FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como receber o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego (BEm)?

Como receber o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego (BEm)?

Compartilhe esse post:

Apesar de serem regras diferentes para redução de jornada e salário e suspensão do contrato de trabalho, benefício emergencial é pago da mesma forma para ambos os casos

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego (BEm) é a resposta do governo para a Medida Provisória (MP) 936/2020 que prevê flexibilização das jornadas, contratos e salários dos funcionários por parte das empresas.

Enquanto vigorar o estado de calamidade pública a MP é válida, e permite aos patrões tomarem algumas decisões em detrimento da pandemia do coronavírus:

  • A suspensão do contrato de trabalho durante 120 dias;
  • E a redução dos salários e jornadas de trabalho dos funcionários em 25%, 50% ou 70% durante o período de 120 dias;

Os valores a serem recebidos são diferentes para ambos os casos, e dependem diretamente do salário dos funcionários, assim como o seguro-desemprego.

Veja também – Como funciona a suspensão do contrato de trabalho durante a pandemia do coronavírus?

Como será pago o benefício emergencial?

O benefício emergencial é solicitado pelo empregador, que notifica o Ministério da Economia sobre a redução da jornada e de salário ou a suspensão do contrato.

O pagamento é realizado diretamente nas contas bancárias dos correntistas do Banco do Brasil (BB) ou da Caixa Econômica Federal (CEF). O funcionário deve ser titular da conta, e não é permitido o depósito do benefício emergencial em contas de terceiros, mesmo que sejam cônjuges ou filhos(as).

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Se o trabalhador não tiver conta bancária nestes bancos públicos, o pagamento é feito na criação automática da Poupança Social Digital. Esta poupança pode ser acessada pelo aplicativo Caixa TEM.

Basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) no app para ver se o valor foi liberado. Então, o beneficiário terá direito:

  • a dois saques mensais em caixas eletrônicos e lotéricas;
  • e a três transferências mensais para outros bancos (para a Caixa as transferências são ilimitadas);

Veja os links para baixar o app abaixo:

Como acompanhar o benefício emergencial?

Caso no Caixa TEM ainda não conste a liberação do benefício emergencial, a consulta pode ser feita na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital. No primeiro acesso é necessário fazer o cadastro informando os dados pessoais. Veja os links abaixo:

Mas o beneficiário deve ficar atento aos prazos. Após o empregador informar a pasta sobre a redução da jornada e de salário ou da suspensão do contrato de trabalho, o pagamento é realizado em até 30 dias úteis.

Veja também – Como acompanhar o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego (BEm)?

Quem trabalha de carteira assinada tem direito ao auxílio emergencial?

Até a publicação deste post não. Entretanto o Congresso Nacional discute a possibilidade de ampliar o auxílio emergencial para quem teve a jornada de trabalho por meio da Medida Provisória (MP) 959/2020.

Ressalta-se que o auxílio emergencial e o benefício emergencial não se tratam da mesma coisa:

  • Auxílio emergencial: R$ 600 (que podem se estender a R$ 1.200 caso a beneficiária seja mãe chefe de família) para profissionais autônomos e informais;
  • Benefício emergencial: o valor é diferente para redução de jornada e de trabalho e para contratos de trabalho suspenso. É exclusivo para profissionais regulamentados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) com carteira de trabalho assinada.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o benefício emergencial? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como acompanhar o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego (BEm)?

Entenda agora como é realizada a solicitação e quais são os canais abertos para acompanhar o BEm.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como receber o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego (BEm)?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo