FinanzeroBlogCrédito

Como funciona o financiamento de imóvel usado?

Como funciona o financiamento de imóvel usado?

Compartilhe esse post:

Saiba como funciona o financiamento de imóvel usado e quais são os documentos necessários para isso. Acompanhe.

Financiar um imóvel é uma boa alternativa para quem quer realizar o sonho da casa própria. A partir dessa modalidade de crédito é possível adquirir a casa dos sonhos, mesmo que não tenha o dinheiro para comprá-la à vista.

O processo é o mesmo para ambos os financiamentos, tanto novo quanto usado.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona essa linha de crédito. Mas neste post vamos focar no financiamento de imóvel usado. Veja mais.

O que é financiamento de imóvel?

O financiamento imobiliário é como um tipo de empréstimo. Basicamente, o banco paga ao vendedor do imóvel. Depois, o cliente precisa devolver o dinheiro para a instituição financeira e isso acontece por meio de prestações definidas em contrato.

O consumidor não pode negociar o imóvel enquanto não o quitar, mas ele fica em seu nome nesse período.

As condições de pagamento variam de acordo com cada banco, ou seja, cada um deles tem suas regras sobre prazo de pagamento, taxas de juros e valor do imóvel a ser financiado.

Quais são os documentos necessários para o financiamento de imóvel usado?

Para adquirir um imóvel usado, o cliente precisa cumprir algumas regras. Os documentos essenciais para isso são:

  • Documentos de identificação como o RG e CPF (originais e cópia)
  • Certidão de casamento ou união estável
  • Documentos que comprovem o regime de bens (do casamento)
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos federais e à Dívida Ativa da União
  • Páginas da carteira de trabalho (cópia)
  • Extrato da conta do FGTS

Por ser um imóvel usado, as instituições financeiras podem solicitar outros documentos, como o carnê do IPTU e certidão do imóvel.

Qual a diferença entre financiar um imóvel novo ou usado?

No caso de um imóvel novo, o cliente consegue parcelar a entrada diretamente com a construtora. Já o restante do valor será quitado juntamente ao banco em que foi contratado o financiamento.

Vale ressaltar que as parcelas só começam a ser pagas à instituição financeira quando as chaves forem entregues.

Já nos imóveis usados, o pagamento da entrada deve ser acordado entre comprador e vendedor. Além disso, esse trato deve ser formalizado em um documento de compra e venda.

Após o contrato de financiamento ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis, a chave já pode ser entregue. Mas isso acontece desde que o proprietário esteja com o valor financiado em sua conta.

Você tem mais alguma dúvida sobre financiamento de imóvel usado? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

FGTS vai poder ser usado para pagar creches. Veja mais

Auxílio-CrecheFGTS para qualificação profissionalQuais os documentos necessários para sacar o FGTS?As contas […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como funciona o financiamento de imóvel usado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo