Cashback: o que é, como funciona o programa de cashback e quais são as vantagens que podemos encontrar no sistema de recompensas

Com a economia mundial sofrendo as consequências da pandemia do Covid-19, como o desemprego com taxa de 14,4% no Brasil, a população busca formas de economizar em compras feitas pela internet. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 48% dos consumidores utilizam o sistema de cashback em suas compras online durante o período pandêmico.

Com isso, muitas dúvidas podem surgir em relação ao programa de recompensas, já que além de ser muito utilizado, pode contribuir para uma forma de economia e aproveitamento do valor gasto. Então, abaixo estão as principais questões sobre o tema a fim de solucionar as dúvidas mais frequentes sobre o cashback e seu funcionamento.

Prorrogação do Auxílio Emergencial: veja calendário e quem tem direito

O que é um cashback?

O cashback é um sistema de recompensa de dinheiro, em tradução livre ele significa “dinheiro de volta” e consiste no o recebimento de parte do valor gasto em compras de volta. O valor a ser recebido pode variar de 5%, 10% e até 15%, porém não existe um limite máximo de cashback, as empresas que decidem o valor que poderá ser retornado. Dessa forma, um cashback é um sistema e está diretamente relacionado ao recebimento de determinada porcentagem de dinheiro de volta.

Como funciona o sistema de cashback?

O sistema de cashback, como comentado consiste no recebimento de parte do valor de uma determinada compra. Sendo assim, quando um cidadão realiza uma compra em um site de uma empresa que oferece o sistema ou por meio de uma intermediadora, ele pode receber uma porcentagem do valor do produto escolhido. A quantia recebida de volta pode ser utilizada pelo consumidor no que desejar, dependo do programa utilizado.

As empresas podem oferecer o cashback por meio de transferências bancárias ou em forma de saldo para gastar em lojas parceiras ou dentro da empresa que oferece o sistema. Sendo assim, cabe ao consumidor optar pelo cashback que considerar mais vantajoso para ele.

Vale mencionar que o sistema de recompensas não é a mesma coisa que descontos, já que o cidadão paga o valor completo do produto escolhido e pode receber uma porcentagem do valor. Além disso, o cashback também é diferente do sistema de milhas, não sendo considerado pontos e em geral não possuem uma data limite para ser usado.

Entre os principais aplicativos de cashback podemos citar:

  • Méliuz;
  • Ame Cashback;
  • Cashback PicPay;

Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Qual a vantagem do cashback?

Existem algumas vantagens em utilizar a forma de recompensas, tanto para as empresas quanto para os consumidores que podem receber porcentagens do dinheiro que foi gasto. Podemos citar algumas vantagens para as empresas, como:

  • Maior incentivo de compras;
  • Ganho de consumidores;
  • Aumento de visibilidade;

Além disso, as vantagens para os consumidores são:

  • Possibilidade de ganho de parte do valor gasto;
  • Ao juntar o cashback é possível realizar outras compras;

Dessa forma, fica claro que o sistema de cashback pode ser benéfico para ambos os lados, o que explica o motivo do sistema estar em grande uso desde o ano de 2019. Contudo, é preciso estar atento e verificar todos os detalhes relacionados ao sistema, já que cada empresa pode definir alguns critérios para o recebimento do valor de volta. Por isso, é válido verificar as condições e as outras possibilidades antes de comprar um produto apenas pelo cashback que está sendo oferecido.

Como evitar cair no golpe do delivery?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como funciona o cashback? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.