;
FinanzeroBlogImpostos

Como receber a restituição do Imposto de Renda pelo Pix?

Como receber a restituição do Imposto de Renda pelo Pix?

Compartilhe esse post:

A restituição do Imposto de Renda pode ser paga aos contribuintes via Pix, contudo, são aceitas somente as chaves Pix que utilizam o CPF.

O preenchimento e entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física é uma obrigação tributária anual que abrange diversas pessoas. O envio, por sua vez, pode ser feito através do aplicativo Meu Imposto de Renda, voltado para celulares e tablets, pelo Programa IRPF, para quem utiliza computadores e notebooks, ou ainda de forma online, pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC.

Após prestar contas ao fisco, contudo, há casos em que os contribuintes têm impostos a pagar ou restituição a receber. De modo geral, isso acontece porque o valor total recolhido ao longo do ano-calendário não foi o suficiente ou ultrapassou a quantia necessária, respectivamente.

Sou autônomo, como declarar Imposto de Renda?

O que é a restituição do Imposto de Renda?

Como citado inicialmente, há casos em que o contribuinte recolheu menos imposto do que devia, logo, é gerado um valor a pagar. Por outro lado, há situações em que o contribuinte recolheu mais impostos do que devia, portanto, é seu direito resgatar a quantia em questão, e por isso é gerada a restituição.

Na prática, existem diversos fatores que podem gerar restituição, entretanto, o mais comum são as despesas dedutíveis, que nada mais são do que gastos passíveis de abatimento no imposto, como acontece aos valores pagos com educação, saúde e dependentes, por exemplo. Isso significa que as despesas dedutíveis podem gerar mais valor a restituir ou diminuir o valor de imposto a pagar, a depender do caso.

Dessa forma, ao entregar a declaração, a Receita Federal compara os valores recolhidos ao longo do ano-calendário e os gastos dedutíveis que o contribuinte teve neste mesmo período. Então, se após análise do órgão, o saldo a pagar de IR for menor do que o imposto retido na fonte ou recolhido via DARF, o governo deve devolver essa diferença, logo, é gerada a restituição.

Empréstimo pessoal com parcelas que cabem no bolso e pagamento em até 24 meses.

Como saber se tenho valor a restituir do Imposto de Renda?

Após finalizar o preenchimento da declaração do IR nos serviços da Receita Federal, como aplicativo, programa para computador ou no próprio e-CAC, antes mesmo de transmitir o documento ao órgão, é mostrado ao contribuinte se foi gerado algum valor a restituir ou a pagar.

Outra forma de consultar se possui valor a restituir de Imposto de Renda é através do site Consulta Restituição, da Receita. Para acessá-lo, é preciso informar o CPF, data de nascimento e selecionar o ano em que a declaração que deseja consultar foi entregue. Neste site é possível verificar as restituições liberadas desde 1999, caso tenha declarado o IR.

É importante reforçar que existe um terceiro cenário: quando o contribuinte não tem imposto a pagar, mas também não tem direito à restituição. Isso acontece quando os valores recolhidos ao longo do ano-calendário e as despesas dedutíveis não geram diferença positiva ou negativa, portanto, não há quantia a receber ou pagar ao governo.

O que deve ser declarado no Imposto de Renda?

Como receber a restituição do Imposto de Renda pelo Pix?

Desde 2022 a Receita Federal informou que os contribuintes que tiverem direito à restituição, poderão receber o dinheiro via Pix, o sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central. Para isso, ao término do preenchimento da declaração, em “Tipo de conta”, selecione a opção Pix.

Não é necessário informar a chave Pix, pois serão aceitas somente as chaves que utilizam o CPF do contribuinte, que também consta na declaração. Sendo assim, as demais chaves, como número de celular, e-mail e chaves aleatórias não serão aceitas. Quem preferir, pode optar pelo crédito em conta corrente ou poupança, que continuam valendo.

Como consultar as chaves Pix?

Não tenho chave Pix, como recebo a restituição?

Quem não cadastrou o CPF como chave Pix não poderá receber a restituição através desse formato. Portanto, ao término do preenchimento da declaração, se houver qualquer quantia a receber, o contribuinte deve informar os dados bancários de sua conta corrente ou poupança. Isso porque, conforme já mencionado, a Receita Federal aceita somente as chaves Pix que utilizam o CPF do declarante, a fim de evitar erros ou possíveis tentativa de golpes.

Empréstimo pessoal sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça o seu pedido!

Quem recebe primeiro a restituição do Imposto de Renda?

Conforme estipulado em Lei, o primeiro lote é destinado aos contribuintes com prioridade, que são:

  • pessoas a partir de 60 anos de idade;
  • pessoas com deficiência física ou mental ou com doença grave;
  • profissionais que têm a maior parte da fonte de renda oriunda do magistério.

A partir de 2023, também terão prioridade no recebimento da restituição os contribuintes que optarem pelo pagamento via Pix e quem utilizar o modelo pré-preenchido. Além disso, a restituição é paga, também, por ordem de envio. Portanto, para os contribuintes que não se encaixam em nenhuma das características citadas, quanto antes entregar o documento, mais rápido será paga a restituição, caso tenha direito.

Quando será paga a restituição do Imposto de Renda?

A restituição do IR deste ano tem início no mês de maio, juntamente com o fim do prazo para entrega das declarações. O pagamento será feito em cinco lotes, cujo último grupo será contemplado em setembro.

Como citamos anteriormente, o primeiro lote é pago para o grupo prioritário, composto por idosos, pessoas com deficiência física ou mental, além de profissionais do magistério.

O calendário da restituição segue a seguinte ordem:

1º lote – 31 de maio

2º lote – 30 de junho

3º lote – 31 de julho

4º lote – 31 de agosto

5º lote – 29 de setembro

Como consultar a restituição do IR?

 Após o envio da declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes ficam ansiosos para saber se terão direito ou não à restituição. A verdade é que logo depois do término do preenchimento, já é possível ter essa resposta.

O que não dá para ter certeza, exceto para quem faz parte do grupo prioritário, é em qual lote cada contribuinte será enquadrado. Para descobrir isso é preciso ter paciência, uma vez que a Receita Federal libera a consulta uma semana antes do pagamento de cada lote.

Dessa forma, os contribuintes só sabem quando receberão sua restituição quando faltam pouco dias para o depósito dos valores.

Vale ressaltar que os cidadãos são distribuídos em cada etapa de pagamento, levando em conta a data de envio da declaração do IR. Em resumo, quando mais cedo ela for entregue, mais fácil receber a restituição nos primeiros lotes.

Tem mais alguma dúvida sobre Imposto de Renda? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Posso contribuir com o INSS em atraso?

Descubra agora se é possível contribuir com o INSS em atraso, quem não precisa realizar esta contribuição, quem precisa, e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como receber a restituição do Imposto de Renda pelo Pix?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo