FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como ganhar dinheiro sendo menor de idade?

Como ganhar dinheiro sendo menor de idade?

Compartilhe esse post:

Veja 7 formas de ganhar dinheiro sendo menor de 18 anos

Iniciar a carreira profissional antes da maioridade pode ser uma vantagem no mundo do trabalho. Começar a desenvolver habilidades profissionais desde jovem pode alavancar e acelerar o crescimento e o autoconhecimento de uma pessoa. Aprender a relacionar-se, lidar com as frustrações, criar resiliência além de expandir o conhecimento são algumas das vantagens que começar a trabalhar cedo podem proporcionar.

Mas, além das capacidades e habilidades de um ser humano, começar a trabalhar cedo também incentiva o jovem a aprender a lidar com as suas finanças. Confira neste post quais são as regras, os direitos e os deveres para os trabalhadores menores de idade, e também algumas áreas de atuação para quem quer ganhar dinheiro.

Como ganhar dinheiro respondendo pesquisas?

Qual é a idade mínima para começar a trabalhar?

Conforme a regulamentação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o adolescente com 16 anos pode começar a trabalhar com a carteira assinada, cumprindo regime horário máximo de 8 horas por dia e 44 horas semanais.

Contudo, é proibido que o trabalhador que tenha entre 16 e 18 anos cumpra jornada noturna, ou seja, das 22pm às 5am. Este menor pode firmar recibos de pagamentos, mas, no momento da rescisão precisará de um representante ou responsável legal. Todos os direitos previstos pela CLT também são aplicáveis aos trabalhadores menores de idade:

  • Férias;
  • 13º salário;
  • FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • dentre outros;

Os menores de idade entre 14 e 16 anos podem trabalhar somente na modalidade aprendiz, sendo necessária a inscrição em programas de aprendizagem e formação técnico-profissional prontamente regulamentados pelos artigos 424 a 433 da CLT.

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Além do trabalho com carteira assinada e do trabalho como jovem aprendiz, confira abaixo 7 formas de ganhar dinheiro sendo menor de idade:

7 formas de ganhar dinheiro sendo menor de idade

Criação de Conteúdo

Uma área que explodiu na década passada e permanece próspera é a criação de conteúdo para web. Com a expansão da comunicação digital, criar conteúdo, viralizar e conseguir ganhar dinheiro não é incomum. Afinal, de acordo com uma pesquisa da Strategy Analytics, metade da população mundial já possuía um smartphone em junho de 2021. E este número ainda está em crescimento.

Veja abaixo alguns canais para criar e divulgar conteúdos com o potencial de criar renda, seja com conteúdos informativos ou de lifestyle:

  1. Instagram;
  2. Facebook;
  3. LinkedIn;
  4. Pinterest;
  5. TikTok;
  6. Youtube;
  7. Twitter;
  8. WordPress;
  9. Medium;
  10. Blogger;

Há também diferentes formas de monetizar esses conteúdos, seja por meio do Google Adsense, que monetiza conteúdos de blogs e no YouTube, ou por meio de patrocínios e publiposts para marcas. Estas marcas tentam miram certos nichos, por isso, especificar o tipo de conteúdo produzido é muito importante.

Isto significa que para obter sucesso e conseguir ganhar dinheiro com a criação de conteúdo serão necessários disciplina e foco em um tema, seja ele qual for: artes, finanças, gastronomia, moda, negócios, etc.

Como ganhar dinheiro no Instagram sendo influencer digital?

Bazar de Garagem

Quem mora com os pais ou os avós pode contar com uma garagem cheia de coisas antigas e que não estão sendo utilizadas. Ou mesmo, o adolescente pode vender os brinquedos da sua infância, caso estejam em boas condições e sem uso. Dependendo do brinquedo, ele pode valer uma quantia razoável, se for um item de colecionador.

Uma opção para ganhar dinheiro é vender estes itens antigos em um bazar de garagem ou em uma feira de antiguidades (com alguém que já trabalhe com esses itens). Além de reduzir a quantidade de coisas sem uso dentro de casa, aumentando o espaço disponível, é possível rentabilizar este tipo de comércio.

Venda online

Na mesma linha da sugestão anterior, também é possível vender os artigos sem uso na web. Por meio de sites como:

  • Enjoei;
  • Estante Virtual (somente livros);
  • Mercado Livre;
  • Reclame Aqui;

Mas, além de vender artigos usados que estão sem uso, existe a possibilidade do menor ganhar dinheiro iniciando o próprio negócio virtual. Veja algumas opções abaixo:

  1. Redes sociais: utilizar o Instagram ou o marketplace do Facebook para divulgar a venda dos produtos;
  2. E-commerce: criar um site para vender os produtos;
  3. Infoprodutos: criar um produto virtual (como um e-book ou um curso) e vendê-lo em plataformas especializadas;
  4. Marketing de afiliados: ganhar comissão com a venda de infoprodutos, mas para isso é preciso você fazer um curso de marketing digital, para aplicar estratégias corretas de vendas pela internet.

Somado a isso, existe um leque de possibilidades nos tipos de produtos a serem vendidos:

  • alimentos: artesanais, fitness, veganos, gourmet, etc
  • artesanato: joias, bijuterias, moda, decoração, etc;
  • cosméticos: maquiagem, produtos para o cabelo, produtos para pele, etc;
  • protudos para pets: comida, roupas, acessórios, etc;
  • roupas: esportivas, sazonais, tendências, etc;

Cuidar de animais

Se os seus amigos ou familiares fizerem uma viagem, o menor pode se oferecer para cuidar dos animais de estimação dos mesmos em troca de dinheiro. Em adendo, também é possível estabelecer uma rotina e oferecer serviços de passeio com os cachorros na vizinhança, oferecendo uma opção para os vizinhos que não têm tempo para tal atividade.

Empresa familiar

Se o menor de idade possuir um parente ou alguém na família que tenha um negócio próprio, também poderá pedir por uma oportunidade de começar a desenvolver as habilidades profissionais. Uma empresa familiar é uma ótima porta de entrada profissional, e, inclusive, muitos adultos assumem os negócios de suas famílias após atingirem a maioridade e adquirirem experiência o suficiente.

Como tirar o extrato do Pix da conta Sicoob?

Reciclagem

Em tempos que as mudanças climáticas estampam os noticiários e geram discussões em nossa sociedade, trabalhar com a reciclagem, além de ser uma maneira de ganhar dinheiro, também é uma forma de cumprir com o papel de cidadão responsável pelo seu meio. Desde a confecção de produtos com origem na reciclagem à coleta dos itens para venda posterior, a reciclagem também oferece maneiras de se obter renda.

Games

A profissionalização dos e-sports, os famosos “games” da internet, também é uma realidade forte em 2022. Se há dez anos atrás ganhar dinheiro jogando vídeo game podia parecer uma ideia incomum e inatingível, hoje em dia, mais e mais essa área que movimenta bilhões cresce. Caso o adolescente jogue um jogo online com potencial de monetização, persistir e ter disciplina nessa atividade pode acarretar em ganhar um dinheiro extra.

Como ganhar dinheiro na internet com jogos?

Ficou com mais alguma dúvida sobre como ganhar dinheiro sendo menor? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como tirar o extrato do Pix da conta Sicoob?

Como tirar o extrato do Pix da conta Sicoob?Como cadastrar chave Pix […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como ganhar dinheiro sendo menor de idade?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo