FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como recuperar a senha da conta gov.br

Como recuperar a senha da conta gov.br

Compartilhe esse post:

A recuperação da senha da conta gov.br pode ser feita através do e-mail, SMS, Internet Banking e aplicativo.

Em 2019 foi lançado o Portal Gov.br, com o intuito de integrar serviços e informações relacionados ao governo federal. Dessa forma, ao criar uma conta, o e-mail ou CPF e senha cadastrados geram um tipo de acesso digital unificado, que permite que o usuário acesse serviços públicos como:

  • e-CAC, sem precisar do certificado digital ou código de acesso;
  • Carteira de Trabalho Digital;
  • Meu INSS;
  • Receita Federal;
  • Carteira Digital de Trânsito;
  • Portal eSocial;
  • Portal Enem.

Além de outros serviços e programas do governo, é possível, ainda, realizar solicitações e acompanhar o andamento. Entretanto, caso o usuário perca a senha, é possível recuperá-la através de algumas opções disponibilizadas.

Veja 6 opções para se cadastrar no gov.br.

Como recuperar a senha do gov.br?

A senha da conta gov.br é composta por uma sequência alfanumérica, ou seja, possui letras e números, além de contar com, pelo menos, um símbolo. No entanto, se o usuário não se recordar, é possível solicitar a recuperação. Para isso, ao acessar a página inicial do Portal gov.br, clique no botão “Entrar”, disponível na parte superior direita. Em seguida, informe o CPF, clique em “Continuar” e, na tela seguinte, clique na opção “Esqueci minha senha”.

Feito isso, serão apresentadas quatro formas de recuperar a senha: através do reconhecimento facial, via e-mail, SMS ou pelos bancos credenciados. Então, basta escolher a melhor opção e seguir o passo a passo informado a seguir.

Reconhecimento facial

Uma das formas de recuperar a senha do gov.br é através do reconhecimento facial. Neste caso, basta selecionar a opção correspondente e clicar no botão “Gerar QR Code”. Então, faça o seguinte:

  • abra o aplicativo gov.br e clique no botão “Ler QR Code”;
  • aponte a câmera do celular para o código apresentado na tela do computador e aguarde a confirmação de leitura;
  • ainda no aplicativo, clique no botão “Fazer reconhecimento facial, que será mostrado na parte inferior da tela;
  • posicione o rosto de frente para a câmera do celular e siga as orientações dadas pelo sistema, até que a validação seja confirmada;
  • clique em “Ok” e retorne ao computador, onde serão apresentados os campos para criação de uma nova senha.

Após informar a nova senha que deseja cadastrar para a conta gov.br, clique no botão “Concluir” para finalizar a operação.

E-mail

A recuperação da senha através do e-mail é considerada mais prática, pois basta conferir se o e-mail cadastrado está correto e clicar no botão “Enviar código”, localizado na parte inferior da tela. Feito isso, um código de validação de seis dígitos será encaminhado para o e-mail informado, inclusive, é importante o usuário verificar a caixa de spam e lixo eletrônico, caso não esteja na caixa de entrada.

Após localizar o código, digite-o no campo solicitado e clique em “Avançar”. Por fim, informe a nova senha que deseja cadastrar para ter acesso à conta gov.br.

SMS

A recuperação de senha via SMS é parecida ao processo de recuperação através do e-mail, portanto, após selecionar essa opção, confira se o número cadastrado está correto e, caso esteja, clique em “Enviar código”. Em seguida, um código de validação de seis dígitos será enviado para o celular cadastrado, então, é preciso informá-lo no campo solicitado e clicar em “Avançar”. Na tela seguinte, basta cadastrar a nova senha e concluir a operação.

Bancos credenciados

A recuperação de senha através da opção “Bancos Credenciados” varia de acordo com cada instituição, pois cada uma conta com um procedimento diferente. Portanto, após clicar na imagem do banco que possui conta e deseja utilizar para recuperar a senha, lembre-se que será necessário acessar o Internet Banking da instituição em questão para realizar a operação.

Como funciona o limite do cartão de crédito?

Como alterar a senha da conta gov.br?

Quem deseja alterar a senha da conta gov.br, mas possui acesso à senha atual, deverá realizar o login normalmente e, na tela inicial, clicar no ícone do perfil, que está localizado no canto superior direito. Então, clique na opção “Segurança da conta” e, em seguida, “Alterar senha”.

Será preciso informar a senha atual cadastrada e, abaixo, digitar a nova senha. Cabe reforçar que a senha da conta gov.br deve seguir os seguintes requisitos:

  • ter no mínimo 8 e no máximo 70 caracteres;
  • deve possuir, pelo menos, uma letra maiúscula e uma letra minúscula;
  • deve conter, pelo menos, um símbolo, como asterisco, exclamação, arroba e afins;
  • ter, pelo menos, um número.

Como recuperar a senha do Registrato?

Como saber o nível da minha conta gov.br?

A conta gov.br possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. O primeiro, bronze, é adquirido automaticamente após a criação da conta, os demais, no entanto, são adquiridos após a realização de procedimentos de segurança. Na prática, a principal diferença entre os níveis está no grau de segurança, que é considerado básico para quem possui o nível bronze. Além disso, há divergência nos tipos de serviços que podem ser acessados. Então, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, maior o nível da conta.

Dessa forma, para saber qual é o nível da conta gov.br, é necessário realizar login com CPF e senha no Portal Gov. Já na tela inicial, do lado superior direito, haverá uma das mensagens a seguir: “Sua conta gov.br é nível bronze” ou “Sua conta gov.br é nível prata” ou “Sua conta gov.br é nível ouro”. Caso queira aumentar o nível, é só clicar no botão “Aumentar nível”, disponível abaixo, e realizar o procedimento de segurança solicitado.

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários! Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero nas redes sociais também, para ficar por dentro de tudo: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Crédito pessoal para negativado: como conseguir?

Crédito pessoal para negativado: como funciona, quais são as taxas de juros, como conseguir e […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como recuperar a senha da conta gov.br”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo