FinanzeroBlogBenefícios do Governo

É possível transferir o dinheiro do Cartão Cidadão?

É possível transferir o dinheiro do Cartão Cidadão?

Compartilhe esse post:

Beneficiários podem transferir o dinheiro disponível no Cartão Cidadão para outra conta bancária, contudo, é preciso utilizar aplicativos específicos, que variam de acordo com o benefício.

O Cartão Cidadão foi criado em uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o governo federal, e é utilizado para facilitar o acesso a benefícios sociais e/ou trabalhistas. Portanto, quem tem direito ao recebimento de benefícios como, FGTS, seguro desemprego e Auxílio Brasil, por exemplo, pode realizar o saque através do Cartão Cidadão.

Tendo isso em mente, a emissão do Cartão Cidadão está diretamente vinculada à existência de benefícios a receber, ou seja, para solicitar e obter o Cartão Cidadão, é preciso que haja algum benefício social ou trabalhista para sacar.

Dentre os benefícios acessíveis através do Cartão Cidadão, estão:

  • Rendimentos do Programa de Integração Social (PIS);
  • Seguro desemprego;
  • FGTS;
  • Auxílio Brasil.

Como acessar o Cartão Cidadão pela internet?

Qual é o tipo de conta do Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão não é considerado uma conta corrente ou poupança, apesar de ser administrado pela Caixa Econômica Federal, uma instituição financeira. Na prática, o Cartão Cidadão está vinculado ao número do PIS do trabalhador e, por isso, é utilizado para saque de benefícios sociais e trabalhistas, como o FGTS, PIS, seguro desemprego e outros citados anteriormente.

Portanto, o Cartão Cidadão funciona como um documento para os trabalhadores que possuem algum benefício a receber, e que permite ao governo automatizar esses pagamentos.

Como saber o número do Cartão Cidadão?

O número do Cartão Cidadão é composto por treze dígitos, e está disponível na parte frontal do cartão. Esse número, inclusive, é o mesmo do Número de Identificação Social (NIS), um cadastro realizado pela Caixa Econômica Federal para identificar os trabalhadores no momento do recolhimento e recebimento de benefícios, como FGTS, seguro desemprego e aposentadoria, por exemplo.

Quais são os direitos de uma empregada doméstica que dorme no trabalho?

É possível transferir dinheiro do Cartão Cidadão?

Como dito inicialmente, o Cartão Cidadão não funciona como uma conta corrente ou poupança e, por isso, não é possível utilizar o cartão para transferir o dinheiro para outra conta bancária.

Entretanto, os beneficiários podem utilizar aplicativos específicos para transferir as quantias para uma conta bancária de preferência. Para isso, é preciso verificar qual aplicativo atende o benefício em questão, conforme explicamos a seguir.

FGTS

quem tem direito ao saque do FGTS pode transferir o dinheiro para uma conta da mesma titularidade através do saque digital, disponível no aplicativo FGTS. O cadastro da conta bancária pode ser feito pelo próprio app, clicando no botão “Meus saques” e, em seguida, “Minha conta bancária”.

Então, é só informar os dados bancários, inclusive, são aceitas contas de diversas instituições financeiras e fintechs. Vale dizer, contudo, que quem possui conta na Caixa, seja poupança ou corrente, terá o valor oriundo do saque FGTS depositado automaticamente nessa conta.

Seguro desemprego

Ao solicitar o seguro desemprego, o beneficiário pode informar os dados da conta em que deseja receber as parcelas. Caso não seja feita a indicação de uma conta bancária no momento da solicitação, o valor será depositado em uma conta Caixa, seja corrente ou poupança, desde que seja uma conta individual.

Contudo, se o beneficiário não possuir uma conta Caixa, será automaticamente aberta uma conta Poupança Social Digital. Essa, por sua vez, permite que a movimentação dos recursos seja feita através do aplicativo Caixa Tem.

Isso significa que o seguro desemprego pode ser transferido para outra conta bancária nas três circunstâncias, ou seja, se recebido em uma conta bancária indicada pelo beneficiário, se depositado em uma conta Caixa ou ainda se recebido na conta Poupança Social Digital.

Precisando de dinheiro? Acesse o nosso site e encontre as melhores ofertas de empréstimo pessoal!

PIS

Os trabalhadores que têm direito ao recebimento do PIS e possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, receberão os valores na conta em questão. Entretanto, quem não tem conta na instituição financeira, receberá o benefício na conta Poupança Social Digital, que será aberta automaticamente para o trabalhador.

Neste caso, quando o valor é creditado na conta Poupança Social Digital, o beneficiário pode realizar o saque através do Cartão Cidadão e senha ou, se preferir, realizar movimentações do recurso através do aplicativo Caixa Tem. No app, é possível, inclusive, transferir o dinheiro para outra conta bancária.

Auxílio Brasil

Os beneficiários do Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, que recebem os valores através da conta Poupança Social Digital, poderão transferir os recursos através do aplicativo Caixa Tem.

O Caixa Tem pode, ainda, ser utilizado para pagamento de contas e boletos e também para realizar o saque em terminais autoatendimento da Caixa, Casas Lotéricas e Correspondentes bancários Caixa Aqui.

Tem mais alguma dúvida sobre o Cartão Cidadão? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quais são os direitos de uma empregada doméstica que dorme no trabalho?

Empregada doméstica: quantas horas a profissional pode trabalhar, qual o salário, o adicional noturno e demais questões sobre a profissão.

Ler artigo completo

0 respostas para “É possível transferir o dinheiro do Cartão Cidadão?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo