Índice de conteúdo
Futuramente, o novo programa social do governo, Auxílio Brasil, poderá vir acompanhado de um bônus.
Vem sendo discutido um novo projeto que oferece a possibilidade de conceder um bônus aos beneficiários do Auxílio Brasil, a proposta é que os valores arrecadados com privatizações estatais e dividendos líquidos, possam se tornar esse bônus. Este, vai sofrer variações conforme a arrecadação.
O projeto propõe o seguinte modelo, 20% da receita decorrente de uma privatização ou venda de ativo será destinada ao bônus do Auxílio Brasil. Outros 20% serão destinados ao pagamento de precatórios parcelados e os 60% restantes, servirão para abater a dívida pública.
Precisando de dinheiro? Acesse o nosso site e encontre as melhores ofertas de empréstimo pessoal!
O pagamento deste bônus não será incluído no teto de gastos, visto que este limita as despesas da União e que o benefício extra não terá caráter recorrente. Este projeto ainda vai passar pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que viabiliza o parcelamento de dívidas do Governo Federal, advindas de decisões judiciais, os precatórios.
Duas privatizações já estão quase certas para serem atreladas ao fundo de bônus do Auxílio Brasil, os Correios e a Eletrobras. Este fundo, também incluirá a venda de imóveis e dividendos de estatais lucrativas.
Vai ter cartão do benefício Auxílio Brasil?
O programa Auxílio Brasil tem o objetivo de ajudar as famílias de baixa renda e os que podem receber são as famílias que:
A renda familiar mensal total deve ser calculada realizando a somatória dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros. Para clacular a renda por pessoa, deve-se fazer a divisão da soma total pelo número de pessoas da família.
O pagamento do Auxílio Brasil será feito em 12 parcelas mensais, do mês de janeiro até o de dezembro. Para receber os pagamentos mensais deve-se preencher os requisitos citados acima e além disso atentar-se a frequência escolar mensal mínima dos filhos, que deve ser de 60% para crianças de quatro a cinco anos e 75% para os que tem entre seis e vinte um anos. É necessário manter a caderneta de vacinação em dia e fazer o acompanhamento nutricional de crianças com até sete anos incompletos. Gestantes devem realizar o acompanhamento pré-natal.
O Ministério da Cidadania fará uma verificação mensal para saber se as famílias que fazem parte do programa estão cumprindo todos os requisitos, por isso algumas famílias são excluídas do programa e novas inclusas. Deste modo, é importante que a família verifique mensalmente se permanece cumprindo os requisitos para o recebimento do benefício, para evitar surpresas.
Posso ter meu auxílio brasil cancelado?
Mais de 3 milhões de famílias, que já estavam inscritas no CadÚnico, foram aprovadas para receber o Auxílio Brasil e a consulta para verificar se houve a inclusão ao programa ou não, pode ser feita pelo site ou app do Auxílio Brasil e pelo app Caixa TEM.
Se após consultar, a família verificar que não foi inclusa, dúvidas sobre porque isso aconteceu podem surgir. É importante lembrar que a inscrição no CadÚnico não garante por si só a concessão do benefício. Diversos fatores podem ter ocasionado a não inclusão da família, como a renda da mesma, se há vínculo com programas trabalhistas e sociais, a composição familiar e o orçamento disponibilizado para essa nova inclusão.
A análise de um ou mais destes fatores pode ter resultado na não inclusão da família neste momento, mas futuramente essa inserção no programa ainda poderá ocorrer.
Como tirar extrato do Pix da conta Next?
Tem mais alguma dúvida sobre o Auxílio Brasil? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios