Financiamento imobiliário: aumento nas taxas de juros e como aumentar as chances de aprovação.

Os bancos decidiram subir as taxas cobradas para o financiamento imobiliário. Isso acontece porque a taxa básica de juros da economia (Selic) foi de 4,25% para 5,25%. Por essa razão existe a previsão de que o custo para a compra de imóveis seja maior nos próximos meses.

Desde o começo do ano já tivemos quatro alterações na Selic. Este aumento mais recente aconteceu na última quinta-feira (5).

O mercado imobiliário esteve com as taxas estagnadas por um grande período. Isso favoreceu o aumento no número de financiamentos feitos pelo país. Mas já era esperado que essa fase passasse .

Auxílio Brasil: quem tem direito?

Quais as taxas praticadas pelos bancos agora?

Diversas instituições financeiras já iniciaram os repasses nos financiamentos. O primeiro banco a aumentar as taxas de juros foi o Santander, que saiu de 6,99% para 7,99%. Já o Bradesco subiu as taxas para 6,90%, mas anteriormente estava em 6,70% ao ano. O Banco do Brasil (BB) está com taxas em 7,95% e o Banco Itaú em 6,90%.

Já a Caixa Econômica federal (CEF) anunciou que não tem intensão de aumentar as taxas a curto prazo. Essa mudança pode acontecer nos próximos meses, mas ainda não há nada definido.

É importante ressaltar que cada instituição financeira fará a análise de crédito caso a caso. O perfil de risco de cada cliente será avaliado antes da definição das taxas praticadas.

Calendário auxílio emergencial: datas serão divulgadas pelo Whatsapp

Por que alguns clientes pagam taxas mais caras no financiamento de imóvel?

Assim como em pedidos de crédito pessoal, o financiamento de imóveis se utiliza do histórico de pagamento do cliente para a aprovação. Ter um baixo score pode influenciar, e muito, nas taxas de juros cobradas na compra do imóvel.

Muitas vezes os clientes acabam optando por imóveis com valores mais acessíveis ou até mesmo desistem da compra por conta da dificuldade em ser aprovado.

Quantas vezes posso refinanciar o mesmo imóvel?

Como facilitar a aprovação de financiamento imobiliário?

A compra de um imóvel e o período para aprovação do financiamento podem ser demorados. Mas você sabia que é possível facilitar e acelerar esse processo?

Veja algumas dicas de como melhorar suas chances de ter o financiamento imobiliário liberado e assim conseguir realizar o sonho de ter a casa própria.

  • Vá atrás do crédito

Antes de escolher o imóvel a ser comprado, procure o crédito imobiliário primeiro. Essa etapa costuma ser a que leva mais tempo e por isso deve ser a primeira.

Um ponto importante é que, se aprovado, fica mais fácil saber qual valor disponível para compra do imóvel. Mas lembre-se que o valor liberado não tem ligação direta com a compra. Sendo assim, se o banco autorizar um financiamento de valor X, o cliente não precisa usar todo o dinheiro.

  • Atente-se aos valores

Outra questão essencial para ser aprovado é buscar financiamentos que caibam no seu bolso. O ideal é ter parcelas que não consumam mais de 30% da sua renda. O contrato final não pode comprometer muito o seu orçamento.

  • Documentos

Para conseguir um financiamento é preciso cumprir uma série de exigência e apresentar alguns documentos. Para agilizar o processo, separe-os com antecedência.

A maioria dos bancos solicitam os mesmos documentos, mas existem algumas particularidades. Já tenha em mãos o comprovante de renda, declaração do imposto de renda, RG, CPF. certidão de casamento (se tiver), entre outros.

  • Vá atrás das taxas

Com o recente aumento das taxas de juros para financiamento de imóvel, tornou-se imprescindível pesquisar muito antes de definir em qual banco fazer o contrato. Faça muita pesquisa a respeito das taxas mais vantajosas e que não comprometam seu orçamento.

  • Mantenha seu nome limpo e o cadastro positivo

Caso você tenha dívidas, procure quitá-las para deixar seu nome limpo. Estar negativado dificulta a aprovação de crédito. Cadastre seu CPF nas empresas de serviço de proteção ao crédito, pois isso ajuda a deixar seu score mais alto.

Seguindo estas dicas você consegue aumentar suas chances de conquistar seu imóvel e com taxas de juros menores.

Lembrou de alguma dúvida sobre o financiamento de imóvel? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.