;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quais são os direitos de uma empregada doméstica que dorme no trabalho?

Quais são os direitos de uma empregada doméstica que dorme no trabalho?

Compartilhe esse post:

Empregada doméstica: quantas horas a profissional pode trabalhar, qual o salário, o adicional noturno e demais questões sobre a profissão

No Brasil existem muitas empregadas domésticas. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 5 bilhões de profissionais dessa área. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 92% do número mencionado são mulheres.

Com alto número de empregadas domésticas, é comum que dúvidas relacionadas aos seus direitos surjam. Por isso, a seguir estão algumas informações sobre o direito de profissionais dessa área que dormem em seus serviços.

Quem tem conta na Caixa recebe o PIS de forma antecipada?

Quantas horas por dia uma empregada doméstica tem que trabalhar?

De acordo com a Lei Complementar N° 150 o trabalho de uma empregada doméstica não pode ultrapassar 8 horas diárias:“Art. 2o A duração normal do trabalho doméstico não excederá 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais, observado o disposto nesta Lei.”

O Governo Federal estabelece que os profissionais dessa área que trabalham por mais de 2 dias por semana devem ser registrados, conforme a lei complementar N° 150 descreve o trabalho:

“Art. 1o Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei.”

Qual o tempo de almoço de uma empregada doméstica?

Ainda de acordo com a Lei, as empregadas domésticas devem ter ao menos 1 hora para descanso e almoço. Contudo, esse período pode ser definido com o empregador em conjunto com a profissional, desde que ambos estejam de acordo com o que foi definido. O mesmo vale para as demais questões de horários e formas de pagamento.

Como vai funcionar o bônus do Auxílio Brasil?

Qual o salário de uma empregada doméstica que dorme no trabalho?

O salário de uma empregada doméstica que dorme em seu serviço e realiza trabalhos na parte da noite pode variar conforme algumas questões, como:

  • Serviços realizados;
  • O salário (que varia de região para região);
  • Hora extra;
  • Adicional noturno;

De acordo com a Medida Provisória de Número 1.091 de 30 de Dezembro de 2021, o salário mínimo para as empregadas domésticas no ano de 2022 é de R$1.212. Dessa forma, as profissionais devem receber esse valor mínimo com o acréscimo de demais direitos que serão especificados abaixo.

Precisando de dinheiro? Acesse o nosso site e encontre as melhores ofertas de empréstimo pessoal!

Empregada doméstica que dorme no trabalho tem direito a adicional noturno?

O adicional noturno é de direito de toda profissional dessa área com carteira assinada que que realiza funções das 22 horas às 05 horas. É comum que profissionais dessa área precisem cuidar de idosos ou crianças durante o período da noite e então precisam dormir no trabalho.

Como tirar extrato do Pix da conta Next?

Como calcular hora extra noturna de empregada doméstica?

O cálculo da hora extra noturna deve ser feito considerando a hora extra paga pelo tempo de serviço a mais, conforme indicado abaixo:

Hora trabalhada + 50% da hora extra + 20% do adicional noturno + 2/3 do adicional de prontidão

Quais são os direitos de uma empregada doméstica que dorme no trabalho?

Uma empregada doméstica que dorme em seu serviço tem o direito de receber alguns benefícios além do salário que já recebe. Entre um dos direitos, está a hora extra que é caracterizada pela quantia paga pelo tempo extra trabalhado fora do horário combinado. Além disso, a profissional pode receber o adicional noturno, que consiste no valor pago pelo horário noturno de serviço.

Além dos benefícios comentados, o empregador não deve descontar por produtos de limpeza ou de consumo da funcionária. Todas as empregadas domésticas que possuem carteira assinada devem recorrer à justiça caso os seus direitos estejam sendo violados, nesse caso os empregadores podem responder por processos administrativos e financeiros.

Como funciona o empréstimo do FGTS?

E então, restou mais alguma dúvida sobre quais são os direitos de uma empregada doméstica que dorme no trabalho? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como vai funcionar o bônus do Auxílio Brasil?

Descubra agora como vai funcionar o bônus do Auxílio Brasil, porque algumas famílias não entraram na nova rodada de pagamento e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Quais são os direitos de uma empregada doméstica que dorme no trabalho?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo