Cartão de crédito: o que é e como funciona, como cancelar, o que acontece com o limite e demais informações sobre o parcelamento automático do cartão

O cartão de crédito funciona como um facilitador de compras, sejam elas online ou físicas, garantindo também segurança quando comparado com dinheiro em espécie. Nos meses de janeiro a abril de 2022, a FinanZero teve cerca de 425 mil pedidos de cartões de crédito, dado que revela o quanto esse meio de pagamento é usado pela população.

O parcelamento da fatura pode ser uma opção quando o valor do cartão é muito alto para o seu usuário. Entretanto, essa função ainda pode gerar muitas dúvidas entre a população, em especial quando sobre o parcelamento automático e sua legalidade, tema descrito a seguir.

Empréstimo pessoal sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça o seu pedido!

O que é parcelamento automático do cartão de crédito?

Parcelar a fatura do cartão consiste no pagamento parcial da cobrança, enquanto a outra quantia é paga por meio de parcelas. Então, o indivíduo que possui um determinado valor em sua fatura, poderá parcelar a quantia e pagar o restante no mês seguinte, definindo os valores e as datas de vencimento. Essa possibilidade garante que o valor total seja parcelado, porém a próxima fatura terá o acréscimo de juros pela ação feita.

O parcelamento automático consiste no pagamento parcial de forma automática pelo banco. Ou seja, o valor total da fatura pode ser parcelado sem que o usuário solicite essa função. Essa condição pode acontecer após o uso da opção de crédito rotativo, indicando ao banco que essa modalidade é a que mais se encaixa na situação financeira do usuário.

Quando se parcela a fatura do cartão de crédito o limite volta?

Quando a fatura de um cartão de crédito é parcelada o limite permanece o mesmo. Isso porque, as parcelas ainda estão em aberto e o limite só será restaurado quando o cliente quitar tudo aquilo que deve ao banco. Portanto, mesmo com o parcelamento e a divisão do valor da dívida, o limite do cartão não se altera.

O indivíduo que possui o seu limite restrito pelo parcelamento pode optar pelo pagamento total da dívida. Com um planejamento financeiro será possível conseguir o valor necessário para pagar pelas parcelas. A opção ainda garante uma quantia total menor, já que os juros não serão mais cobradas nas demais prestações. Outra opção é a solicitação de um aumento do limite recebido.

Com o parcelamento da fatura do cartão de crédito, posso continuar usando?

tem como cancelar o parcelamento do cartão de crédito?

O indivíduo que teve a sua fatura parcelada de forma automática e não deseja continuar com a forma de pagamento pode entrar em contato com a instituição e solicitar o cancelamento. É possível encontrar a opção de cancelamento no aplicativo do banco, então basta que o indivíduo quite as suas parcelas e clique em “cancelar parcelamento automático”.

Se o cidadão não utilizar o aplicativo da instituição financeira, ele pode ainda comparecer em um agência ou ligar na instituição. Após realizar esses passos será possível ter o parcelamento automático cancelado.

O que é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar?

Pagar o valor mínimo ou parcelar a fatura de um cartão de crédito é uma decisão que depende de alguns fatores. Isso porque, cada banco apresenta condições e regras diferentes em relação aos seus serviços, que refletem também nas condições do parcelamento ou pagamento mínimo. Ambas as opções cobram por juros que podem ser distintos, maiores ou menores dependendo da instituição e da quantidade que será parcelada.

Essa decisão deve ser tomada após a simulação das duas opções, assim o indivíduo pode escolher por aquela que apresenta a melhores vantagens. Por isso, para escolher entre as opções é válido entender como cada uma funciona e ainda calcular a dívida que será feita.

O parcelamento automático da fatura de um cartão de crédito é uma prática legalizada, desde que cumpra com as regras estipuladas pelo Banco Central, são elas:

  • As condições do parcelamento automático devem ser melhores do que as do crédito rotativo;
  • O banco deve informar sobre as condições do parcelamento de forma clara;

Vale mencionar novamente que o indivíduo não tem a obrigatoriedade de aceitar o parcelamento automático de sua fatura. Sendo assim, é possível escolher a melhor forma de pagamento de acordo com sua situação financeira. O cidadão então pode entrar em contato com o banco e solicitar o seu cancelamento.

Como funciona o limite do cartão de crédito parcelado?

E então, restou mais alguma dúvida sobre a legalidade do parcelamento automático do cartão de crédito? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.