FinanzeroBlogCrédito

Como não se endividar com o cartão de crédito?

Como não se endividar com o cartão de crédito?

Atualizado em: Sexta-feira, 17/06/2022 às 17h13
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Saiba como não se endividar com o cartão de crédito. Veja dicas essenciais para evitar dores de cabeça com suas finanças.

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado na hora do aperto. Afinal, quando precisamos comprar algo e não temos o dinheiro, o cartão aparece como uma alternativa.

Infelizmente, se não usado com inteligência, o cartão pode se tornar um vilão para as finanças de qualquer pessoa. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de como usá-lo e evitar a inadimplência. Acompanhe.

É legal o parcelamento automático do cartão de crédito?

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito permite que o consumidor efetue compras, mesmo sem ter o dinheiro à vista. Isso acontece através do limite de crédito, disponível no produto.

As comprar podem ser parceladas com ou sem juros, de acordo com o estabelecimento.

O limite de crédito é definido de acordo com a renda do cliente e seu histórico como pagador.

Alguns cartões possuem anuidade e o valor é diluído durante 12 meses. Mas existem opções de cartões de crédito que não tem cobrança dessa taxa.

Como funciona o limite do cartão de crédito parcelado?

O que acontece se eu me endividar com o cartão de crédito?

O grande problema de não pagar a fatura do cartão de crédito é ter que lidar com as altas cobranças das taxas de juros.

Muitas pessoas, quando não conseguem quitar a fatura, recorrem ao rotativo e acabam pagando o valor mínimo do mês. Mas esse é um grande erro, pois, muitas instituições chegam a cobrar quase 300% de juros ao ano.

Esse tipo de problema acaba se tornando uma bola de neve e o valor total da dívida pode dobrar ou até mesmo triplicar.

Outro grande problema é que com a inadimplência, o cliente pode vir a ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

O que acontece se eu parcelar a fatura do cartão?

Dicas para não se endividar com o cartão de crédito

Podemos dizer que é muito tentador poder comprar algo e pagar aos poucos. Milhares de famílias brasileiras usam o cartão de crédito quando estão com dificuldades financeiras.

Mas o ideal é seguir algumas regras essenciais para evitar maiores problemas com esse produto. Veja algumas dicas para não se endividar com o cartão de crédito:

Defina quanto pode ser gasto

O primeiro passo é analisar suas finanças e definir quanto pode ser gasto, por mês, com o cartão de crédito.
Baseie-se no quanto você recebe e quanto poderá ser direcionado para o pagamento de fatura.

Trave o limite

Depois de definir quanto pode ser gasto, procure travar o limite do cartão.
Algumas pessoas têm dificuldades para seguir o teto de gastos e uma forma de burlar isso é travando o limite.

Se você estipulou R$ 500 de gastos, permita que seu cartão tenha apenas isso de limite para ser utilizado. Assim fica mais fácil se controlar na hora de passar o cartão.

Peça já o seu cartão de crédito sem anuidade com a FinanZero!

Não compre por impulso

Ao visitarmos uma loja é normal ter vontade de comprar ao ver uma promoção ou uma oferta tentadora. Mas antes de passar o cartão, analise de você realmente precisa do que está sendo oferecido.

As compras por impulso podem ser grandes vilãs nas faturas de cartão de crédito.

Evite o rotativo

O pagamento mínimo é um dos grandes culpados na hora do cliente se endividar com o cartão de crédito.
Caso sua fatura esteja alta, procure analisar qual a melhor alternativa: pagar o mínimo ou parcelar a fatura.
Verifique as taxas de juros e custo efetivo total de cada opção antes de definir.

Ao parcelar, não use o cartão

Alguns cartões permitem que o cliente continue usando mesmo quando estão em fase de parcelamento. Isso é um grande erro, pois só aumenta o risco de continuar se endividando.

Ao parcelar a fatura, bloqueie o cartão para uso, pelo menos enquanto a dívida não for finalizada.

De forma geral, se você seguir essas dicas, as chances de se endividar com o cartão de crédito reduzem consideravelmente.
Procure utilizar este produto com consciência e aproveite mais as suas vantagens.

Você tem mais alguma dúvida sobre como não se endividar com o cartão de crédito? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Cancelei o FGTS extraordinário sem querer, o que fazer?

Como cancelar o FGTS extraordinário?Preciso sacar obrigatoriamente o FGTS extraordinário?Não recebi o […]

Ler artigo completo

respostas para “Como não se endividar com o cartão de crédito?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo