FinanzeroBlogCrédito

Como quitar um empréstimo consignado?

Como quitar um empréstimo consignado?

Compartilhe esse post:

A quitação antecipada do empréstimo consignado conta com abatimento de juros e redução no valor final da dívida.

O empréstimo consignado é destinado aos trabalhadores de empresas privadas em regime CLT, funcionários públicos, militares das forças armadas e aposentados e pensionistas do INSS. Na prática, essa modalidade de crédito é caracterizada, principalmente, pelo desconto automático no salário ou benefício para quitação das parcelas.

Este cenário permite que o empréstimo consignado seja concedido com condições de pagamento mais vantajosas, já que a instituição financeira conta com maior segurança de que a quantia será paga. Apesar disso, o consumidor pode quitar antecipadamente as parcelas, liberando margem consignável e abatendo os juros e outros encargos.

Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?

Como funciona a quitação do empréstimo consignado?

A quitação do empréstimo é uma forma de antecipar o pagamento das parcelas, isso é, pagá-las antes do prazo estipulado em contrato e, com isso, obter o abatimento dos juros da dívida, reduzindo o valor a pagar. A quitação antecipada é, inclusive, um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor para qualquer modalidade de crédito e não é permitido nenhum tipo de cobrança adicional pela operação.

Portanto, no momento de antecipar a quitação do empréstimo consignado, o consumidor pode optar por duas opções: a liquidação parcial ou integral, conforme mostramos a seguir.

Liquidação parcial: quando o consumidor opta por pagar antecipadamente algumas parcelas da dívida, mas não a quita integralmente. Assim, é feito o abatimento dos juros de acordo com a quantidade de parcelas antecipadas.

Liquidação integral: como o próprio nome indica, ocorre quando o consumidor prefere quitar todas as parcelas de uma só vez, extinguindo a dívida. Em situações como essa, os juros e outras taxas são descontados de todas as parcelas restantes.

Não consigo transferir dinheiro do PagBank, o que fazer?

Se quitar o empréstimo tem desconto?

Sim, ao quitar integralmente as parcelas restantes ou pagar mais de uma parcela ao mesmo tempo, é feito o abatimento dos juros. Isso acontece porque quando o pagamento é feito antes do vencimento, a instituição financeira deve retirar os juros das parcelas futuras, logo, ocorre a redução no valor a pagar da dívida, tornando a despesa menor, quando comparada ao valor em contrato, acrescido das taxas de juros.

Como vai funcionar o consignado do Auxílio Brasil?

Como quitar um empréstimo consignado antecipadamente?

A antecipação das parcelas de um empréstimo consignado é considerada uma operação de crédito e deve ser feita diretamente com a instituição financeira na qual o consumidor obteve o dinheiro. A ação, além disso, envolve algumas etapas, como negociação de descontos e pagamento do boleto.

Verifique sua capacidade financeira

O primeiro passo é verificar a capacidade financeira, ou seja, se a quantia livre que possui é suficiente para arcar com algumas ou todas as parcelas e se, posteriormente, a quitação antecipada pode gerar algum tipo de desequilíbrio financeiro, gerando outra dívida. É comum, por exemplo, que os consumidores utilizem os valores oriundos de décimo terceiro salário ou restituição do Imposto de Renda para quitar dívidas vigentes.

Entre em contato com a instituição financeira

Após definir o percentual de quitação do empréstimo consignado, é necessário entrar em contato com a instituição financeira, informar o desejo de pagamento e verificar qual será o valor a ser pago. Para isso, será feita uma simulação pela própria credora, que levará em consideração as seguintes informações:

  • valor das parcelas;
  • taxa de juros aplicada;
  • quantidade de parcelas a quitar;
  • data de vencimento e quitação.

A partir daí, serão aplicados os descontos proporcionais ao prazo e juros cobrados em contrato.

Realizar o pagamento do boleto

Em seguida, é importante que o consumidor verifique se os valores atualizados correspondem à totalidade devida de fato e solicite um documento com as novas informações, que devem conter:

  • número do contrato;
  • saldo devedor atualizado, ou seja, sem a cobrança de juros referentes às parcelas que serão antecipadas;
  • modalidade do crédito contratado, portanto, empréstimo consignado.

Se as informações estiverem corretas, solicite a emissão do boleto, que deverá ser pago dentro do prazo de vencimento em diferentes estabelecimentos, como Casas Lotéricas, caixas eletrônicos, aplicativo ou Internet Banking. Após o pagamento, a operação pode levar de 3 a 5 dias úteis para ser concluída e, então, o empréstimo constar como quitado.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo transferir dinheiro do PagBank. O que fazer?

Saiba como transferir dinheiro do PagBank para outras contas bancárias. Veja também como a conta digital funciona e quais são suas taxas.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como quitar um empréstimo consignado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo