;
FinanzeroBlogCrédito

Como funciona o empréstimo do FGTS?

Como funciona o empréstimo do FGTS?

Compartilhe esse post:

O empréstimo do FGTS funciona como um crédito consignado, mas que utiliza o valor disponível no fundo de garantia como garantia de pagamento.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um instrumento governamental, criado em 1966, que tem como objetivo assegurar o trabalhador em determinadas situações, como a demissão sem justa causa.

Dessa forma, a conta FGTS, criada no início de cada vínculo empregatício do trabalhador, funciona como uma reserva financeira, que recebe depósitos mensais no valor equivalente a 8% do salário do funcionário e está vinculada à Caixa Econômica Federal, mantenedora do benefício.

Os valores depositados na conta FGTS, por sua vez, podem ser sacados em diversas situações, como demissão sem justa causa, aposentadoria e em caso de aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida.

Além disso, a quantia disponível pode, ainda, ser utilizada para solicitação de empréstimos consignados, chamado de empréstimo do FGTS, como explicaremos a seguir.

Empregada doméstica tem direito ao FGTS?

Como funciona o empréstimo do FGTS?

O empréstimo do FGTS é uma modalidade de empréstimo seguro e funciona como um crédito consignado, pois as parcelas são descontadas na folha de pagamento do trabalhador. Contudo, essa modalidade utiliza o dinheiro existente no fundo de garantia para quitar a dívida, caso o funcionário não consiga arcar com as parcelas, por isso é chamado, também, de empréstimo com garantia do FGTS.

Dessa forma, quem precisa de crédito com juros baixos, como acontece no refinanciamento, mas não possui algum bem para colocar como garantia, como um imóvel ou automóvel, pode optar por essa modalidade, que também conta juros mais baixos, quando comparado às taxas dos demais tipos de empréstimos.

Quem tem conta na Caixa recebe o PIS de forma antecipada?

Aprovado através da Lei n°13.313, em 2016, a taxa de juros do empréstimo com uso do FGTS não pode ser superior a 3,5% ao mês, de acordo com a Caixa. Além disso, o prazo máximo para pagamento é de 48 meses, conforme estipulado pelo Conselho Curador do FGTS.

Quem pode solicitar o empréstimo do FGTS?

Diferente do crédito consignado tradicional, que está disponível para trabalhadores celetistas, servidores e beneficiários do INSS, o empréstimo consignado com garantia do FGTS é voltado apenas para trabalhadores com carteira assinada, isso significa que é preciso que o solicitante esteja com vínculo empregatício ativo.

Peça já o seu empréstimo FGTS com garantia do saque-aniversário com a FinanZero!

Além disso, existem algumas regras que devem ser levadas em consideração no momento de solicitar essa modalidade de crédito, são elas:

  • assim como no empréstimo consignado comum, o valor da prestação não pode ultrapassar a margem consignável, que representa 30% do salário;
  • o trabalhador pode oferecer como garantia até 10% do saldo disponível em sua conta FGTS e até 100% do valor da multa rescisória, paga pelo empregador em caso de demissão sem justa causa;
  • deve possuir saldo suficiente para o empréstimo na conta FGTS;
  • a empresa que o beneficiário trabalha deve estar conveniada com a instituição financeira.

O valor utilizado como garantia no empréstimo, ficará separado dos demais valores restantes da conta FGTS. Sendo assim, a quantia fica indisponível para qualquer outro tipo de movimentação, até que o empréstimo seja quitado ou o valor debitado para pagamento das prestações por parte do banco.

Quem pode receber o salário família do INSS?

Qual banco faz empréstimo com garantia do FGTS?

Atualmente, o empréstimo com garantia do FGTS é oferecido somente pela Caixa Econômica Federal. Alguns bancos e instituições financeiras, contudo, disponibilizam a opção de antecipação do saque-aniversário do FGTS, que nada mais é do que o adiantamento de até três anos de depósito.

Com isso, o beneficiário recebe antecipadamente o valor desejado, enquanto o pagamento do empréstimo é feito através dos depósitos efetuados pelo empregador na conta FGTS do trabalhador.

Veja como funciona o empréstimo saque-aniversário.

Como fazer empréstimo do FGTS?

Como dito anteriormente, o empréstimo com garantia do FGTS, por enquanto, é oferecido somente pela Caixa Econômica Federal. Dessa forma, para solicitá-lo, é preciso se dirigir até uma agência da instituição financeira ou entrar em contato através da Central de Atendimento, no telefone 0800 726 0101.

Tem mais alguma dúvida sobre como conseguir dinheiro rápido? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem tem conta na Caixa recebe o PIS de forma antecipada?

PIS: onde receber, como funciona para quem tem conta na Caixa, calendário e demais informações […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como funciona o empréstimo do FGTS?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo