Como pagar com Pix?
Índice de conteúdo
Os usuários podem realizar pagamentos com o Pix através do QR Code, código Copia e Cola, chave Pix e dados bancários.
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, criado pelo Banco Central, que permite transferências entre pessoas físicas, jurídicas e o governo. Funcionando desde novembro de 2020, o Pix é considerado o segundo meio de pagamento preferido entre os consumidores brasileiros, de acordo com levantamento da Fiserv.
Outra pesquisa publicada, neste caso pelo Banco Central, mostra que o Pix conta com mais de 90 milhões de pessoas que já realizaram, pelo menos, uma transação através do sistema desde o seu lançamento.
Golpe do Pix: como recuperar o dinheiro?
Como funciona o Pix?
O Pix pode ser utilizado através do aplicativo ou Internet Banking das instituições financeiras e fintechs que aderiram ao sistema, isso significa que não é necessário baixar um aplicativo específico para usufruir do Pix. Basta possuir uma conta poupança ou corrente em qualquer banco tradicional ou fintech, cadastrar a chave Pix e começar a usar.
Na prática, o Pix permite que sejam feitas:
- transações entre pessoas físicas e jurídicas;
- pagamentos a estabelecimentos comerciais;
- pagamentos a órgãos governamentais, como recolhimento de impostos e taxas.
O que difere o Pix dos demais serviços oferecidos pelas instituições, contudo, é que as operações podem ser feitas a qualquer dia da semana e são concluídas em até dez segundos, mesmo que entre bancos diferentes.
Ou seja, ao enviar determinada quantia ou realizar um pagamento, por exemplo, a transação é reconhecida em tempo real, portanto, o dinheiro será disponibilizado para o destinatário em até dez segundos. Além disso, o Pix oferece tarifas gratuitas e, quando cobrado, costuma ser mais barato.
PIS não habilitado na Carteira de Trabalho Digital: o que fazer?
Como pagar com Pix?
Dentre as funcionalidades do Pix, como citado anteriormente, os usuários podem realizar pagamentos a pessoas físicas e jurídicas, e também o pagamento de contas. Para isso, são disponibilizadas quatro formas de pagamentos com Pix: QR Code, Copia e Cola, através da chave Pix e também utilizando os dados bancários do destinatário, quando aplicável.
Como pagar com Pix com QR Code
Uma das formas de pagar com Pix é através do QR Code, que pode ser utilizado por comércios físicos e eletrônicos. No primeiro caso, em estabelecimentos físicos, o QR Code é impresso e exposto em algum lugar, e o cliente precisa somente apontar a câmera do celular e concluir o pagamento.
Já em plataformas de vendas online, o escaneamento do QR Code é feito apontando a câmera do celular para a tela do computador ou de outro celular. Em ambos os casos, contudo, o método é o mesmo:
- abra o aplicativo do banco ou instituição financeira e acesse a área Pix;
- selecione a opção “Pagar”;
- clique em “Ler QR Code”;
- a câmera do celular será aberta, então, aponte para o código;
- em alguns casos, é necessário inserir o valor, em outros, esse campo será preenchido automaticamente;
- por fim, confirme as informações do recebedor e insira sua senha ou digital para concluir a operação.
Vale ressaltar que pessoas físicas também podem gerar um QR Code para receber algum valor de outras pessoas, sejam físicas ou jurídicas.
Empréstimo pessoal com taxas a partir de 1,49% a.m é na FinanZero, simule agora!
Pix Copia e Cola
Outra forma de realizar pagamento via Pix é com o Copia e Cola, que nada mais é do que um código gerado a partir de um QR Code. Essa opção é vantajosa para quem não consegue ou não quer escanear a imagem.
Dessa forma, na hora do pagamento, será necessário colar o código em questão, que é gerado pela empresa. Basta fazer o seguinte:
- antes de tudo, copie o código Pix gerado pela empresa;
- então, abra o app da instituição financeira e acesse a área Pix;
- selecione a opção “Pagar”;
- clique em “Pix Copia e Cola”;
- cole o código gerado pela empresa, para isso, clique no campo em que o código deve ser inserido e segure;
- por fim, confirme se as informações estão corretas e insira a senha ou digital.
Como pagar com Pix usando a chave
O pagamento com Pix através da chave é um dos métodos mais comuns desse sistema de pagamentos. Na prática, a chave Pix funciona como um identificador da conta, com isso, ao invés de informar ou solicitar o número da agência, conta bancária e CPF, o usuário pode usar somente a chave Pix, que pode ser cadastrada utilizando o CPF, número de celular, e-mail ou chave aleatória.
Portanto, no momento de efetuar um pagamento com Pix através da chave, é só fazer o seguinte:
- ao abrir o aplicativo do banco ou instituição, acesse a área Pix;
- diferente das opções citadas anteriormente, neste caso, selecione a opção “Transferir”;
- então, clique no tipo de chave de quem vai receber, se celular, e-mail ou CPF/CNPJ;
- informe o valor e, caso queira, alguma descrição;
- por fim, confira se as informações estão corretas e insira a senha ou digital.
Como pagar com Pix usando dados bancários
Outra forma de pagar com Pix é utilizando os dados bancários do receber, que pode ser empresa ou pessoa física. Neste caso, a transação é parecida com um TED ou DOC, portanto:
- abra o aplicativo do banco ou instituição e clique em “Transferir”;
- escolha a opção “Agência e conta”;
- informe o número da agência, sem o dígito;
- depois, informe o número da conta, dessa vez com o dígito, e selecione se é uma conta corrente, poupança ou de pagamento;
- por fim, confira se as informações estão corretas e insira a senha ou digital para concluir a operação.
Pix tem limite de valor para pagamentos?
O Pix permite que sejam feitos pagamentos e transferências a partir de um centavo, conforme o Banco Central explica. Além disso, não há uma regra que estipule um valor máximo para operações realizadas no período diurno, isso é, das 6h às 20h. Portanto, fica a critério das instituições financeiras estabelecer limites máximos de valor, por questões de segurança.
Por outro lado, para as operações realizadas no período noturno, das 20h às 6h, o Banco Central estipulou o limite de R$1 mil. Isso significa que, caso o cliente realize uma ou mais operações que, no total, ultrapassam R$1 mil, a quantia excedente ficará bloqueada e será liberada, somente, após o término do período noturno ou, em alguns casos, a transação não será autorizada.
As regras referentes ao limite de valor no Pix são válidas somente para pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs).
Solicite o seu empréstimo pessoal sem sair de casa e de forma totalmente segura!
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Como pagar com Pix?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios