Empréstimo saque-aniversário FGTS: quem tem direito, quais os valores e como solicitar.

Muitos brasileiros estão recorrendo aos empréstimos pessoais para lidar com a crise financeira. Uma das alternativas é antecipação do saque-aniversário do FGTS. Mas essa opção só é válida para quem tem saldo suficiente na conta.

A retirada antecipada desse valor é considerada como um empréstimo. O trabalhador pode sacar até três anos de depósito, ou seja, três parcelas.

O juros para essa linha de crédito é em média 1,99% ao mês. Esse crédito está disponível para aqueles que tem o saque-aniversário como opção em seu FGTS.

Basicamente, para ter acesso, o usuário precisa ter optado pelo FGTS de aniversário e, automaticamente, aberto mão do saque na rescisão contratual.

O que devo pagar em um contrato de empréstimo?

Quais as condições para ter acesso ao empréstimo saque-aniversário?

O valor mínimo liberado é de R$ 2 mil. O total de cada parcela solicitada varia de acordo com a faixa salarial do trabalhador.

Outro ponto importante é que a data do último crédito a ser antecipado não pode ultrapassar os 999 dias. Esse prazo é contado a partir da contratação da linha de crédito.

Para conseguir o empréstimo saque-aniversário, o solicitante precisa atender alguns requisitos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter conta corrente ou popança no banco escolhido;
  • Ter optado pelo saque-aniversário do FGTS;
  • Permitir que a instituição tenha acesso às informações do FGTS;
  • Ter saldo suficiente para que o valor mínimo de empréstimo seja atendido;
  • Não ter dívidas com o banco em que vai pegar o empréstimo;
  • Estar com o CPF regular.

Quais as vantagens de solicitar empréstimo pelo saque-aniversário?

Existem diversas vantagens em optar por essa linha de crédito. Cada instituição financeira tem suas condições e regras, mas as vantagens são as mesmas em qualquer uma delas:

Burocracia

O empréstimo saque-aniversário costuma ser fácil e rápido. Tendo saldo em conta e cumprindo os demais requisitos, o trabalhador consegue ser aprovado sem muita burocracia.

Taxa de juros

As taxas de juros costumam ser mais baixas e cada banco pratica a sua, mas a média é de 1,09% a 1,99% ao mês. De qualquer forma, são mais baixas se comparadas a outras linhas de crédito pessoal.

Velocidade

Se aprovado, o dinheiro cai em conta em até um dia útil. Essa modalidade é ideal para quem precisa de dinheiro com urgência.

O imóvel precisa estar quitado para refinanciar?

Quem pode fazer esse empréstimo?

Qualquer trabalhador que tenha saldo em conta pode fazer a mudança de saque rescisão para saque-aniversário. Essa etapa precisa ser feita pelos canais digitais do FGTS.

Essa modalidade está em vigor desde 2019, mas só funciona para quem a habilita no sistema de FGTS. Lembrando que ao escolher essa opção, o usuário abre mão, automaticamente, do FGTS na rescisão de contrato de trabalho.

A solicitação de crédito pode ser feita através de qualquer banco que possua a modalidade, mas é preciso que o cliente seja correntista da instituição escolhida.

Financiamento de imóvel: taxas de juros mais altas

Como fazer a solicitação do crédito?

O primeiro passo é ser optante da modalidade saque-aniversário do FGTS. Caso ainda não seja, basta acessar o aplicativo ou site do FGTS e selecionar.

Em seguida o cliente pode escolher um dos bancos que tenha essa linha de crédito e fazer a solicitação. Ela pode ser realizada direto em uma agência bancária ou pelo internet banking.

Após a aprovação, o cliente precisará assinar o contrato eletronicamente. O processo costuma ser rápido e, na maioria das vezes, o dinheiro fica disponível em até um dia útil. Esse prazo é variável e depende da instituição financeira escolhida.

Lembrou de alguma dúvida sobre o empréstimo saque-aniversário Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.