;
FinanzeroBlogCrédito

Como não se endividar com o cartão de crédito?

Como não se endividar com o cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

Saiba como não se endividar com o cartão de crédito. Veja dicas essenciais para evitar dores de cabeça com suas finanças.

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado na hora do aperto. Afinal, quando precisamos comprar algo e não temos o dinheiro, o cartão aparece como uma alternativa.

Infelizmente, se não usado com inteligência, o cartão pode se tornar um vilão para as finanças de qualquer pessoa. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de como usá-lo e evitar a inadimplência. Acompanhe.

É legal o parcelamento automático do cartão de crédito?

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito permite que o consumidor efetue compras, mesmo sem ter o dinheiro à vista. Isso acontece através do limite de crédito, disponível no produto.

As comprar podem ser parceladas com ou sem juros, de acordo com o estabelecimento.

O limite de crédito é definido de acordo com a renda do cliente e seu histórico como pagador.

Alguns cartões possuem anuidade e o valor é diluído durante 12 meses. Mas existem opções de cartões de crédito que não tem cobrança dessa taxa.

Como funciona o limite do cartão de crédito parcelado?

O que acontece se eu me endividar com o cartão de crédito?

O grande problema de não pagar a fatura do cartão de crédito é ter que lidar com as altas cobranças das taxas de juros.

Muitas pessoas, quando não conseguem quitar a fatura, recorrem ao rotativo e acabam pagando o valor mínimo do mês. Mas esse é um grande erro, pois, muitas instituições chegam a cobrar quase 300% de juros ao ano.

Esse tipo de problema acaba se tornando uma bola de neve e o valor total da dívida pode dobrar ou até mesmo triplicar.

Outro grande problema é que com a inadimplência, o cliente pode vir a ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

O que acontece se eu parcelar a fatura do cartão?

Dicas para não se endividar com o cartão de crédito

Podemos dizer que é muito tentador poder comprar algo e pagar aos poucos. Milhares de famílias brasileiras usam o cartão de crédito quando estão com dificuldades financeiras.

Mas o ideal é seguir algumas regras essenciais para evitar maiores problemas com esse produto. Veja algumas dicas para não se endividar com o cartão de crédito:

Defina quanto pode ser gasto

O primeiro passo é analisar suas finanças e definir quanto pode ser gasto, por mês, com o cartão de crédito.
Baseie-se no quanto você recebe e quanto poderá ser direcionado para o pagamento de fatura.

Trave o limite

Depois de definir quanto pode ser gasto, procure travar o limite do cartão.
Algumas pessoas têm dificuldades para seguir o teto de gastos e uma forma de burlar isso é travando o limite.

Se você estipulou R$ 500 de gastos, permita que seu cartão tenha apenas isso de limite para ser utilizado. Assim fica mais fácil se controlar na hora de passar o cartão.

Peça já o seu cartão de crédito sem anuidade com a FinanZero!

Não compre por impulso

Ao visitarmos uma loja é normal ter vontade de comprar ao ver uma promoção ou uma oferta tentadora. Mas antes de passar o cartão, analise de você realmente precisa do que está sendo oferecido.

As compras por impulso podem ser grandes vilãs nas faturas de cartão de crédito.

Evite o rotativo

O pagamento mínimo é um dos grandes culpados na hora do cliente se endividar com o cartão de crédito.
Caso sua fatura esteja alta, procure analisar qual a melhor alternativa: pagar o mínimo ou parcelar a fatura.
Verifique as taxas de juros e custo efetivo total de cada opção antes de definir.

Ao parcelar, não use o cartão

Alguns cartões permitem que o cliente continue usando mesmo quando estão em fase de parcelamento. Isso é um grande erro, pois só aumenta o risco de continuar se endividando.

Ao parcelar a fatura, bloqueie o cartão para uso, pelo menos enquanto a dívida não for finalizada.

De forma geral, se você seguir essas dicas, as chances de se endividar com o cartão de crédito reduzem consideravelmente.
Procure utilizar este produto com consciência e aproveite mais as suas vantagens.

Você tem mais alguma dúvida sobre como não se endividar com o cartão de crédito? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Precisando de um empréstimo? Encontre aqui as melhores taxas de juros!

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Cancelei o FGTS extraordinário sem querer, o que fazer?

O saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) vem sendo liberado […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como não se endividar com o cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo