitante do que a já existente. O recomendado é que a portabilidade seja feita apenas se o cidadão receber boas condições para ainda seguir com o empréstimo já existente.

Quais são os direitos de uma empregada doméstica que dorme no trabalho?

Qual o melhor banco para fazer portabilidade de um empréstimo?

O melhor banco para fazer uma portabilidade depende de vários fatores. Isso porque, cada instituição apresenta condições distintas sobre o empréstimo oferecido e cada uma delas deve ser analisadas para a tomara de decisão. Portanto o cidadão deve verificar as condições que já possui e compará-las com as que são oferecidas a ele, a portabilidade deve ser feita quando for vantajosa para o solicitante.

Se o cidadão possuir um empréstimo consignado ele deve analisar se a instituição escolhida oferece essa modalidade de empréstimo e se é possível continuar com seu crédito no banco. Essa questão deve ser verificada pois o consignado só pode ser realizado quando a instituição apresenta vínculo com a empresa que o cidadão trabalha ou com o INSS, dependendo do indivíduo.

Precisando de dinheiro? Acesse o nosso site e encontre as melhores ofertas de empréstimo consignado!

Como fazer a portabilidade de um empréstimo?

Para fazer a portabilidade de um empréstimo o cidadão pode entrar em contato com o banco escolhido e verificar qual é o processo para que a ação possa ser feita. De forma geral, as instituições analisam o histórico financeiro do indivíduo e o empréstimo que possui para a tomada de decisão, se o crédito será aprovado ou não e quais serão suas condições.

Além disso, o indivíduo pode simular a portabilidade em diferentes bancos e comparar as ofertas enviadas. Conforme mencionado, a portabilidade deve ser feita quando as propostas são vantajosas em relação ao empréstimo já existente e então, essa questão deve ser analisada com cautela pelo solicitante.

Como funciona portabilidade de empréstimo?

A portabilidade de empréstimo tem a sua funcionalidade baseada na mudança de banco credor do crédito adquirido. Isso significa que o crédito do cidadão pode continuar em outra instituição, com novas condições, melhores do que as anteriores.

Em geral, os cidadãos optam pela portabilidade para buscarem melhores condições de empréstimo, como taxas de juros mais baixas ou maior margem consignável. Se o cidadão possui dificuldades em pagar o crédito que possui, a portabilidade pode contribuir para a saúde da vida financeira do indivíduo.

Como vai funcionar o bônus do Auxílio Brasil?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como funciona a portabilidade de um empréstimo? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.